Uma herança dos portugueses que foi usada na época do Brasil Colônia para escoar nossas riquezas para os portos, a Estrada Real é hoje um dos roteiros mais procurados por aventureiros em busca de novas experiências de vida em destinos cercados pela natureza e pessoas carismáticas em um roteiro de 1600 km de Minas Gerais ao Rio de Janeiro. E visitar o Santuário do Caraça é algo que todos devem fazer nessa vida.

Essa viagem que fizemos faz parte de uma ação do Instituto Estrada Real, promovido pelo blog Dentro do Mochilão, e chama-se Blogueiros na ER. Foram 6 dias vividos intensamente em um roteiro recheado de história, cultura, gastronomia e muita aventura que agora temos o prazer de compartilhar com vocês em uma série de posts detalhando cada etapa que percorremos neste roteiro na Estrada Real. Esse foi o primeiro dia.

Nossa aventura começou em Belo Horizonte que foi o ponto de partida para a Estrada Real. Encontramos com os outros blogueiros e fomos direto para a sede do Instituto Estrada Real. Fomos os primeiros a ganhar o Passaporte Estrada Real já carimbado com as cidades dos trechos que iríamos percorrer. Com tudo pronto, era hora de pegar a estrada.

Nerea-Estrada-Real-2

O primeiro trecho que fizemos foi até o Santuário do Caraça, passando pela Serra do Gandarela, atravessando rios, cortando montanhas e curtindo paisagens incríveis das serras mineiras. Tudo isso a bordo de um 4×4 da Nerea Expedições. Como o calor era grande aproveitamos para tomar um banho no meio do rio de águas geladas que encontramos no caminho. Foi perfeito para renovar as energias e continuar a estrada.

Brumal, uma pequena cidade que surpreende

Nossa primeira parada a caminho do Caraça foi em Brumal, onde almoçamos no Restaurante Villa Brumal e tivemos nosso primeiro contato com a comida mineira: feijão tropeiro, tutu mineiro, frango com quiabo e polenta. Uma verdadeira orgia gastronômica para começar bem a viagem.

Essa cidade de interior mais parece uma vila de tão pequena que é. Extremamente charmosa, vale a pena dar uma volta pela praça, beber água da fonte natural, jogar um futebol com a garotada local e visitar a igreja. A pracinha me lembrou o Quadrado, em Trancoso. Mas espero que a especulação imobiliária não chegue por lá para não destruir a tranquilidade tão gostosa que é Brumal.

Depois do almoço fomos visitar o Projeto Tecelãs de Brumal, onde senhoras produzem manualmente tapetes, bolsas, almofadas e jogos americanos em Tear Mineiro, uma antiga técnica que atravessou gerações e sofre o risco de desaparecer nos próximos anos. De lá partimos para o Caraça.

Brumal-Estrada-Real-2

“Só o Caraça paga toda viagem a Minas”

O Santuário do Caraça é um lugar de repouso e paz em meio a montanhas e muita natureza. São mais de 11 mil hectares protegidos entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara, onde se encontra o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens, construído em estilo neogótico, além da pousada, museu, hospedaria e antigo colégio onde estudaram nossos ex-presidentes Afonso Pena e Arthur Bernardes.

Chegamos ao Santuário do Caraça no fim da tarde e ainda deu tempo de pegar o pôr-do-sol refletindo nas vidraças do prédio que resistiu ao incêndio que destruiu parte das instalações há muitos anos atrás. Nele hoje funciona um museu com móveis, ferramentas, artefatos e uma biblioteca com livros que são verdadeiras relíquias. Vale a pena dar uma volta pelos jardins do Santuário ainda de dia.

Santuario-do-Caraca-1

Fizemos check-in e fomos direto para os quartos. Uma grata surpresa: nada de luxo ou exageros. A simplicidade da pousada foi o que mais me impressionou. Nada de wifi ou sinal de celular (exatamente!). Móveis antigos, pias, janelas, mesas, tapetes… tudo muito bem preservado.

O jantar é serviço bem cedo, entre 18:30 e 19:30 (assim como o café da manhã até antes das 8hs). A comida do Caraça me conquistou. Tudo muito gostoso, leve e fresco. Alguns pratos quentes eram aquecidos no forno à lenha e outros podiam ser feitos por nós mesmos. O pão de queijo foi o melhor que comemos em toda a viagem #ficadica.

Santuario-do-Caraca-8

Porém o mais legal estava por vir. Logo após o jantar o Lobo Guará costuma aparecer a procura de comida que os padres sempre colocam. Eles não têm hora para aparecer. Então se prepare para esperar. Em nosso caso ele apareceu enquanto estávamos jantando. Foi o tempo de pegar as câmeras e descer para fazer os registros. É incrível ficar tão perto de um animal como o Lobo Guará. Belíssimo, esbelto.

Uma das placas na pousada tem uma inscrição de D. Pedro II, que diz: “Só o Caraça paga toda a viagem a Minas”. E é bem verdade. Não é a toa que o Santuário do Caraça foi eleito uma das 7 maravilhas da Estrada Real.

Vejam esse vídeo contando um pouco de tudo isso que vimos neste dia.

[youtube id=”q4usyyhjNBc” width=”600″ height=”350″]

Lindo, não é mesmo? Agora vejam mais essas fotos.

5 Fotos Panorâmicas do Santuário do Caraça

Santuario-do-Caraca-2

Santuario-do-Caraca-4

Santuario-do-Caraca-11

Santuario-do-Caraca-14

E essa é a foto que eu mais gosto do Santuário do Caraça. Que tal?

 

Santuario-do-Caraca-16

Roteiro de 6 dias pela Estrada Real

1º Dia na Estrada Real – De BH para Brumal e Santuário do Caraça
2º Dia na Estrada Real – Ouro Preto e Mariana: Igrejas, Teatro de Bonecos e Mina da Passagem
3º Dia na Estrada Real – Trilha entre Chapada e Lavras Novas e passeio de Quadriciclo
4º Dia na Estrada Real – Artesanato de Bichinho e o Centro Histórico de Tiradentes
5º Dia na Estrada Real – Off-Road, Trilhas e Cachoeiras em Carrancas
6º Dia na Estrada Real – Passeio de Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes

* Maurício Oliveira viajou a convite do Instituto Estrada Real para promover o destino através da ação #BlogueirosnaER. Vejam também os blogs que participaram dessa viagem: Dentro do Mochilão, Pé na Estrada, Territórios, Trilhas e Aventuras, Segredos de Viagem, Viagens Cinematográficas e Viajando com Eles. A Bancorbrás Turismo apoiou este projeto.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

13 Comentário

  1. […] Dia na Estrada Real – De BH para Brumal e Santuário do Caraça 2º Dia na Estrada Real – Ouro Preto e Mariana: Igrejas, Teatro de Bonecos e Mina da Passagem 3º […]

  2. Boa noite! Meu marido e eu fatemos a estrada real de bh a paraty! Essa parte da viagem ao santuário do caraça dá para fazer de carro normal? Vi que vcs foram de 4×4. Obrigada!

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here