Esse era um dos passeios que eu mais queria fazer durante a #SUPTripBahia. Fique sabendo dele através dos amigos do blog VamosPraOnde. Eles estavam por lá uns dias antes e andaram de Stand Up Paddle em Itacaré. Eu acompanhei todas as dicas através de suas redes sociais e anotei tudo. Quando vi as fotos foi paixão a primeira vista! Imediatamente inseri Itacaré no meu roteiro de SUP pela Bahia.

Também é possível praticar SUP na Praia da Concha em Itacaré, mas se você tiver um pouquinho mais de tempo e disposição, recomendamos muito fazer o passeio completo até a Cachoeira do Cleandro (ou Cachoeira das Quatro Quedas). Não vimos nenhuma outra agência vendendo esse passeio por lá, apenas a Itacaré Soul SUP, que foi com quem fizemos.

O roteiro é o mais completo que existe! Ele sai da Praia da Concha, entra no Rio de Contas, passa por um incrível manguezal vermelho e vai até a cachoeira. O passeio é um mix de praia, rio, mangue e cachoeira. Gente, isso existe e fica no Brasil, pertinho de nós! São oito quilômetros para ir e voltar no total. O desafio parece grande, mas acredite, o esforço vale a pena e até mesmo iniciantes no Stand Up Paddle conseguem fazer.

Stand Up Paddle com os amigos da Itacaré Soul SUP
Stand Up Paddle com os amigos da Itacaré Soul SUP
Brazzos e Kayland juntos na remada em Itacaré
Brazzos e Kayland juntos na remada em Itacaré

O segredo desse passeio de Stand Up Paddle em Itacaré é a maré. É preciso estar atento na tábua de marés para ir remando a favor enquanto ela estiver enchendo e voltar quando estiver vazando. Qualquer minuto é precioso. Mas pode deixar esses detalhes técnicos com o pessoal da agência e respeitar o horário combinado de saída do passeio (pois só é feito uma vez por dia).

Como é o passeio de SUP em Itacaré

No dia marcado, o horário da maré ideal era às 5:30 da manhã. Foi ótimo, pois assim pegamos o sol mais leve. Os meninos da Itacaré Soul SUP, Thiago e Paolo, estavam lá na hora combinada, então colocamos as pranchas na água, inclusive a nossa prancha inflável da Brazzos, e partimos para esta grande aventura. O Thiago foi o nosso guia.

A remada pelo Rio de Contas é super tranquila e gostosa, completamente flat (sem ondas). Para os observadores de aves é um prato cheio. Muitas garças, papagaios, periquitos e outras espécies eram facilmente avistados. Falaram até que poderíamos encontrar golfinhos por lá, mas não foi dessa vez.

Depois de um tempo de remada chegamos a entrada de um mangue. Achei esse trecho o mais bonito de todo o passeio. A sensação de remar em um túnel natural com um manguezal vermelho intocado foi inesquecível. Apenas o som do vento nas árvores e ao longe já ouvíamos a cachoeira se aproximando. Caranguejos, aratus e garças nos observavam curiosos.

Stand Up Paddle no Rio de Contas em Itacaré
Stand Up Paddle no Rio de Contas em Itacaré
SUP incrível em um túnel no manguezal do Rio de Contas em Itacaré
SUP incrível em um túnel no manguezal do Rio de Contas em Itacaré
Cachoeira do Cleandro, em Itacaré, acessível também com Stand Up Paddle
Cachoeira do Cleandro, em Itacaré, acessível também com Stand Up Paddle

Finalmente chegamos à Cachoeira do Cleandro. A primeira das quatro quedas fica na base do manguezal. É lindo demais o visual! Por se tratar de uma propriedade privada, a entrada custa 10 reais e eles oferecem alguma infra com barzinho, lanches rápidos e coisinhas para comprar (chocolates caseiros, geleias, compotas e outros doces).

Largamos as pranchas lá e subimos para conhecer as outras 3 quedas da cachoeira. É cada uma mais bonita que a outra. Na segunda é possível entrar em um “tubo” como os surfistas fazem nas ondas. Na terceira, a queda é um pouco maior e possui um poço para banho (mas tem pedras, tome cuidado). E a quarta, no topo, tem um poço maravilhoso para refrescar. Isso tudo em pouco mais de 200 metros de caminhada. É tudo pertinho.

Mas o Thiago pegou todos de surpresa quando tirou da sua bolsa algumas frutas para fazermos um lanche em meio a toda essa beleza natural. Relaxamos um pouco, tomamos mais um banho de cachoeira, e era a hora de voltar pra casa.

"Tubo" na Cachoeira do Cleandro
“Tubo” na Cachoeira do Cleandro
Galera com as pranchas de SUP na base da Cachoeira do Cleandro
Galera com as pranchas de SUP na base da Cachoeira do Cleandro
Lojinha com produtos feitos lá mesmo
Lojinha com produtos feitos lá mesmo

Na volta, apesar da maré vazante a favor, pegamos um vento contra que em certos momentos ficávamos remando praticamente sem sair do lugar. É nessas horas que a experiência e profissionalismo contam. Percebendo nosso esforço, o Thiago nos recomendou remar o mais próximo das bordas e evitar as rajadas ficando ajoelhado. Qual o problema em remar ajoelhado? Nenhum. O atrito com o vento é menor e você consegue deslizar mais.

Ainda tivemos que dar uma paradinha estratégica para descansar e pegar um fôlego antes de entrar na foz do Rio das Contas, a Ponta do Xaréu (lugar perfeito para assistir ao pôr-do-sol em Itacaré). Com o vento contra e a maré a favor havia uma marola que era difícil de manter-se de pé. Então mais uma vez tivemos que remar ajoelhados para passar por esse trecho. Depois ficamos sabendo que existem correntes que puxam pra baixo, então não banque o super-homem e faça sempre o que o guia mandar. Eles conhecem a região melhor do que ninguém.

Belas paisagens durante o SUP no Rio de Contas em Itacaré
Belas paisagens durante o SUP no Rio de Contas em Itacaré
Parada estratégica para beber uma água na volta do passeio
Parada estratégica para beber uma água na volta do passeio
A chegada na boca do rio é uma das partes mais bonitas
A chegada na boca do rio é uma das partes mais bonitas

Mais Informações

Uma dica importante: leve algumas barrinhas de cereais, uvas passas, ou frutas, elas são ótimas para repor a energia gasta no passeio. Em nosso caso, não deu tempo de tomar café da manhã na pousada e foi fundamental levarmos. E não se esqueça de tomar água a cada 30 min. Recomendamos também levar uma bolsa à prova d’água ou um saco estanque para colocar dentro seus pertences que não podem molhar (celular, câmeras, roupas). Se você não tiver, basta pedir pro pessoal que eles arrumam numa boa.

O passeio pode ser contratado diretamente com nossos amigos da Itacaré Soul SUP, o Thiago e o Paolo. É fácil encontrar eles por telefone (73) 9988-3159, por e-mail itacaresoulsup@gmail.com, ou pelo Facebook. Se preferir conversar lá mesmo, eles estão em um quiosque no canto direito da Praia da Concha. Além desse passeio eles também alugam pranchas, dão aulas e montam trips para Surf e SUP em Itacaré.

Tem horas que é preciso sentar e apreciar o visual (e aproveitar pra descansar também, hehehe)
Tem horas que é preciso sentar e apreciar o visual (e aproveitar pra descansar também, hehehe)
Galera show de bola! Obrigado aos amigos da Itacaré Soul SUP
Galera show de bola! Obrigado aos amigos da Itacaré Soul SUP

Quer saber mais sobre SUP?

No facebook existem vários grupos e fanpages de Stand Up Paddle espalhados pelo Brasil. Nós fazemos parte de dois que gostamos muito: SUP Brasil e SUP Trips Brasil. Aproveitem e vejam nossa nova seção de SUP no portal do Trilhas e Aventuras.

* A #SUPTripBahia é um projeto do Trilhas e Aventuras, e nesta viagem contou com o apoio da Hidden Pousadas, Brazzos, Kayland, Sony Xperia, Rota Tropical e Carro Aluguel.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

6 Comentário

  1. Passeio mais alucinante que ja fiz.. aproximadamente 9km de remada e contato direto com a natureza: mar, rio, mangue e cachoeira… foi inexquecivel !! Recomendo a todo mundo.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here