Você precisa conhecer o Buraco do Padre, em Ponta Grossa

Você precisa conhecer o Buraco do Padre, em Ponta Grossa

Saindo do Parque Estadual de Vila Velha, seguimos em direção ao Buraco do Padre, também em Ponta Grossa. Eu não fazia ideia do que me esperava nesse passeio e confesso que fui surpreendido. A furna é uma espécie de anfiteatro subterrâneo, com uma abertura no topo de onde entra luz natural e cai uma cachoeira dentro formando um poço para banho. Um cenário inacreditável!

O Buraco do Padre é um dos mais belos e famosos pontos turísticos do Sul do Brasil, localizado a aproximadamente 24km de Ponta Grossa no Paraná, na região de Itaiacoca. A principal atração do parque é a furna que ocorre no cruzamento de falhas geológicas e fraturas que cortam as rochas arenosas, típicas da região.

+ Procure uma pousada em Ponta Grossa com desconto de até 80%
+ Alugue um carro em Curitiba e faça esse tour por conta própria
+ Roteiro de 3 dias em Ponta Grossa
+ O que fazer nos arredores de Curitiba em 3 dias

O acesso ao interior da furna se dá pelo leito do Rio Quebra-Perna com a ocorrência de uma imponente cachoeira de 30 metros de altura. Foi batizado assim pelos caboclos e tropeiros que ali passavam, pois era um local onde os padres jesuítas utilizavam como refúgio para meditar e se autoflagelar.

A área da atração é toda organizada. Ao chegarmos na portaria, pagamos o ingresso e recebemos um mapa com as atrações do local. Infelizmente nosso tempo era curto e fomos conhecer direto o Buraco do Padre, mas tem várias outras atrações, como trilha, rapel, cafeteria, área de camping e piquenique, etc.

Para acesso à furna é necessário percorrer uma trilha plana de 1km a pé. O acesso é fácil e boa parte é na sombra. A trilha é como uma passarela e foi recentemente revitalizada, permitindo que crianças, idosos, cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção cheguem à furna com facilidade.

Dentro da furna Buraco do Padre é impossível não se impressionar com tamanha beleza do local. Dar um mergulho ou tomar um banho de cachoeira na água gelada é essencial para sair de lá com as energias renovadas. De um certo local é possível perceber um coração que o Buraco do Padre formou naturalmente ao longo do tempo.

Além dessa trilha principal, existe também uma trilha de acesso ao topo da cachoeira, a Fenda da Freira e a Área do Favo, conhecida por escaladores de todo o Brasil. Essa trilha é de nível médio, não possui passarelas e é preciso de atenção para fazê-la.

Buraco do Padre em Ponta Grossa - PR
Buraco do Padre em Ponta Grossa – PR

Como chegar no Buraco do Padre

O Buraco do Padre fica localizado na região de Itaiacoca, em Porta Grossa, e faz parte do Parque Nacional dos Campos Gerais. O acesso é fácil. Nós colocamos no GPS do celular e seguimos de carro sem nenhuma dificuldade. Em todo caso, o acesso é feito pela Rodovia do Talco (PR 513) km 14.

Para quem vem de Ponta Grossa, a partir do Campus Uvaranas da UEPG, percorrem-se 16km e vira-se à direita em uma estrada não pavimentada. Após 5 km, deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.

Quanto custa e Horários de funcionamento

VALOR DE ENTRADA: R$20,00 por pessoa e R$10,00. Meia entrada: para crianças menores de 6 anos, idosos maiores de 60 anos, estudantes, professores e doadores de sangue. Todos mediante apresentação de carteirinha e documentação.

Horário de Visitação: quinta-feira à domingo e feriados das 9hs às 17hs.

Sim, o Buraco do Padre é Pet-friendly! É permitida a entrada de animais de estimação, sendo eles dóceis e mantidos na coleira se de médio e grande porte. Use o bom senso sempre e colete os dejetos deixados por eles.

Na área há estacionamento disponível e muitas áreas de sombra devido as araucárias e outras espécies de árvores, além de espaços com churrasqueiras a disposição dos visitantes gratuitamente. O parque conta também com o Café do Lobo, aberto nos finais de semana e feriados, com um cardápio ótimo para almoço e lanches.

Para mais informações, acesse o site oficial: https://www.buracodopadre.com.br

Veja 5 dicas de passeios e O que fazer nos arredores de Curitiba em 3 dias


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

30 comments

Ótima dica, amigo. Estou viajando pelo Brasil de moto e no proximo domingo saio de Curitiba pra o interior de SP por Ponta Grossa pra conhecer as formações rochosas. Agora, com tua postagem, irei ao buraco do padre. Sem trocadilhos, claro. 😄😄😄

Olá, pretendo ir a esse Parque no final de semana, existe a possibilidade de descer no buraco do padre ou só olhar a abertura, não entendi pelas fotos se isso é possível sem guia ou agendamento.

Opa! Lindo…De são Paulo da pra dar e parque estadual e a cachoeira do Padre em um final de semana? Quantos dias é o ideal? Com crianças pequenas da?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *