Como eu já tinha dito em outro post, o Porto é daqueles tipos de cidade que é preciso fazer as coisas a pé, no seu tempo, curtindo cada ruazinha, cafeteria, padaria e paisagens belíssimas. O Rio Douro está logo ali ao lado e carrega um passado áureo repleto de histórias. Ali pertinho da Ribeira está o Bairro das Artes, que faz parte da Baixa do Porto, uma região deliciosa para fazer um roteiro a pé, vendo o tempo passar através de suas ruas charmosas.

Uma das tardes que estive por lá fui caminhar um pouco e descobri vários pontos de interesse e diversas lojas que resistiram ao tempo. Algumas barbearias, livrarias, sebos, lustres, discos, candelabros, ventiladores… É o antigo se misturando com o moderno, mas sem perder o charme.

+ Encontre Hotéis no Porto com até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem (obrigatório para a Europa)
+ Alugue um carro em Portugal sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G na Europa
+ 18 Encantos e roteiro da Cidade do Porto
+ Roteiro de 13 dias de carro em Portugal
+ Compre passeios e ingressos de atrações no Porto

Galeria e Centro Comercial Bombarda
Galeria e Centro Comercial Bombarda

Tentei remontar neste mapa que gerei no Google Maps um pouco do que fizemos a pé entre a Baixa do Porto e a Região dos Clérigos, até o Hotel Teatro onde estávamos hospedados. Farei a listagem em tópicos para ficar mais fácil de seguir. Para “visualizar” melhor o que fizemos veja este roteiro a pé no Porto, no mapa abaixo:


Visualizar Da Rota do Chá ao Teatro Hotel a pé, no Porto em um mapa maior

Roteiro a pé no Porto

Obs: O roteiro começa no balão vermelho e termina no verde. As letras fazem referência a ordem que os balões aparecem no mapa acima.

(A) Na Baixa do Porto você pode encontrar também diversas casas de chá, tais como a Tea House, que faz parte da Rota do Chá, no Porto. Gostei tanto desse lugar que fiz um post só para eles com várias fotos. É uma mistura de influência oriental e marroquina, com mais de 300 variedades de chás oriundos dos quatro cantos do mundo.

(B) A Rua Miguel Bombarda é conhecida como a Rua das Galerias. A mais famosa delas é o Centro Comercial Bombarda, com dezenas de galerias de arte reunidas em um só lugar e espaço para exposições permanentes e temporárias, dando oportunidade para todos mostrarem o seu trabalho. Com a crise na Europa essa foi uma região que se desenvolveu bastante. Com novas opções de restaurantes, lojas e artesanato. Muitas lojas fecharam, é claro. Mas a crise serviu também para a cidade se reinventar.

(C) A Câmara Municipal do Porto é daqueles prédios que fazem ficar um tempo apreciando. A torre principal possui 70 metros de altura e um relógio de carrilhão incrível. A fachada de granito é do início do século XX com doze esculturas representando as atividades ligadas ao Porto, como a viticultura, a indústria e a navegação.

(D) Mercados são sempre um dos pontos mais interessantes em uma viagem. O Mercado do Bolhão é um deles. Logo na entrada tem uma linda imagem de Nossa Senhora da Conceição, que é padroeira de Portugal, mostra a fé desse povo guerreiro.

(E) A Pérola Do Bolhão também faz parte do Roteiro do Chá no Porto e está do outro lado do Mercado do Bolhão. É só atravessá-lo para fazer uma viagem no tempo através de aromas e sabores do mundo. Continuando o passeio, encontramos diversos prédios cobertos de azulejos antigos nas ruas. Com suas eiras e beiras, e estilos diversos que resistiram centenas de anos de muita história.

(F) Recomendo dar uma pausa durante o seu roteiro e tomar um café em uma das muitas cafeterias locais. O Café Majestic é uma das 10 cafeterias mais bonitas do mundo! Mas dizem que o melhor café é o da Brasileira. Enquanto aprecia a vista e o ritmo das pessoas na rua, é só decidir por uma delas ou tirar a prova nas duas.

(G) O fim desse roteiro a pé no Porto foi no Hotel Teatro, pois era lá onde estávamos hospedados. Se tiver um tempero, este hotel é um lugar que merece a visita. Ele já foi um teatro no passado e passou por uma reforma para fazer o hóspede se sentir como naquela época.

A torre da Câmara Municipal do Porto possui 70 metros
A torre da Câmara Municipal do Porto possui 70 metros

São infinitas possibilidades de roteiros a pé que podem ser feitos no Porto. Recomendo muito que você saia andando descobrindo ruas por conta própria. Achei a cidade bem segura, mas como em toda cidade grande é sempre bom ficar alerta. De resto é só curtir e fazer lindas fotos.

Fiz outro roteiro a pé no Porto que vai dos Clérigos a Ribeira, passando por diversos pontos de interesse. Caminhando tive contato com uma das cidades mais gostosas de conhecer a pé, apreciando a arquitetura e vivendo como um local. Recomendo muito!

LEIA MAIS SOBRE PORTUGAL

+ Encontre Hotéis no Porto com até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem (obrigatório para a Europa)
+ Alugue um carro em Portugal sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G na Europa
+ 18 Encantos e roteiro da Cidade do Porto
+ Roteiro de 13 dias de carro em Portugal
+ Compre passeios e ingressos de atrações no Porto

Participam da ação #DescubraPortugal:

Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flávia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

* Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem, e todos os posts foram escritos baseados em experiências vividas por mim durante a viagem.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

2 Comentário

  1. Gostaria só de esclarecer um pormenor, o Centro Comercial Bombarda NÃO é um um conjunto de dezenas de galerias, é um Centro Comercial com lojas e comércio. A rua sim, tem imensas galerias. O Centro tem lojas com produtos diferentes e muito mais especiais que o habitual e está (felizmente) todo ocupado.

    • Oi Ricardo, muito obrigado por nos corrigir. Realmente me confundi na explicação, mas é exatamente isso que você falou. Gostei muito de lá e se eu pudesse teria ficado muito mais tempo percorrendo as lojinhas. Aliás, as galerias das ruas são incríveis tb. Dá vontade de comprar tudo, hehehe.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here