Sem sombra de dúvidas o Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano de São Paulo. São mais de 1,584 km² de espaço para ciclovias, pistas de corrida e outros esportes sobre rodas, jardins para piquenique, prática de yoga, jogos de vôlei e muito mais. São treze quadras iluminadas, e muito espaço para passeios e descanso, todas integradas à área cultural.

Minha primeira visita ao Parque Ibirapuera foi em 2011 quando fui convidado pela Renault para o lançamento do Duster. Inaugurado em 21 de agosto de 1954 em comemoração ao IV Centenário da Cidade de São Paulo, esta foi mais uma das grandes obras do arquiteto Oscar Niemeyer.

Famílias com e sem crianças frequentam o parque
Famílias com e sem crianças frequentam o parque
Adorei o lago com os cisnes, mas NÃO ALIMENTE os animais
Adorei o lago com os cisnes, mas NÃO ALIMENTE os animais
Flores por todos os lados deixam o parque ainda mais bonito
Flores por todos os lados deixam o parque ainda mais bonito

Mas não foi só ele. O Burle Marx também participou do projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado, o que foi uma grande pena). Neste quesito quem assinou foi o engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.

Ele só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera, mas são as várias atrações que tem por lá que o tornaram o queridinho dos paulistas e turistas, tais como: Auditório Ibirapuera, Escola de Astrofísica, Fundação Bienal, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Ginásio do Ibirapuera, Oca, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Pavilhão Japonês, Planetário Professor Aristóteles Orsini, Quiosque da Saúde e UMAPAZ.

Nem todos respeitam a ciclofaixa, mas fazer o que né?
Nem todos respeitam a ciclofaixa, mas fazer o que né?
Dança das Águas... um belo espetáculo
Dança das Águas… um belo espetáculo

O parque foi criado na época inspirado nos existentes da Europa e EUA, como o Bois de Boulogne em Paris, o Hyde Park em Londres ou o Central Park em Nova York. O conceito usado foi o mesmo, integrar o morador em um ambiente de lazer em qualquer época do ano.

Você pode chegar de ônibus, taxi ou metrô. Se for de carro é só estacionar em uma das áreas próximas aos portões de entrada. Ou pode ir de bike, skate, moto, e outras opções. O Parque do Ibirapuera fica no bairro Ibirapuera e possui uma grande rede hoteleira em sua volta. Vejam os hotéis que já ficamos hospedados em São Paulo.

Grupo de amigos praticando slack line
Grupo de amigos praticando slack line
O Espaço para Todos faz a alegria da turma das rodinhas
O Espaço para Todos faz a alegria da turma das rodinhas

O parque é um quadrilátero formado pelas seguintes avenidas: Av. Vinte Tres de Maio, Av. Quarto Centenário, Av. República do Líbano e Av. Pedro Álvares Cabral. Veja a listagem dos portões no fim da matéria.

No Google Maps dá pra ter uma ideia do tamanho do parque. Dê uma olhada.

Este é um dos meus lugares favoritos em São Paulo. Sinto-me praticamente em casa, pois gosto muito desse contato com a natureza. Sem dúvidas, o Parque Ibirapuera é um espaço para todos. Paulistas e turistas amam este lugar!

Não levei minha câmera neste dia, mas acho que já dá pra ter uma ideia da beleza do parque com as fotos que tirei com meu celular, não é mesmo?

Parque Ibirapuera, um espaço para todos. Obra do grande Niemeyer
Parque Ibirapuera, um espaço para todos. Obra do grande Niemeyer
Galera do patins praticando manobras incríveis
Galera do patins praticando manobras incríveis
Além das ciclovias tem também trilhas rústicas em todo o parque
Além das ciclovias tem também trilhas rústicas em todo o parque

Tem dois sites com várias informações e novidades sobre o Parque Ibirapuera. Recomendo: www.parquedoibirapuera.com e www.parqueibirapuera.org.

Parque Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10)
Av. IV Centenário – portões 6 e 7ª
Av. República do Líbano – portão 7
Pedestres: Portões 2, 3, 4, 6, 7A e 10
Veículos: Portões 3 e 7A (bolsões de estacionamento – Zona Azul)
Telefone: 11 5574-5045, 5574-5505
Funcionamento: 5h às 0h

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here