Lixo de países distantes e morte de animais nas praias do Ceará

Lixo de países distantes e morte de animais nas praias do Ceará

Fiquei muito triste nesta minha recente visita ao Ceará. Quando fiz o percurso de Fortaleza a Jeri pelas praias com a 4por4 Adventure presenciei cenas inacreditáveis. Muito lixo nas praias e dezenas de animais mortos apodrecendo na areia. Sei que esse é o tipo de post que vocês não gostariam de ver por aqui, mas foi difícil ficar sem falar nada.

Foram 2 golfinhos e 6 tartarugas mortas que encontramos. O cheiro era horrível e com o vento a favor era possível sentir de longe. Os urubus, óbvio, faziam a festa. Paramos perto para registrar algumas fotos e continuamos a viagem. Alguns quilômetros depois, outra cena parecida. Resolvi parar de fotografar para não me revoltar ainda mais.

Golfinho morto na praia do Ceará
Golfinho morto na praia do Ceará
Lixo vindo do outro lado do planeta
Lixo vindo do outro lado do planeta

A quantidade de lixo encontrado na praia dessa vez foi inacreditável. Da primeira vez que fiz esse roteiro em 2011 não vi nada disso. Como é possível? Vou explicar. Certamente aquele lixo não era só dos brasileiros e turistas que passam por ali. O fluxo não é tão grande assim. Porém eles vêm de outros cantos do mundo para as nossas praias, através de fortes correntes marítimas ou tempestades que empurram para próximo da nossa costa.

São latas e garrafas de marcas diversas, sacos plásticos, boias sinalizadoras de navios, pneus de caminhões, brinquedos, máscaras de metal e luvas de trabalho, redes de pesca, anzóis, e muito mais. Fico pensando quantas vidas podem ter sido perdidas com isso. Golfinhos e tartarugas confundem sacos plásticos com água-viva (alimento) e morrem sufocados. Latas são muito atrativas por causa do brilho e muitos animais se machucam feio com elas.

Essa latinha não desce redonda
Essa latinha não desce redonda
Muito plástico e lixo espalhado nas praias
Muito plástico e lixo espalhado nas praias
Quilômetros e quilômetros de lixo nas praias do Ceará
Quilômetros e quilômetros de lixo nas praias do Ceará

O Governo do Ceará poderia fiscalizar isso melhor. As cervejarias poderiam conscientizar melhor seus clientes. O mesmo para as lojas, mercados e afins que usam materiais plásticos. As plataformas e navios de carga poderiam tomar mais cuidado com as boias e pneus que caem (ou são descartados) no mar. E as empresas de manutenção das usinas eólicas poderiam cuidar melhor dos seus equipamentos de trabalho.

Gente, o lugar do lixo é no lixo! E o lugar dos golfinhos e tartarugas é no mar! Vamos fazer nosso papel de cidadão?


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

2 comments

Em março o nosso blog tem uma viagem marcada para os lençois maranhenses e espero que não tenha esse problema. Muito triste mesmo!

E acho bom você ter feito o post, muitas vezes focamos no que é bom e acaba que o turista e pego de surpresa em situações como esta!

Parabéns pelo site, muito legal!

Exatamente Luan, nem tudo são flores em uma viagem. E esse tipo de situação é desagradável para qualquer um. Temos que aproveitar o alcance que nossos blogs tem para levar esse tipo de informação adiante. As pessoas precisam ter esse conhecimento. E se as autoridades verem, algo de bom pode acontecer. Então vamos tentando, né? 😉
Obrigado pelo comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *