Recebi esse review de um grande amigo e resolvi compartilhar com vocês. O texto é fruto de meses de utilização intensa do aparelho e mostra o Motorola Atrix 4G como um dos melhores smartphones da atualidade para os viajantes. Leiam abaixo:

Bem, minhas experiências com celulares da Motorola não começaram recentemente. Na verdade, este é o meu 3º aparelho da marca e, cá pra nós, eu não tenho absolutamente nada a reclamar. Eu acredito, de verdade, que atribuir qualidades ou defeitos a uma determinada marca é coisa do passado, quando alguns produtos (de certas categorias) apresentavam os mesmos defeitos, o que ficava claro que era problema de linha de produção. Hoje em dia, os clientes atribuem notas negativas à marcas de renome por problemas que existem, na minha opinião, devido à falhas humanas, como: péssimo atendimento na Assistência Técnica, falta de atualização do sistema no Brasil, etc. Portanto, eu estou aqui para falar um pouco sobre este smartphone que teve, como força de vendas, na época do seu lançamento, o seguinte slogan: “O smartphone mais poderoso do mundo”. Será verdade?

Motorola Atrix 4G, o smartphone mais poderoso do mundo
Motorola Atrix 4G, o smartphone mais poderoso do mundo

ATRIX 4G E SEUS ACESSÓRIOS

O Atrix chegou ao mercado, inicialmente, com uma gama de acessórios que deixava qualquer aparelho da concorrência para trás. Ao abrir a caixa, o usuário parecia estar abrindo a verdadeira Caixa de Pandora: fone de ouvido, cabo USB, cabo de HDMI, carregador de parede, carregador veicular, dock station com controle remoto (que transforma o aparelho num PC, quando conectado à uma TV e conta com entradas USB, além de carregar o aparelho), dock veicular (para algumas operadoras) etc. Me parece que, atualmente, algumas operadoras não vendem mais este kit completo. Uma pena!

Kit de Acessórios do Motorola Atrix 4G, uma verdadeira "Caixa de Pandora"
Kit de Acessórios do Motorola Atrix 4G, uma verdadeira “Caixa de Pandora”

VISÃO GERAL DO ATRIX 4G

O Motorola Atrix 4G é um smartphone extremamente potente. Internamente, ele conta com uma bateria de 1930mAh (contra 1500mAh da maioria dos concorrentes), sistema Android (vem na versão 2.2 Froyo, mas já possui atualizações para 2.3.6 Gingerbread, que o deixou ainda mais rápido, e estamos no aguardo da liberação da versão IceCreamSandwich, prevista para setembro deste ano), tela de 4″ com resolução de 960×540, processador dual-core de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, 16GB de memória interna no aparelho e possibilidade de expansão para mais 32GB com o uso de um cartão MiniSD. É espaço mais do que suficiente para você carregar suas músicas preferidas, tirar fotos e fazer vídeos das suas viagens, ler livros em PDF, jogar jogos em alta definição, etc. Irei falar um pouco mais sobre isso adiante.

Externamente, conta com um design simples e agradável, no qual tem sua tampa traseira feita com fibra de Kevlar (fibra sintética de aramida resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço, por unidade de peso) e sua tela é fabricada com a tecnologia Gorila Glass, conhecida no mundo inteiro por ser, praticamente, inquebrável e impossível de sofrer danos.

UM GIRO POR DENTRO DO ATRIX E SUAS FUNCIONALIDADES

De cara, os usuários tendem a criar uma verdadeira antipatia com o sistema Motoblur que a Motorola colocou neste smartphone, que gerencia seus contatos, seus e-mails, suas redes sociais, tudo num mesmo lugar, inclusive, possibilitando que tudo seja deletado, remotamente, em caso de furto, roubo ou perda do aparelho. Mas depois que você se acostuma, tudo torna-se mais fácil. Tanto é, que já existem aplicativos (até mesmo para Iphones) que realizam este tipo de operação e, segundo especulações, o novo IOS da Apple virá com algo similar, interligando seus contatos de redes sociais com seus contatos de ligação, e-mail, etc. A verdade é que alguém tem sempre de dar o 1º passo e, nem sempre, consegue acertar de cara. Aí vem outro e copia a ideia, ajustando as arestas defeituosas de seu antecessor e ficando com a fama. É a vida!

Uma característica que eu, particularmente, adoro é o leitor biométrico do Atrix.

O que é isso? No mesmo botão no qual você liga o aparelho, existe um leitor de digitais que permite que apenas o proprietário do aparelho possa utilizá-lo, o que é útil e seguro, em diversos aspectos. Para aqueles que não gostam muito do sistema, ainda existe liberação do aparelho por senha, que é o modo mais conhecido, ou por combinação de pontos, no qual você cria o seu próprio padrão de desbloqueio.

A tela do Motorola Atrix 4G não possui o brilho e qualidade de uma tela AMOLED, mas a resolução deste aparelho é altíssima (960 x 540 pixels, ou qHD, a maior encontrada em um Android até agora, e quase chega na “Retina” do iPhone em termos de pixels, que é de 960 x 640), o que garante uma boa experiência na leitura de textos, navegação de Internet, etc. Além disso, possui sensor de iluminação, que garante que o brilho e o contraste da tela se ajustem, automaticamente, à luminosidade do ambiente. E já que estamos falando da tela, é preciso falar da qualidade na reprodução de vídeos e jogos, graças ao chipset gráfico Tegra 2, da nVidia, que garante uma excelente visibilidade e gráficos bem definidos para jogos.

O áudio do Atrix tb não deixa a desejar. Ele possui um bom sistema acústico, que possiblita, inclusive, a equalização do som (bem perceptível) quando conectado a um fone de ouvido, por exemplo. Além disso, possui uma tecnologia chamada CrystalTalk Plus que garante que você seja ouvido livre de qualquer ruído, mesmo que passem 30 motociclistas ao seu lado durante a ligação. Acreditem, funciona!

Para aqueles mais conectados, o Motorola Atrix 4G não é apenas mais um a usar conexão de dados da operadora. Quem tem um Atrix pode, inclusive, usar o seu próprio aparelho como roteador de Internet, ajudando aqueles amigos que precisam de uma conexão wi-fi e não possuem pacote de dados disponível no momento.

Com relação à navegação GPS, o Atrix também não é mais um destes aparelhos que usam navegação GPS baseada em Internet + Google Maps. Ele possui sistema de GPS integrado que pode, inclusive, ser usado para marcar a posição e o local onde suas fotos acabaram de ser tiradas. Para quem adora viajar e gosta de compartilhar seus momentos, imediatamente, nada melhor!

ANALISANDO A CÂMERA DO MOTOROLA ATRIX 4G

Agora vamos falar um pouco da câmera do Atrix. De uns anos pra cá, por mais que todo mundo saiba que “câmera de celular não deve ser comparada à câmera fotográfica”, ainda assim, esta é uma das características mais importantes na hora da decisão da compra de um aparelho. Em tempos de Instagram, Facebook, Twitter, etc. a qualidade das fotos que um celular tira é tão importante quanto a duração de sua bateria. No caso do Atrix, infelizmente, não é possível fazer muitos elogios. Na escala entre “péssima” e “excelente”, eu diria que a câmera do Atrix ganharia um “satisfatória”. Ela tem 5MP de resolução máxima com flash dual-LED (muito  potente) com foco automático, marcação de fotos, ajuste automático de brancos, etc. O celular ainda conta com uma câmera frontal para videoconferências, mas esta é VGA.

O aplicativo nativo de fotografias abre muito rápido, mas não permite uma gama satisfatória de recursos. Sorte que estamos falando de um sistema Android que nos permite fazer o download de diversos aplicativos bacanas e funcionais. Eu indico o Camera360, que consegue fazer edições magníficas nas fotos, possui inúmeros filtros, faz compartilhamento direto com as principais redes sociais, usa o GPS e ainda permite aquelas funções básicas, como: temporizador, estabilizador de imagem, fotos sequenciais, etc. Normalmente, minhas fotos ficam ótimas através deste aplicativo. Outro muito bom, que simula e funciona (pelo menos tenta) como uma câmera DSLR é o Câmera FV 5, que permite, entre outras coisas, ajustar o ISO das fotos, aumentar ou diminuir a velocidade do obturador, etc.

Algumas fotos tiradas com o meu Motorola Atrix 4G:

Fim de tarde em Copacabana
Fim de tarde em Copacabana
Cinelândia - Centro do RJ, em tarde de céu nublado
Cinelândia – Centro do RJ, em tarde de céu nublado
Foto indoor, tirada na cozinha da minha casa, sem flash
Foto indoor, tirada na cozinha da minha casa, sem flash
Foto tirada de dentro do carro, na Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ, sem uso de zoom
Foto tirada de dentro do carro, na Lagoa Rodrigo de Freitas – RJ, sem uso de zoom

Com relação aos vídeos, a câmera grava em HD sim, mas é 720p e não 1080p, o que prometeram melhorar na atualização do sistema para o ICS 4.0.

A minha avaliação geral sobre a câmera seria a seguinte: não deixa nada a desejar à maioria dos aparelhos da concorrência, com exceção do N8 da Nokia, porque este, realmente, foi muito feliz no quesito câmera fotográfica. De resto, atende bem às expectativas do usuário.

RESUMO GERAL DO MOTOROLA ATRIX 4G

Aspectos positivos:

É um aparelho rápido e preciso, com muita memória interna e capacidade elevada de respostas, que proporciona ao usuário todas as funcionalidades de um bom smartphone, incluindo, bom gerenciamento de músicas, fotos, vídeos, arquivos em geral, compartilhamento em redes e na nuvem (através de aplicativos como Dropbox, por exemplo), excelente bateria e acessórios que permitem manter a mesma carregada de diversas maneiras, além de ser reconhecido, facilmente, quando plugado em qualquer computador, etc.

Aspectos negativos:

Para quem espera 100% de qualidade, em se tratando de fotos, a câmera pode deixar a desejar. É necessário ter prática para escolher os melhores ângulos e saber lidar com o foco automático. Além disso, apesar da altíssima qualidade dos materiais, muitos acham o acabamento “pobre”, por não ser feito em alumínio ou algum outro tipo de metal.

[box type=”note”]Este review foi escrito por Cassiano Silva, que é publicitário, especialista em perfumes e amante de tecnologia.[/box]

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

3 Comentário

  1. O meu Motorolla atrix travou o que devo fazer para destravar, olha que já tirei a bateria e deixei o dia inteiro fora e quando coloquei continuou travado.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here