Em uma das minhas idas a São Paulo fiquei hospedado próximo do Aeroporto de Congonhas e lembrei-me do Memorial 17 de Julho que fica ali pertinho. Para quem não sabe esse memorial foi construído em homenagem às vítimas do acidente do voo TAM JJ3054, uma das maiores tragédias da aviação no Brasil.

O Memorial 17 de Julho foi inaugurado 5 anos depois, no mesmo dia e hora do acidente, com uma missa celebrada pelo bispo de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo. Porém a praça foi projetada para “celebrar a vida”.

É incrível ver a amoreira que estava no terreno e resistiu ao incêndio e a explosão do avião. Ela fica no meio de um círculo cercada por gramas e um espelho d’água. Nas bordas desse círculo estão os nomes das 199 vítimas do acidente que chocou o Brasil.

A árvore que resistiu ao incêndio do acidente permaneceu firme e forte
A árvore que resistiu ao incêndio do acidente permaneceu firme e forte
A noite a praça tem uma iluminação especial com 199 leds
A noite a praça tem uma iluminação especial com 199 leds

Não pude ver iluminado porque era dia quando visitei, mas no chão da praça também estão 199 luzes de led simbolizando as pessoas que ali pereceram. São estrelas que hoje tomam conta de cada um de nós viajantes.

Difícil não se emocionar com a visita. A cada avião que passava eu sentia um frio na espinha pelos moradores que continuam ali nos arredores. Foram muitos dias seguidos que vimos na TV, jornais e internet sobre esse acidente. Entrevistas com moradores. Parentes das vítimas. Dezenas de emissoras de tv.

A cada avião que passa dá um frio na espinha
A cada avião que passa dá um frio na espinha
É estranho estar em um lugar como este. Mas a paz é incrível.
É estranho estar em um lugar como este. Mas a paz é incrível.

Mas a paz reina no local. Vi vasos de flores próximos aos nomes. Não dava pra saber ao certo se era para uma única pessoa ou para todos. Neste momento… olhos cheios d’água.

O projeto é do arquiteto Marcos Cartum. A Praça do Memorial 17 de Julho em São Paulo está localizada na cabeceira da pista do aeroporto de Congonhas, na Av Washington Luiz.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

  1. Mas que coisa, hein, sr. Maurício. Eu que moro aqui em São Paulo nunca fui e vc que vem de fora conheceu. rs. Mas é assim mesmo, às vezes me cobro fazer mais turismo na cidade em que moro. Abs.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here