Quem curte ler um bom livro sabe que Cordisburgo é a terra do escritor Guimarães Rosa, dono de obras importantíssimas da literatura brasileira. Hoje é possível visitar a casa onde ele morou, que foi transformada em museu com peças que contam um pouco da sua história. E bem ao lado está a loja do Seu Brasinha, um dos maiores colecionadores do Brasil que ficou ainda mais famoso depois de aparecer no programa do Luciano Huck. Pra completar o time de atrações e o que fazer em Cordisburgo é possível visitar a Gruta do Maquiné.

Cordisburgo fica a poucas horas de carro de Belo Horizonte (120km) e é possível visitar essas 3 atrações em um único dia, com sol ou chuva. Se você chegar de outro estado, a dica é alugar um carro no aeroporto de BH e fazer tudo por conta própria. Se preferir ainda pode dormir em alguma pousada em Cordisburgo ou outra cidadezinha nos arredores.

Gruta do Maquiné, em Cordisburgo - MG
Gruta do Maquiné, em Cordisburgo – MG

Veja também:

Como chegar no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Conheça o Parque Estadual da Lapa Grande

O que fazer em Cordisburgo

1 – Visita ao Museu Casa Guimarães Rosa

O Museu Casa Guimarães Rosa foi inaugurado em 1974 no mesmo casarão onde o escritor viveu seus primeiros 9 anos durante a infância. Com o objetivo de preservar e difundir a obra de Guimarães Rosa, o museu envolve projetos sociais com a comunidade, como os Contadores de Estórias Miguilim.

O casarão do século XX foi estrategicamente construído em frente à estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, em Cordisburgo. A casa mantém o mesmo estilo da época, onde era agregada a um armazém, onde trabalhava o Seu Fulô, pai do Guimarães Rosa. O pequeno e futuro escritor cresceu nesse ambiente entre vaqueiros que levaram seu gado para os vagões de trem, ouvindo histórias e “causos” que um dia serviriam como ambientação para as suas obras.

Museu Casa Guimarães Rosa - MG
Museu Casa Guimarães Rosa – MG

No museu estão mais de setecentos documentos e obras relativos à vida rosiana, como originais do livro Tutaméia, objetos de uso pessoal do escritor, sua máquina de escrever e o fardão usado durante sua posse na Academia Brasileira de Letras, além de moveis, fotografias de época, roupas, gravatas, obras de arte e edições importantes de seus livros, como o Corpo de Baile e o clássico Grande Sertão Veredas.

O grupo de Contadores de Estórias Miguilim é a principal contribuição social com a comunidade de Cordisburgo. Através da narração e encenação de trechos dos livros de Guimarães Rosa é possível dar vida as suas obras. Foi muito legal ver as meninas demonstrando seu interesse pela leitura e se emocionando com as palavras.

Vale a pena a visita ao Museu Casa Guimarães Rosa. E se possível, tente ver o horário que os Contadores de Estórias Miguilim estarão por lá declamando as obras do escritor. É de arrepiar!

Contadores de Estórias Miguilim - Cordisburgo, MG
Contadores de Estórias Miguilim – Cordisburgo, MG

2 – Ave Palavra, a loja do Seu Brasinha

Hoje em dia, quem faz sucesso em Cordisburgo é o Seu Brasinha, que como eu disse antes, é um grande colecionador. Ele abriu as portas da sua “casa” para que todos pudéssemos fazer uma verdadeira viagem no tempo.

Pode parecer uma loja, mas ele não vende nada! A impressão que dá ao entrar no galpão é que estamos voltando ao passado. Agora se você me perguntar: mas ele coleciona o que? A resposta é TUDO que for colecionável. Muitos dos itens foram achados no lixo e outros chegaram lá através de doação.

Seu Brasinha, em frente a sua "loja" em Cordisburgo - MG
Seu Brasinha, em frente a sua “loja” em Cordisburgo – MG

Seu Brasinha tem coleções das mais variadas possíveis. Placas, cabides, canecas, bonecas, torneiras, gaiolas, cartazes, instrumentos musicais, ferros de passar, santinhos de barro, lâmpadas, brinquedos, canetas, óculos, lápis, chaveiros, ímãs, carrinhos, garrafas, latinhas, videogames, máquinas de datilografar, câmeras, rádios, telefones, chaves, e muito mais. Mas um dos objetos que ele tem mais amor é um chapéu de marinheiro com uma dedicatória.

O mais legal da visita na Ave Palavra é que o Seu Brasinha tem o prazer de contar a história de cada item do seu vasto acervo. E sempre com um lindo sorriso no rosto e com os olhos claros brilhando de emoção. Portanto, se você tiver um tempinho para uma viagem no tempo com a companhia do Seu Brasinha, não deixe de visitá-lo em Cordisburgo.

3 – Gruta do Maquiné

O motivo da nossa viagem a Cordisburgo era conhecer a famosa Gruta do Maquiné. Quem descobriu a gruta foi o naturalista e pesquisador Peter Lund, em 1835. Quando a viu pela primeira vez saiu de lá embasbacado. “Nunca meus olhos viram coisa tão bela e magnífica nos domínios da natureza e da arte”, disse.

A infraestrutura para receber o turista é excelente. Tudo muito bem organizado, com receptivo, estacionamento e visitas guiadas com hora marcada. São mais de 60 grutas em Cordisburgo, e 33 delas estão no complexo do Maquiné.

São 7 enormes salões na Gruta do Maquiné com espeleotemas de tirar o fôlego. Grutas gigantes e iluminadas na medida certa são um convite a percorrermos por trilhas demarcadas que nos levam até o fim, onde está a “cama” que Peter Lund usou durante suas descobertas.

A "cascata" de cristais na Gruta do Maquiné
A “cascata” de cristais na Gruta do Maquiné

Veja mais sobre a nossa visita a incrível Gruta do Maquiné

APERTE O PLAY e assista o vídeo de Cordisburgo

* Viajamos a convite do SETUR-MG para conhecer o Circuito das Grutas e Cavernas de Minas de Gerais.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here