Conhecer as Cataratas do Iguaçu está nos planos de muita gente. Mas Foz do Iguaçu tem muito mais atrações a serem exploradas. Além da nova Maravilha da Natureza tem também uma das maiores obras de engenharia já construídas pelo homem, a Itaipu Binacional. E não para por aí.

Eu costumo separar as atrações de Foz do Iguaçu em 5 áreas. As atrações próximas ao Parque Nacional do Iguaçu, as atrações próximas a Itaipu Binacional, as atrações da Argentina, do Paraguai e as atrações exclusivas da própria cidade. Ou seja, é tudo espalhado. Com isso você certamente terá duas opções: alugar um carro em Foz do Iguaçu e fazer tudo por conta própria, ou contratar os passeios de agências de turismo locais.

Macuco Safari, a dica é ir bem na frente para ter mais emoção nas Cataratas do Iguacu
Macuco Safari, a dica é ir bem na frente para ter mais emoção nas Cataratas do Iguacu

Engana-se quem pensa em conhecer Foz do Iguaçu em apenas 2 ou 3 dias. É possível ficar uma semana por lá e ainda assim não verá tudo. Pensando em te ajudar a conhecer um pouco mais dessa cidade na tríplice fronteira resolvi escrever uma sugestão de roteiro de viagem de 5 dias em Foz do Iguaçu (ex: terça a domingo). Aproveite para ver hotéis e pousadas em promoção em Foz do Iguaçu no site do Booking, nosso parceiro.

Mas no final darei outras opções para que você tente encaixar em sua viagem e ficar mais alguns dias, se desejar. Vale lembrar que você pode alterar tranquilamente a ordem dos dias para aproveitar melhor o que fazer em Foz do Iguaçu.

Panorâmica das Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu
Panorâmica das Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu

1º dia – Jantar Show no Rafain ou Iporã

Dependendo da hora que chegar em Foz não dará mais tempo para fazer muita coisa. Vá para o hotel, dê uma relaxada e a noite saia pra jantar em algum lugar bacana. Aproveite para conhecer o fantástico jantar show da Churrascaria Rafain. Além de um buffet incrível você irá aprender bastante sobre a cultura latina em um show temático super animado. Recomendo fazer reserva antes para não dar de cara na porta. Caso isso aconteça, tem o Iporã Lenda Show logo ao lado, porém mais sofisticado. O show é mais incrementado, acompanhado por um jantar preparado por um chef e servido com um bom vinho. O ambiente é para um público mais sofisticado.

Obs: Se você chegar cedo, dê uma olhada no fim desta matéria com mais opções de atrações. Você pode tentar conhecer o Dreamland, que é a mais nova atração de Foz do Iguaçu.

Iporã Lenda Show
Iporã Lenda Show

2º dia – Parque Nacional do Iguaçu

Comece seu dia logo cedo indo no Parque das Aves. Ele fica bem em frente ao Parque Nacional do Iguaçu e é um passeio imperdível. Além do sol estar mais fraco você pegará as aves se alimentando. É um lindo momento para fotos e a luz ajuda muito. Eu passaria facilmente o dia por lá, mas o normal é fazer o percurso em até 2hs.

Saindo de lá vá direto para o Parque Nacional do Iguaçu, que possui atrações para curtir em até dois ou três dias. Mas vamos focar apenas no roteiro básico. Faça a Trilha das Cataratas para ver de frente a famosa Garganta do Diabo e todas as suas centenas de quedas d’água. É uma das paisagens mais lindas do planeta, não é a toa que ganhou recentemente o título de uma das Novas Maravilhas Naturais do Mundo (New Seven Wonders).

No fim da trilha, suba para almoçar no Restaurante Porto Canoas e aproveite a vista ao lado do Rio Iguaçu com um delicioso buffet self-service. Tem também lanchonetes por lá. Descanse um pouco e vá direto para o Macuco Safari para fazer o passeio que te levará para tomar um delicioso banho nas cachoeiras. É de lavar a alma!

Ararajubas no Parque das Aves
Ararajubas no Parque das Aves

3º dia – Parque Nacional del Iguazu (Argentina)

Neste dia você vai poder tirar a dúvida que todos têm: “Qual o lado mais bonito para ver as Cataratas do Iguaçu? Brazil ou Argentina?” Já vou logo adiantar que este é um dos dias mais cansativos da viagem. Sugiro que leve água e um lanche leve para as trilhas. Comece seu passeio no Parque Nacional del Iguazu pela Trilha Superior, pegando o Trem de La Selva e indo até o encontro com a Garganta do Diabo. É emocionante sentir a força da natureza de tão perto.

Volte e continue seu passeio pelas passarelas da Trilha Inferior, que te levará até o Salto San Martín, o segundo mais famoso do parque. Após as trilhas a fome vai apertar e é a hora de comer no Restaurante La Selva, que fica próximo a portaria do parque. O buffet é excelente e o preço super justo.

Ali perto você também pode reservar o passeio Gran Aventura, que é como o Macuco Safari do lado brasileiro, porém com uma dose de adrenalina um pouco maior. O barco argentina vai praticamente dentro de uma enorme queda d’água das Cataratas do Iguaçu. Acredite, você vai lavar a alma!

E que tal umas compras em zona livre de impostos? Aproveite que já estará na Argentina para passar no Duty-Free Puerto Iguazu. Os preços são levemente maiores que no Paraguai (de 5 a 10% mais caros), mas vale a pena pela garantia de estar comprando algo original. E pra fechar a noite, vá comer um delicioso bife de chorizo no Restaurante El Quincho del Tio Querido. Durante o jantar também há apresentação de música popular bem animada e show de Tango.

Cataratas del Iguazú - Pode falar: são de tirar o fôlego, não é mesmo?
Cataratas del Iguazú – Pode falar: são de tirar o fôlego, não é mesmo?

4º dia – Itaipu Binacional

Vale muito a pena tirar um dia para conhecer uma das maiores obras de engenharia já construídas pelo homem, a Itaipu Binacional. São tantas as atrações turísticas da Turismo Itaipu que você pode facilmente gastar 2 ou 3 dias para tentar fazer todas. O básico é a Visita Panorâmica, mas ela percorre apenas a parte externa da usina. Eu sugiro fazer o Circuito Especial, que é um passeio completo por fora e por dentro da maior geradora de energia limpa e renovável do mundo. São 2h:30 de passeio que você nem vê o tempo passar. O passeio vai terminar próximo da hora do almoço e a nossa sugestão é o Porto Kattamaram que tem um buffet self-service a preço justo. É de lá que saem os passeios de Catamarã pelo Lago Itaipu, com duração de aprox. 1h.

A tarde, aproveite para visitar o Refúgio Biológico, que funciona como um zoológico, com gaiolas enormes onde você pode entrar para interagir com alguns animais. Se você não curtir esse tipo de passeio, você pode fazer um test-drive em um carro elétrico pelas estradas da usina ou algo com mais adrenalina, tal como um Salto de Paraquedas sobre a usina. Que tal? A noite, voltando pro seu hotel, dê uma parada na Churrascaria Búfalo Branco para jantar. O churrasco é perfeito!

Vertedouro aberto da Itaipu Binacional
Vertedouro aberto da Itaipu Binacional
Foz do Iguaçu - Juma encarando nossas lentes
Foz do Iguaçu – Juma encarando nossas lentes

5º dia – City tour em Foz do Iguaçu

Não tem como ir a Foz do Iguaçu e não fazer um tour de Compras no Paraguai. Os preços são realmente atrativos, muitos se comparando tranquilamente aos de Miami e Orlando. Vá bem cedo, antes das 8hs para não pegar filas na Ponte da Amizade. Quando fizer todas as suas compras, aproveite para almoçar no Shopping Del Este, que possui diversas opções de bons restaurantes.

A tarde, aproveite para conhecer os principais pontos turísticos e históricos em um incrível City Tour em Foz do Iguaçu. O percurso completo do City Tour em Foz do Iguaçu leva em torno de 3hs e vai te levar até o Marco das Três Fronteiras, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana. Todos com paradas para fotos.

Foz do Iguacu - Templo Budista
Foz do Iguacu – Templo Budista

Mais atrativos de Foz do Iguaçu

Fico muito seguro para falar de Foz do Iguaçu pois já visitei este incrível destino pelo menos 5x. Tenho visto a cidade se renovando a cada visita, o que me deixa muito feliz saber que eles querem que os turistas fiquem mais de 3 dias por lá.

Existem várias outras opções de o que fazer em Foz do Iguaçu. Algumas delas são novidades e outras são bem desconhecidas. Coloquei ao lado o tempo médio que se gasta nas atrações para que você possa planejar melhor os seus dias.

  • Dreamland com Museu de Cera, Maravilhas do Mundo e Vale dos Dinossauros – 2hs
  • Salto duplo na Itaipu Binacional – 2hs
  • Vôo panorâmico nas Cataratas do Iguaçu – 1h
  • Trilha do poço preto no Parque Nacional do Iguaçu – 4hs
  • Rafting e rapel no Parque Nacional do Iguaçu (temporariamente fechado) – 3hs
  • Iceland na Argentina – 2hs
  • Saltos del Monday no Paraguai – 2hs

Para fazer esses novos passeios você deve precisar de mais uns 2 ou 3 dias, pois nem tudo é perto e precisará de algum serviço de transfer, agência de turismo ou alugar um carro.

Vale dos Dinossauros na Dreamland, nova atração em Foz do Iguaçu
Vale dos Dinossauros na Dreamland, nova atração em Foz do Iguaçu

Onde ficar em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu é um destino para todos os bolsos. As opções de hospedagem variam desde albergues a grandes resorts de luxo. São mais de 160 opções de hotéis apenas no Booking. Em nossa mais recente viagem a Foz, ficamos hospedados no Mabu Thermas Grand Resort. Um resort de altíssimo padrão, all inclusive, com diversas atrações para famílias e casais, 4 piscinas e a mais nova praia. Todas termais, com águas a 36º graus durante todo o ano. São 4 restaurantes e o wifi é gratuito para os hóspedes.

Praia Termal do Mabu Thermas Grand Resort - Foz do Iguaçu
Praia Termal do Mabu Thermas Grand Resort – Foz do Iguaçu

Esperamos que este roteiro te ajude a programar uma viagem inesquecível e conhecer tudo o que Foz do Iguaçu tem para oferecer de melhor. Caso ainda tenha dúvidas, basta escrever aqui nos comentários abaixo. E se gostou muito, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. 😉

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

19 Comentário

  1. Ótimas dicas sobre esse roteiro MARAvilhoso. Fomos conhecer Foz nesse ano e ficamos impressionados pela beleza das atrações naturais. Colocaria como dica para uma saída à noite no Capitão Bar, lugar bacana, com bom lanches e drinks para curtir a noite de Foz.

    • Oi Ju, sim é possível, sempre respeitando a velocidade e disposição dele, mas isso aí você deve conhecer melhor do que nós. Somente nos parques nacionais que precisará andar um pouco mais. Para ver as cataratas de perto é preciso fazer caminhadas pelas passarelas, mas indo devagar é bem tranquilo. 😉

  2. Boa noite. Estamos planejando ir para Foz em Setembro e ficaremos lá do dia 23 ao dia 28. Qual seria o melhor local para se hospedar? Em nossa pesquisa vimos o Che Lagarto, mas não temos certeza se a localizacao dele seria boa. O que vc acha? Entre alugar um carro e contratar os passeios com transfer, qual vc acha melhor?
    As suas dicas já estão salvas e serão a nossa base para aproveitar ao máximo esse tempinho que vamos passar por lá.
    Obrigado, desde já, pela ajuda e parabéns pelo blog.

    • Oi Fabrício, a localização do Che é bacana e tem condução para vários lugares. O carro vai te dar mais mobilidade e poderá fazer mais coisas em menos tempo. Contratar os passeios com transfer é legal tb, mas você terá q agendar tudo certinho pra não perder nada. Brigadão pelos elogios. Boa viagem a Foz 😉

  3. Boa tarde, vamos pra Foz do Iguaçu de 06/10 a 11/10, gostaria de saber se é mais interessante comprar as entradas das atrações pela internet o no local. Obrigada!!

  4. Boa tarde! Irei para Foz no dia 13/01 e ficarei até 18/01/18. É necessário comprar os ingressos para as atrações com antecedência pela internet, como o passeio panorâmico para a usina e o macuco, ou posso comprar por lá? Muito obrigado.

    • Oi Ricardo, esse período costuma ser cheio por lá. Recomendamos, se possível, comprar os ingressos antecipados para que você possa planejar melhor o seu roteiro e não perder nada que quer conhecer. 😉

  5. Bom dia.
    Gostei dos relatos e dicas.
    Mas só pra eu me planejar melhor, quanto ficaria, em média, uma viagem nestes moldes que você disse?

    • Oi Renato, com todos os passeios, hospedagem e alimentação sai por aproximadamente uns 3 mil. Mas você consegue baratear ficando em hotéis mais simples e cortando atrações que não te interessem. Foz do Iguaçu é incrível. Tem cada lugar liiiiiiiindo! 🙂

  6. Estou planejando ir para Foz em agosto(13 a 19) esse blog me deu um horizonte, estou cotando hospedagem e aéreo serão 5 pessoas, no geral os passeios tem preços médios de quanto? Parabéns pelo blog, muito legal

  7. Olá, Maurício! Irei no dia 16jul2018, ainda não comprei os ingressos. Esse período é de muito movimento lá, o que você recomendaria. As segundas as atrações funcionam normalmente.
    Parabéns pelo excelente trabalho.

    • Julho é férias né? Talvez você pegue algumas atrações lotadas.
      Se puder comprar os ingressos antecipados, seria melhor.
      Adoro Foz! Certeza que você vai curtir tb. 😉
      Obrigado pelo elogio ao nosso trabalho.

  8. Olá!
    Parabéns pelo excelente blog.
    Estou indo a Foz entre 27 e 31/10.
    Quais melhores dias para visitar as Cataratas BR e ARG?
    Melhor ir dia de semana ou fds?
    Ainda vale mais a pena levar Dólar ao Paraguai – do que Reais?
    Obrigada!

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here