Na constituição brasileira tem uma frase que representa bem o tema deste debate: “Todos tem o direito de ir e vir”. Será mesmo? A acessibilidade nos destinos turísticos nem sempre é possível e muitos acabam ficando privados de experiências incríveis. A inclusão é a chave para o turismo adaptado.

Nesta terça (21/08/12) organizamos um debate realizado via Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate e foram lançadas 8 questões que foram amplamente comentadas por centenas de participantes, blogueiros, turismólogos e viajantes.

Com o turismo adaptado todos usufruem o direito de ir e vir
Com o turismo adaptado todos usufruem o direito de ir e vir

Vejam as perguntas que fizemos:

P1 – Cadeirantes, surdos, cegos, idosos, etc. Os destinos turísticos estão preparados para atender a todos os tipos de turistas?
P2 – Sabemos que o turismo deve ser acessível a todos. Mas quem deve se adaptar: a pessoa com deficiência ou os locais turísticos?
P3 – Quais destinos nacionais são exemplos de boa acessibilidade no Brasil? E os hotéis?
P4 – Muitas pessoas com necessidades especiais têm condições de viajar. Será que os destinos não vêm q estão perdendo cliente/dinheiro?
P5 – Alguns destinos fingem respeitar leis de acessibilidade “maquiando” certos problemas. Como mudar isso?

P6 – Sobre as companhias aéreas e meios de transportes em geral, eles estão preparados para o “turista especial”?
P7 – Vocês conhecem pessoas com algum tipo de deficiência que viajam pelo Brasil e o mundo? São blogueiros?
P8 – Links, posts e demais conteúdo interessantes sobre o tema! Fiquem a vontade de compartilhar.

No Parque das Aves (Foz do Iguaçu) o cadeirante tem acesso total às experiências
No Parque das Aves (Foz do Iguaçu) o cadeirante tem acesso total às experiências

O que foi falado no debate

Para começar o debate a Laura Martins, viajante e cadeirante, lançou uma frase que fez todos pensarem.

Não é porque hoje temos plena liberdade de locomoção que podemos nos esquecer destes detalhes. Quem aqui não tem um amigo que possui algum tipo de deficiência? Seja ela motora, auditiva, visual ou ainda mais especial. Sem falar que um dia todos nós seremos velhinhos e teremos todas as dificuldades que a idade e o tempo nos impõem.

Vejam alguns dos tweets que merecem destaque neste debate:

https://twitter.com/Larissa_Sans/status/238071464530690048

O debate foi super construtivo e posso garantir que aprendi demais com todos os que participaram. Em minhas próximas viagens verei tudo com outros olhos.

Por fim, gostaria de agradecer ao Jonathan, do blog Eu Vou de Mochila, e a Laura Martins, do blog A Cadeira Voadora pela ajuda com as perguntas e a divulgação. O meu muito obrigado a todos que participaram também!

A cadeirante pode praticar rapel no Cânion Iguaçu com vista para as Cataratas
A cadeirante pode praticar rapel no Cânion Iguaçu com vista para as Cataratas

Sobre a Blogagem Coletiva: Turismo em Debate

O Turismo em Debate é uma Blogagem Coletiva Social com o objetivo de promover melhorias no turismo nacional. Durante todo o ano de 2012 iremos debater sobre temas relacionados ao turismo, com um tema por mês.

Para quem não acompanhou o debate no Twitter com a hashtag #TurismoEmDebate, basta ler o documento que salvamos com tudo que foi falado logo abaixo.

Dica: Navegue de trás para frente para entender melhor o debate.

Vários blogs estão participando desta Blogagem Coletiva. Participe você também e faça parte das mudanças que estão por vir. Leiam também alguns posts abaixo:

– Aventura Mango: Turismo de Aventura Acessível
– Viajando com Eles: Acessibilidade no Brasil – O turismo com necessidades especiais
– Eu Vou de Mochila: Acessibilidade no turismo
– A Cadeira Voadora: Turismo Acessível em Debate
– Vida de Turista: Acessibilidade para turistas especiais

Envie o seu link também!

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

  1. Olá Maurício,
    Parabéns pela escolha do tema Acessibilidade. Muito legal a visão de mundo da Laura Martins “todos nós teremos algum tipo de limitação física em algum momento da vida”.
    Mais uma vez não pude comparecer online, mas li este post da Hoteliernews http://hoteliernews.com.br/2012/08/pesquisa-vai-tracar-perfil-do-turista-com-deficiencia/ e lembrei-me na hora do #TurismoemDebate e de Laura Martins. Abraços aos aventureiros, Marissol Pedrosa

  2. Olá

    Parabéns pelo belíssimo debate sobre Acessibilidade. A inclusão é a chave para o turismo adaptado. Devemos abrir mais este “leque”. Conte comigo para que eu também possa difundir este grande projeto Acessibilidade para o turismo. Estou com um projeto para realizar uma trilha para pessoas com necessidades especiais. Em breve a JONES E TRILHAS vai conduzir uma aventura, para um grupo de pessoas com necessidades especias trilhando juntamente conosco. O Brasil é de todos!

    Atenciosamente
    jones trilhas

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here