Assista ao vídeo
Assista ao vídeo

Esse é um passeio de dia inteiro partindo de Pipa, com muitas experiências únicas no litoral sul. São praias paradisíacas, mirantes panorâmicos, paisagens incríveis e gastronomia típica. O Passeio de Jardineira de Pipa a Barra do Cunhaú é um dos mais procurados pelos turistas que visitam o Rio Grande do Norte.

Fiz esse passeio a convite da Jardineira 4×4 Tour e gostei muito. A Toyota toda personalizada me pegou no hotel e partimos para um dia recheado de aventuras no litoral sul de Pipa. O motorista foi o querido Eduardo, que é um super guia e sabe tudo sobre a região. Foi ótimo para fazer amigos e conhecer um pouco mais do litoral sul. Veja o roteiro que eu fiz e as atrações que encontrei no passeio.

Os novos amigos e companheiros de aventura no passeio de Pipa a Cunhaú
Os novos amigos e companheiros de aventura no passeio de Pipa a Cunhaú

8 Atrações no Passeio de Jardineira de Pipa

A idéia desse passeio é aproveitar um pouco mais de cada lugar nos arredores de Pipa. A começar pelo Chapadão, indo até Barra do Cunhaú e finalizando com um belo pôr-do-sol na lagoa Guaraíras. Veja como foi o roteiro que eu fiz.

Chapadão

Após pegar os turistas nas pousadas em Tibau do Sul e Pipa a primeira parada do dia foi no Chapadão. Uma enorme falésia de tom avermelhado bem próximo a Pipa. As fotos são incríveis, devido o contraste com o céu azul e mar verde de Pipa. De lá é possível avistar a Praia do Amor e várias outras que virão na sequência.

O Chapadão e as falésias vermelhas de Pipa
O Chapadão e as falésias vermelhas de Pipa

Falésias da Praia das Minas

Seguindo no sentido sul de Pipa, a Jardineira passa por cima das Falésias da Praia das Minas por mais de 10 minutos, em um visual incrível em todas as direções. Comerciais de TV já foram filmados neste local devido sua imensidão e beleza.

Falésias da Praia das Minas, vista do mirante
Falésias da Praia das Minas, vista do mirante

Mirante das Tartarugas e Praia de Sibaúma

Saindo do Chapadão, depois de percorrer as falésias da Praia das Minas, o Mirante das Tartarugas é a próxima parada. O visual da Praia de Sibaúma é puro clichê, de tirar o fôlego. Foi só ficarmos parados por um tempo e as tartarugas logo apareceram. Próximo a Praia de Sibaúma diversas casas estão sendo construídas e acredito que este lugar deva crescer muito nos próximos anos.

Mirante das Tartarugas e Praia de Sibaúma
Mirante das Tartarugas e Praia de Sibaúma

Piscinas Naturais de Sibaúma

Após uma rápida travessia de balsa no Rio Catu, a próxima parada é nas piscinas naturais de Sibaúma. A base de apoio é um restaurante simples, mas com atendimento nota 10, bem na beirinha da praia. Com toda aquela maravilha bem na frente, pra que mais do que algumas barracas e cadeiras de sol? Impossível não banhar-se nas piscinas naturais. E bem ao lado está o rio que atravessamos de carro fazendo um convite para tirar a água do mar antes de seguir o passeio. Esta parada tem aproximadamente 1 hora.

As Piscinas Naturais de Sibaúma
As Piscinas Naturais de Sibaúma

Barra do Cunhaú

Seguimos o passeio até Barra do Cunhaú. Mas para chegar lá é preciso cruzar seu rio de mesmo nome em um barco a vela. O passeio é divertidíssimo e a travessia super rápida (uma pena). Barra do Cunhaú é uma área de muito vento e por isso atrai praticantes de Kite e WindSurf. Para chegar na praia é só dar uma caminhada e após isso sentar-se nas cadeiras para tomar um sol e curtir o lugar. A praia é gostosa, mas eu ficaria muito mais tempo curtindo o braço do rio, que tem águas mais calmas e também é salgada. O único porém é a falta de estrutura do local, com poucas barracas e lugares para comer e beber.

Cadeiras de praia em Barra de Cunhaú
Cadeiras de praia em Barra de Cunhaú

Almoço no Restaurante Solimar

Depois de tanta coisa que fizemos era a hora de almoçar. Na volta de Barra do Cunhaú, a parada para almoço é no Restaurante Solimar. Área ampla, estrutura para receber grandes grupos, parquinho para as crianças, praia bem na frente, chuveiros, e atendimento razoável. O forte são os grelhados e o “fraco” são os preços absurdos. Sugestão: divida o prato com um amigo, pois pelo menos são bem servidos.

Refeição saudável para repor as energias de um dia de aventuras
Refeição saudável para repor as energias de um dia de aventuras

Sandboard nas dunas da Praia de Cacimbinha

Após o almoço, começamos o caminho de volta para Tibau do Sul. Só que desta vez, é todo feito por dentro, passando por canaviais, matas de floresta nativa, balneários e fazendas de camarão, até chegar nas dunas da Praia de Cacimbinhas para brincar de sandboard e “esquibunda”. Ficamos por lá tempo suficiente para muitas subidas e descidas. É divertidíssimo! Com o cair do sol o visual fica ainda mais lindo e as dunas ganham tons avermelhados. As pranchas para a prática dos esportes nas dunas estão inclusas no passeio.

O Sandboard é diversão garantida para todas as idades
O Sandboard é diversão garantida para todas as idades

Pôr-do-sol na Lagoa de Guaraíras

E para finalizar o passeio com chave-de-ouro, seguimos para as margens da Lagoa de Guaraíras em Tibau do Sul. O ponto de parada é a Creperia Pôr-do-sol e Algo Mais. Preciso explicar o motivo do nome? O restaurante é parada obrigatória e possui um lindo mirante para assistir ao pôr-do-sol na Lagoa de Guaraíras.

Um belo espetáculo do sol para finalizar o passeio
Um belo espetáculo do sol para finalizar o passeio

Mais Informações sobre o Passeio

O passeio de jardineira de Pipa sai bem cedinho e só retorna depois do pôr-do-sol. É um passeio de dia inteiro e os preços podem variar de acordo com a temporada do ano. Para ter uma base, o valor por adulto, é 95 reais e crianças até 10 anos, 45 reais.

Assista ao vídeo com imagens belíssimas que captei desse passeio.

Para saber mais sobre o que fazer em Pipa, onde ficar e onde comer, veja nosso post índice com todas essas informações: Atrações Imperdíveis de Pipa e litoral sul.  Em caso de dúvidas é só deixar em nossos comentários que teremos o prazer em responder.

Jardineira 4×4 Tour em Pipa
Av. Baía dos Golfinhos, 677 – Galeria Laricão – Centro de Pipa
Horário de funcionamento: das 16hs às 22hs
Tel: (84) 3246-2227 (Central de Passeios)
Eduardo – (84) 3246-2017 / (84) 9129-4135
Rogerio – (84) 3246-2082 / (84) 9188-8404
Email: [email protected]
Facebook: http://www.facebook.com/jardineirapipa

* Maurício Oliveira foi convidado pela Jardineira 4×4 Tour para conhecer seus serviços em Pipa. As opiniões desta matéria são verdadeiras e baseadas na experiência que teve com a empresa.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

10 Comentário

  1. Ola! Adorei o seu blog! Gostaria de fazer uma pergunta. Nesse passeio da jardineira esta incluida a travessia de balsa e o passeio de barco a vela? obrigada!

    • Oi Thalita, sim, é tudo um pacote. Você não se preocupa com mais nada. Só não está incluso o almoço e gastos pessoais. De resto, pode ir tranquila que é bem legal. Vai se divertir bastante. 😀

  2. Depois de conhecer Pipa pelo Aventureiros com suas dicas fiquei apaixonado pelo local e marquei viagem para 13/09 eu e minha esposa faremos esse passeio com a jardineira…..obrigado

  3. […] o passeio de 4×4 para Barra do Cunhaú com a Jardineira (passeio de dia inteiro, com almoço no Restaurante […]

  4. Ola tudo bem? Adorei a sua dica sobre a jardineira e estarei em Pipa dia 22/04, e tenho uma duvida. Será que consigo fazer esse passeio com uma criança de 2 anos?

      • Ola Mauricio Oliveira , vc fez o passeio com sua criança de dois anos quero ir com minha filha de um ano e 7 meses, quanto a Jardineira, não vejo muito problema, mas fiquei um pouco preocupada com a travessia no barco. Foi tranquilo com seu bebe?

  5. Olá Mauricio,
    Dá para fazer esse passeio até a Barra do Cunhaú de carro? E o pôr-do-sol na Lagoa Guaraíra? Estou achando os passeios caros. Pensei em alugar um carro já que estaremos em 5 pessoas.

    Obrigada,
    Daniela Louvain

    • Oi Daniela, é possível ir de carro, mas tem q ser por outra estrada. O tour da jardineira é muito melhor, pois vai beirando as praias e passa por lugares lindos. Não vejo necessidade de alugar carro em Pipa, pois ele vai acabar ficando boa parte do tempo parado (principalmente se for algum feriado ou alta temporada).

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here