City tour pelo centro histórico de Montevidéu

City tour pelo centro histórico de Montevidéu

Montevidéu é uma das cidades mais importantes da América do Sul. Lá não existem grandes arranha-céus, poluição, engarrafamentos, ou preocupações como nas grandes cidades do mundo. A vista do Rio da Prata é constante e os inúmeros parques levam muitas pessoas para caminhar tranquilamente, sempre com sua garrafa térmica de erva mate debaixo do braço para que nunca falte o chimarrão. Mas é preciso fazer um City tour pelo centro histórico de Montevidéu para ver como uma cidade com uma antiga história e uma rica cultura atrai tantos turistas.

Contornada por trinta quilômetros de calçadão ao longo da costa e de toda a cidade, desde o Porto até as praias de Pocitos, Montevidéu é uma cidade que merece ser conhecida, percorrida e vivida nos mínimos detalhes. A pé, de carro ou de ônibus. A locomoção é fácil e tranquila.

LEIA MAIS SOBRE O URUGUAI

Como planejar uma viagem ao Uruguai
Dicas do que fazer em Montevidéu
Dicas do que fazer em Punta del Este
Dicas do que fazer em Colonia del Sacramento
Alugue um Carro no Uruguai
Tenha um seguro viagem válido no Uruguai

Centro Histórico de Montevidéu-10

A cidade começou a crescer em direção ao interior a partir dos portos instalados na bacia do Rio da Prata. Primeiro, como uma fortaleza militar amuralhada, a Cidade Velha (Ciudad Vieja): com cerca de 50 quarteirões que hoje fazem parte do centro histórico de Montevidéu. E então, com uma área central mais moderna, cujo epicentro é a Plaza de la Independencia, onde nasce a Avenida 18 de Julio, principal “artéria” que atravessa toda a cidade.

Nesta área estão alguns dos principais restaurantes, teatros famosos, ruas e atrações mais tradicionais da capital uruguaia. Vale a pena conhecê-los um a um, ou simplesmente perder-se pelas ruas e aproveitar a calmaria da vida da cidade nesse city tour pelo centro histórico de Montevidéu.

Centro Histórico de Montevidéu-6

Centro Histórico de Montevidéu

Esse é um passeio imperdível em Montevidéu. A área que até meados do século XVIII foi uma fortaleza militar amuralhada chamada Ciudadela (de fato, ainda pode ser vista a estrutura que sustentava a porta de entrada), agora é uma área onde as lojas se misturam com os prédios históricos e está situada entre a Peatonal Sarandí e a Plaza Independencia. Além de visitar vários museus históricos, poderá observar alguns dos edifícios emblemáticos da cidade, como o Cabildo, a Igreja Matriz e a belíssima Catedral Metropolitana de Montevidéu.

A Catedral Metropolitana de Montevidéu é de 1804 e está aberta para visitação. Ela fica em frente a Plaza Constitución e ambas possuem curiosos símbolos maçônicos.

Centro Histórico de Montevidéu-17

A Plaza Independencia marca o limite entre a cidade velha e a cidade nova. Há uma ampla esplanada com um monumento ao herói nacional José Gervasio Artigas, rodeada por alguns dos edifícios mais importantes de Montevidéu, como o Palacio Salvo, o Palacio Estévez, a Torre Ejecutiva do governo nacional e o famoso Teatro Solís.

O Teatro Solís é principal reduto artístico da cidade, cuja arquitetura é uma obra-prima. O salão exibe a forma dos típicos teatros de ópera e vale a pena visitá-lo, sem importar o que esteja sendo apresentado no seu cenário, do mesmo modo que o Auditorio Sodré, outro emblemático cenário montevideano. Em relação aos museus, não deixe de visitar o Museo Torres García, que guarda grande parte da obra do famoso artista uruguaio.

Centro Histórico de Montevidéu-9

Ainda na Plaza Independencia, não deixe de passar pela Puerta de la Ciudadela. Abaixo da estátua, há um mausoléu que guarda as cinzas do militar representado pela estátua. Foi recentemente reinaugurado com uma grande reforma e ficou muito interessante.

Nas ruas perto da praça encontrará alguns dos bares, restaurantes e lojas mais atraentes da cidade, incluindo a bela Biblioteca Puro Verso, que foi mudada para uma nova casa de três andares.

Centro Histórico de Montevidéu-1

Se quiser esticar sua caminhada, percorra um trecho da Avenida 18 de Julio e visite a Fonte dos Cadeados. Aproveite para fazer um lanche na La Pasiva, que é uma rede de restaurantes de Montevidéu e é famosa entre os locais para comer um cachorro quente ou um chivito.

Nós fizemos o City tour pelo centro histórico de Montevidéu com uma agência receptivo da CVC Viagens que nos convidou para conhecer o destino. Nossa opinião em nenhum momento foi influenciada por eles, e mantemos total controle editorial de todo conteúdo publicado em nosso blog.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *