O Canadá sempre foi um destino que ocupava meus sonhos desde pequeno quando fui apresentado à magia da Aurora Boreal nas primeiras aulas de ciências e geografia (acho que acabo de entregar minha idade, rsrs). Sua bandeira vermelha e branca contendo a folha estrelada é uma das mais bonitas, na minha humilde opinião.

Essa foi a minha primeira viagem internacional e confesso que fiquei um pouco nervoso com o que me esperava nos dias que seguiriam. Ainda mais que estaria visitando o Canadá durante o inverno onde o frio é bastante rigoroso e temperaturas na casa dos 0ºC. Muitas dúvidas rondavam minha mente e eu tinha pouco tempo para pesquisar e perguntar aos amigos blogueiros mais experientes.

+ Leia todos os posts do Canadá
+ Encontre Hotéis no Canadá até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no Canadá sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações no Canadá

Foi então que tive a primeira ideia de matéria para o site/blog, onde reuni diversas perguntas e respostas sobre uma primeira viagem ao exterior. Foram tantas dúvidas que tive que anotar para não me perder, e que agora compartilho com vocês logo abaixo. Espero que sejam úteis para vocês também.

– Preciso de visto e passaporte para visitar o Canadá?
SIM! Apesar do ótimo relacionamento que o Brasil possui com o país, ainda é necessário o visto válido para entrar lá.

– Como e onde posso tirar o visto de forma rápida e segura?
O serviço do VAC (Visa Application Centre) é a solução! Ele está presente no RJ, SP e DF, e também pode ser feito através do correio. Mais informações sobre as taxas, documentações e processos para o visto são encontrados facilmente no site.

– Quais os documentos devo levar? Devo andar sempre com eles?
É importante levar o passaporte, carteira de identidade/motorista e de vacinação (caso seja solicitado). Ande sempre com uma cópia dos seus documentos e se possível guarde os originais no cofre dos hotéis.

– Meu inglês é intermediário pra básico. Tem algum problema?
O inglês hoje é uma língua quase que obrigatória para quem deseja viajar pelo mundo. Porém o Canadá possui o francês como a segunda língua oficial. A costa leste (Montreal) tem mais influência francesa, enquanto na costa oeste (Vancouver) o inglês é mais usado.

– Preciso saber francês para conhecer o Canadá?
Não, mas se você for para a costa leste é interessante saber algumas palavrinhas para um primeiro contato de forma mais agradável. E depois você engata no inglês para continuar o papo. Isso abrirá muitas portas. Eu dei uma estudada básica nesse Guia de Francês do Wiki Travel e comprei um Guia de Conversação para Viagens (Francês) da Patrícia Ritter Volkmann (Editora Artes e Ofícios).

– Minhas roupas de frio são suficientes? O que devo levar?
Para visitar o Canadá no inverno é preciso estar bem preparado. Camadas é a solução! Ceroulas e segunda-pele térmica por baixo de tudo, um fleece, polartec ou casacos de lã por cima e um casaco corta-vento resolve na maioria das vezes. Botas impermeáveis, meias de lã, luvas, cachecóis e gorros também podem ser usados se você estiver em áreas de neve ou frio extremo. Adorei essa dica de mala no site do EmbaixadorSTB e usei para montar a minha. Obs: no verão a mala é bem diferente!

A Nina também queria ir na mala
A Nina também queria ir na mala

– É preciso comprar as roupas de neve ou o hotel disponibiliza para aluguel?
Caso você seja um frequentador de lugares com frio/neve o ideal é ter suas próprias roupas, caso contrário os hotéis, resorts e até mesmo lojinhas na região estão sempre prontos para alugar as roupas adequadas.

– Qual a voltagem e como são as tomadas para carregar meus gadgets?
A voltagem no Canadá é 110v e as tomadas são aquelas de barras achatadas e paralelas. Leve seu adaptador universal para garantir.

– Preciso levar dinheiro ou só o cartão de crédito/débito é suficiente?
Os cartões de crédito são aceitos em todo o mundo e isso não é diferente no Canadá. Porém, não se esqueça de ligar para a administradora do seu cartão para desbloquear o uso no exterior e evitar que ele seja bloqueado. Isso deve ser feito TODAS as vezes que for viajar pra fora. Ah, é sempre bom levar alguma quantia na moeda local (no caso, dólar canadense) para taxis, cafés, lanches rápidos e eventualidades. Fique atento as taxas cobradas pelo seu cartão e leia essas dicas antes de partir! Outra dica bacana é o Visa Travel Money, que possui várias moedas no mesmo cartão e já falamos sobre ele no portal.

– O saque no exterior é igual? Eu entro no caixa 24hs, passo o cartão… senha e pronto?
Sim. Geralmente na hora do saque você tem opção de saque da “savings” e “checking accounts”. A checking account é a Conta Corrente. Withdraw é a palavra usada para saque. Dependendo o banco é possível até que tenha menu em português ou espanhol. Mas evite isso sempre que possível, pois as taxas são bastante salgadas. Aprenda um pouco sobre como funciona o câmbio durante as viagens.

– Protetor solar, labial e hidratante? É preciso no frio também?
Sim. Pode não parecer, mas o sol (quando houver) vai te queimar. O ideal é usar sempre que estiver exposto a ele, principalmente durante a prática de esportes na neve. O protetor labial deve estar sempre no seu bolso, e vai por mim, use mesmo quando achar que não precisa! De preferência de hora em hora. Ahhh, e beba muita água também, pois o inverno é bastante seco no Canadá.

– É obrigatório seguro/assistência viagem?
Não é obrigatório para entrar no Canadá, mas é recomendável. Existem diversas empresas que vendem seguro, tais como a Mondial Assistance, IE Intercâmbio, World Nomads, BUPA, Assist Card, ISIS e muitas outras. Faça uma cotação das melhores neste link. Dica: alguns cartões de crédito também oferecem seguro caso você tenha comprado a sua passagem com eles.

– Devo/posso levar remédios?
Sim. Leve uma mini farmácia com você. Eu separei remédios para todos os tipos que eventualidades que podem acontecer, tais como: dores (de cabeça, garganta, ouvido, etc), inflamações, intoxicação alimentar, náuseas, problemas de intestino, antibióticos, etc. Os remédios comprados com receita devem ser acompanhados delas e de suas bulas.

– O celular funciona por lá? Quais os custos?
Sim, a TIM (no meu caso) utiliza a ROGERS como operadora local. Porém fiquem atentos as taxas abusivas e exorbitantes. Diversos hotéis disponibilizam a seus hóspedes ligações via VOIP até mesmo de graça. Abuse das redes Wi-Fi Grátis, ligações pelo Skype e cartões pré-pagos. Verifique as taxas com a sua operadora antes de viajar para evitar surpresas desagradáveis no fim do mês.

– Como funciona o esquema de impostos/taxas e limite de compras no Canadá?
As compras no Canadá podem sair mais caras do que o esperado. Aliás, não ache que é igual aos EUA. Existem dois impostos no Canadá e a Mirella (do Mikix no Mundo) explica isso direitinho em seu blog. Na volta, caso queira, é possível solicitar o reembolso de até C$75 (mas será que vale a pena?).

– O valor da taxa está embutido na cota da viagem?
Não sei e não consegui descobrir nem antes e nem depois da viagem (pois não ultrapassei a cota). Quem souber algo, por favor, compartilhe conosco nos comentários do post.

– Brasileiro é bem visto no Canadá?
Sim. Muito bem visto. O canadense é um povo bastante receptivo e caloroso, tais como nós brasileiros. Fique a vontade para falar que é do Brasil e receberá um grande sorriso em troca. Se seu inglês não for legal, tente falar o que conseguir. Eles são super pacientes e vão tentar sempre te ajudar.

Turma de jornalistas da viagem ao Canadá
Turma de jornalistas da viagem ao Canadá

Bom, foram 17 perguntas que precisei de algumas horas de pesquisas e conversas com amigos blogueiros para serem esclarecidas. Espero que sejam úteis para vocês também. Qualquer dúvida é só deixar na caixa de comentários que tentarei responder.

LEIA MAIS SOBRE O CANADÁ

+ Leia todos os posts do Canadá
+ Encontre Hotéis no Canadá até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no Canadá sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações no Canadá

*O jornalista Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras viajou a convite do CTC (Comissão de Turismo Canadense) – de 10 a 19/12/11 – para viver experiências de inverno no Canadá. Curta: Explore o Canadá e siga: @exploreocanada.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

3 Comentário

  1. Post muito interessante e com ótimo conteúdo. Com certeza será o primeiro passo de muitos viajantes que pretendem conhecer o Canadá.
    Abraços.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here