Acordamos com mais um belíssimo dia de sol, praticamente sem nuvens no céu azul de Jeri. Parece que essa vila é abençoada pelos ventos que tratam de retirar todas as nuvens escuras do caminho dos turistas que a visitam. O passeio do dia será conhecer as famosas lagoas de água doce e cristalina que se formam durante a época das chuvas entre as enormes dunas do Parque Nacional de Jericoacoara.

Vista do café da manhã na Pousada Jeribá
Vista do café da manhã na Pousada Jeribá

Mas não podíamos sair para os passeios sem antes tomar nosso último café da manhã do delicioso restaurante à beira-mar da Pousada Jeribá, onde estamos hospedados. O capricho está na riqueza dos detalhes, desde as frutas e pães sempre frescos à louça personalizada (pratos, xícaras, etc). Os sucos, chás, brioches, folheados, tortas, e até panquecas, tapiocas e ovos mexidos que são feitos em poucos instantes e levados a nossa mesa por atendentes simpáticos e prestativos.

Após tomarmos nosso café apreciando aquela vista maravilhosa da praia e acompanhar alguns turistas que já se movimentavam por ali, fomos até a Agência Trilha do Jerico para darmos início aos passeios do dia.

Passeio de Quadriciclo com a Agência Trilha do Jerico
Passeio de Quadriciclo com a Agência Trilha do Jerico

Passeio de quadriciclo para as Dunas e Lagoas de Jeri

A agência Trilha do Jerico fica situada na Rua Principal, bem no coração de Jeri, e trabalha com turismo de aventura atendendo todo o litoral nordestino com passeios em bugues, quadriciclos, motos, transfer em 4×4 e outros. Além da conhecida Rota das Emoções que passa pelos famosos Lençóis Maranhenses, a empresa faz passeios na região de Jeri, dentre eles o passeio das dunas e lagoas de água doce, que foi o nosso escolhido para curtir esse belíssimo dia de sol.

Montamos em nosso quadriciclo e partimos em direção a Praia do Preá (sentido Serrote) em nossos primeiros momentos de aventura. Depois de vencer um terreno bastante arenoso das dunas e da praia, nossa primeira parada para fotos foi na “Árvore da Preguiça“. Neste ponto vemos o que a força dos ventos é capaz de fazer. A árvore parece que cansou de brigar contra os fortes ventos e resolveu “deitar-se”, como se fosse um grande “arbusto”, ainda viva. Suas raízes ainda expostas servem para os turistas sentarem e curtirem um pouco da preguiça do lugar.

A Árvore da Preguiça não resistiu a força dos ventos
A Árvore da Preguiça não resistiu a força dos ventos

A segunda parada é na Lagoa do Coração, mas para chegar lá é preciso atravessar trilhas e dunas que deixam o passeio ainda mais animado. Chegando lá, é como se você tivesse encontrado um oásis no meio do deserto. As águas calmas e mornas são um convite perfeito para o primeiro banho. Uma barraquinha local instalou algumas redes na lagoa para quem quiser descansar do passeio. Para os mais animados ainda tem a possibilidade de curtir o ski-bunda a 5 reais com direito a três descidas. Vale a pena curtir a emoção do ski por conta do refrescante banho na lagoa que você acaba ganhando no final.

A Lagoa do Coração
A Lagoa do Coração

Continuamos o passeio e a terceira parada foi a Lagoa Azul. Que não é lá tão azul assim. O seu grande atrativo é um restaurante que fica do outro lado da margem, onde é possível chegar através de jangada, ou pra quem curte nadar, mas é preciso bastante fôlego para a travessia. Mas estávamos mesmo curiosos para conhecer o famoso “Caribe Cearense”, que era nosso próximo destino.

Passeio de Jangada na Lagoa Azul
Passeio de Jangada na Lagoa Azul

Enfim o ponto mais esperado do passeio: a Lagoa do Paraíso. Quiosques, redes na água, trampolim e jangadas garantem nível zero de preocupação neste paraíso perdido no meio das dunas de Jeri. Na verdade, ela faz parte da grande Lagoa de Jijoca, que engloba as Azul e a do Paraíso, famosas por suas areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. A Lagoa de Jijoca é formada pelo barramento das águas dos Córregos do Paraguai e do Mourão, causa da migração de dunas móveis na planície costeira. É preciso chover bastante (geralmente de fevereiro a maio) para que as depressões de água doce nas lagoas possam exibir o seu esplendor digno do Caribe.

Lagoa do Paraiso
Lagoa do Paraiso

O nível da água alcança as mesas do quiosque, tornando seu momento de relaxamento ainda mais prazeroso. A Lagoa do Paraíso faz o visitante se sentir em um daqueles lugares perfeitos. As redes montadas na água completam o clima paradisíaco do local. Pra que gastar centenas de dólares para visitar o Caribe, se temos uma maravilha dessas tão pertinho de nós a um preço muito mais acessível?

Uma pena que o tempo fechou logo depois de nossa chegada estragando um pouco o momento para fotos e filmagens. Acredito que tenha conseguido boas imagens. Mas isso quem vai dizer são vocês.

As águas cristalinas da Lagoa do Paraiso
As águas cristalinas da Lagoa do Paraiso
Trampolim na Lagoa do Paraiso
Trampolim na Lagoa do Paraiso

O passeio estava chegando ao fim e no retorno a trilha se altera um pouco, por terrenos de piçarra e “terra batida”. A volta é pelo mesmo caminho que fizemos para chegar a Jeri e que relatamos alguns dias atrás em plena noite de lua cheia. Passamos novamente pela cabine do Parque Nacional de Jericoacoara (que estava vazia) e aproveitamos para fazer mais fotos daquele momento. As dunas neste local são enormes e incontáveis. As lagoas, idem. Entre uma e outra duna, surgem lagoas de água doce que são ótimas paradas para refrescar um pouco.

Diversão garantida no passeio de quadriciclo
Diversão garantida no passeio de quadriciclo

Almoço no Restaurante Baião de Dois

De volta à agência, entregamos o quadriciclo e fomos procurar um local para almoçarmos. Escolhemos o Restaurante Baião de Dois, que havia sido recomendado por um amigo do RJ. Pequeno, porém aconchegante e simpático, o restaurante já nos surpreendeu logo de cara com preços bastante atrativos, para todos os bolsos.

Restaurante Baião de Dois, Jericoacoara
Restaurante Baião de Dois, Jericoacoara

Após muitas dúvidas do que pedir, escolhemos os seguintes pratos: Ajeitadinho de Berinjela a Parmegiana e Ajeitadinho de Frango com Champignon. Os preços eram 11 e 13 reais, respectivamente. Porém, o que nos assustou mesmo foi o tamanho quando eles chegaram. Os pratos principais vêm acompanhados de baião de dois, farofa, salada verde, maionese de batata e cuscuz marroquino. Dependendo da fome e da quantidade de pessoas, apenas um prato é suficiente para dois. Pedimos também uma jarra de suco de laranja por apenas 6 reais, servindo em torno de 5 copos.

Saímos de lá bastante satisfeitos. Tanto com o atendimento, quanto com a comida. E para melhorar, ainda aceitam cartão de crédito, coisa rara para um estabelecimento deste porte em Jeri. Se você pretende economizar nas refeições, mas não quer comer um PF “feijão com arroz”, esse certamente é um lugar que vai agradar muito o seu bolso e principalmente ao seu paladar.

Olha o tamanho do prato! Apenas 11 reais
Olha o tamanho do prato! Apenas 11 reais

Da Pousada Jeribá para o Hotel Mosquito Blue (My Blue Hotel)

Voltamos para a pousada e arrumamos as malas para fazer o check-out. Sentiremos saudades da Pousada Jeribá que nos conquistou desde o momento que colocamos os pés lá. O Hotel Mosquito Blue (agora My Blue Hotel) já estava nos aguardando. E lá fomos nós.

Já no check-in dá para sentir o clima de um hotel conhecido internacionalmente, com recepcionistas atendendo três nacionalidades diferentes ao mesmo tempo. Bastante atenciosos, fomos conduzidos para nosso quarto. Duas belas camas decoradas com flores colhidas naquele instante nos aguardavam para um breve descanso antes de sair para assistir ao pôr-do-sol. O quarto ainda tinha uma varanda com mesa e cadeiras para apreciar a vista do jardim e de uma das suas três piscinas. Localizado em frente a praia, próxima da famosa Duna do Pôr-do-Sol e a poucos passos dos bares, restaurantes e lojas do povoado, o hotel tem fácil acesso ao centrinho, pois sua entrada encontra-se bem perto da praça principal.

Nosso quarto no My Blue Hotel
Nosso quarto no My Blue Hotel

Ao norte de Fortaleza, no Parque Nacional de Jericoacoara e no coração de um oásis no meio de dunas brancas, o My Blue Hotel Jericoacoara, inspira os olhos do mais exigente visitante. Esculpido na paisagem com a “simplicidade sofisticada” dos hotéis Mosquito Blue, ele recebe seus hóspedes com privacidade e classe em um meio-ambiente de total estilo. Falaremos melhor dele mais a frente.

Varanda exclusiva nos quartos do My Blue Hotel
Varanda exclusiva nos quartos do My Blue Hotel

Passeio de quadriciclo para a Pedra Furada

Sendo este o cartão postal oficial de Jericoacoara e um dos melhores points para assistir ao espetáculo do pôr-do-sol, não podíamos deixar de ir lá neste momento tão único de nossas vidas. Então voltamos para a agência Trilha de Jerico, com a qual já havíamos combinado este passeio, novamente motorizados com quadriciclo.

Neste mesmo roteiro encontra-se o farol no topo do morro com uma bela vista de todo o Parque Nacional de Jericoacoara, que também é o melhor local para ver o nascer do sol. Mas nosso foco era mesmo aproveitar o sol lá da Pedra Furada.

Caminho pela praia até a Pedra Furada
Caminho pela praia até a Pedra Furada

O início da trilha é exatamente o mesmo do que fizemos pela manhã indo para as lagoas, porém ao chegar na praia, ao invés de virarmos para a direita (no sentido da Árvore da Preguiça), tomamos o caminho da esquerda. Ainda beirando o mar, já é possível avistar mais a frente uma grande falésia de tom alaranjado. Chegando lá, estacionamos os quadriciclos e seguimos o restante do caminho a pé. A caminhada é um pouco longa, mas a vista faz com que o tempo passe rápido, que nem sentimos.

Neste momento, o vento estava soprando forte e uma pesada nuvem que se encontrava distante chegou de forma que pegou todos de surpresa. E junto com ela, a chuva, que deixou todos devidamente encharcados. Parecia que o pôr-do-sol estava comprometido, mas do mesmo jeito que a nuvem chegou, ela se foi (em parte). Apesar de não ter sido o momento perfeito, podem ter certeza que não foi ruim. Afinal de contas, as nuvens ganharam tonalidades diferentes variando do amarelo ao vermelho fogo criando um visual onde todos que estavam ali lembrarão pelo resto de suas vidas.

Muitas nuvens no pôr-do-sol na Pedra Furada
Muitas nuvens no pôr-do-sol na Pedra Furada
Em certa época do ano o sol se põe bem no meio
Em certa época do ano o sol se põe bem no meio

A volta foi ainda mais emocionante com os quadriciclos cortando as trilhas do Morro do Serrote à noite. Não deu tempo de ir ao Farol, mas fica para a próxima. Estávamos exaustos do dia cheio de passeios e voltamos para o hotel para um bom banho e dar uma relaxada antes de sairmos para jantar.

Jantar no Restaurante Tamarindo

Depois de descansarmos um pouco, era hora de sair para conhecer mais um restaurante bacana. Escolhemos jantar no Restaurante Tamarindo, que fica bem ao lado do My Blue Hotel, para degustarmos alguns de seus pratos com essas exóticas frutas.

O restaurante foi inaugurado em 2009, com um cardápio variado e fino. Possui um terraço com mesas sob uma enorme árvore de tamarindo, com iluminação suave e um salão de madeira com janelas de vidro, todo decorado com peças de artesanato de Minas Gerais.

Restaurante Tamarindo
Restaurante Tamarindo

A majestosa copa do Tamarindo sugeriu o ambiente acolhedor, aconchegante e de iluminação suave. A rusticidade de Jeri serviu de inspiração para resgatar os antigos fornos a lenha e panelas de ferro. Tudo isso associado a uma sugestiva gama de especiarias e frutas, incluído ai o exótico sabor do tamarindo, afim de imprimir um sabor particular ao cardápio. Tal mistura serviu para diferenciá-los dos outros, tentando assim agradar diferentes paladares.

A comida fica ainda mais saborosa com o molho de tamarindo
A comida fica ainda mais saborosa com o molho de tamarindo

Assim que chegamos, pedimos logo um frozen de tamarindo que combina perfeitamente com o clima quente de Jeri.  Os pratos sugeridos pelo chef foram um suculento Filé de Peixe Grelhado com Camarão com Rostie de Macaxeira e um apetitoso Peito de Frango com Batatas Gratinadas, ambos com o exótico molho de tamarindo, servido a parte. Posso garantir que o molho dá um toque diferente ao prato e acentua o sabor. Vale super a pena experimentar. E para finalizar, provamos também um delicioso sorvete de tamarindo feito com frutas frescas colhidas no local. Simplesmente extraordinário.

Fica aí nossa sugestão de um excelente restaurante para degustar os diversos sabores do nosso Brasil, com um excelente atendimento, garçons bilíngues, ambiente descontraído e chefs renomados, ganhadores de prêmios como o Brasil Sabor.

E não deixe de pedir o sorvete de tamarindo para fechar a conta!
E não deixe de pedir o sorvete de tamarindo para fechar a conta!

Passeio pelas Lojas de Artesanato

Mas antes de voltar para o hotel, resolvemos andar um pouco pelas lojinhas e bares. Quando a noite cai em Jeri, a vila fica ainda mais charmosa. Não existe um poste na rua. Toda a iluminação vem das lojas, hotéis, bares e restaurantes. Criando um clima rústico e charmoso, que combina perfeitamente com a falta de pavimentação das ruas.

Eis que passando em frente a uma lojinha de artesanato, me deparo com um kit de xícara de chá exatamente igual ao usado no restaurante da Pousada Jeribá. Não resisti e é claro que acabei comprando. Vai ser uma excelente lembrança para me recordar para sempre dos dias vividos em Jeri e ainda mais dos bons momentos que passamos na pousada.

Mas estávamos muito cansados do dia de passeios e voltamos para o hotel. O trabalho não acaba nunca. Era hora de atualizar nossas redes sociais, e enviar algumas fotos e notícias para todos que estão nos acompanhando “ao vivo”. Com tudo isso feito, caímos direto nos “braços de Morfeu”.

Pousada Jeribá
http://www.jeriba.com.br
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000988941303

Agência Trilha do Jerico
http://www.trilhadojerico.com.br
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001581105925

Hotel Mosquito Blue ou My Blue Hotel Jericoacoara
http://www.mosquitoblue.com.br
http://www.mybluehotel.com.br
http://www.facebook.com/pages/Hotel-Mosquito-BLUE-Jericoacoara/123051267755129

Restaurante Tamarindo
http://www.facebook.com/pages/Restaurante-Tamarindo/144652422269783

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

4 Comentário

  1. A praia do Preá está localizada ao lado de Jericoacoara e para chegar até esta maravilhosa vila, o portal de entrada é pela Praia do Preá, onde é possivel fazer kitesurf e descansar. O guia turistico da Praia do Preá, tem informações detalhadas de trajeto e informações de pousadas e hoteis.

  2. Fala Maurício, fui informado que é perigoso realizar os passeios de quadriciclo sozinho, e que era para eu alugar um quadriciclo mas teria que ter também um guia ou seja, iria pagar mais caro que em um buggy. o que você indica?

    abraços

    • Oi Rafa, pelo que eu saiba, ninguem lá em Jeri aluga apenas o quadriciclo. Os passeios são feitos apenas com guias.
      Bom, difícil indicar um dos dois… são passeios completamente diferentes. Você mesmo pilotar o quadriciclo é muito maneiro! É diversão do inicio ao fim. O buggy é legal tb, mas é mais “cômodo”, hehehe… apesar de ser muito bom tb. Hehehhe… eu gostei dos dois. 😀

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here