Como era esperado, o sol amanheceu tímido. Também, às 6hs da manhã, não tem sol que brilhe a todo vapor né? Aproveitamos para arrumar a mochila para os passeios do dia, e aproveitar o delicioso café-da-manhã que o Marruá Hotel já havia preparado. Em um restaurante totalmente climatizado, uma grande ilha com diversos tipos de bolos, pães, frios, frutas, sucos e salgados nos convidava a provar os sabores da região.

Café-da-manhã do Marruá Hotel, Bonito - MS
Café-da-manhã do Marruá Hotel, Bonito - MS

Satisfeitos e de baterias renovadas, fomos até a Bonito Way para pegar o Mano, nosso guia, que nos acompanharia nos passeios do dia. Para começar, uma visita ao Buraco das Araras, depois um almoço e flutuação na estância do Rio da Prata e pra fechar a noite de aventuras, um passeio de quadriciclo na Rota Boiadeira. O dia promete grandes doses de emoção.

Uma dolina vermelha e verde

O Buraco das Araras localiza-se no município de Jardim, cerca de 53 km de Bonito. É uma boa opção, antes ou depois, para quem faz o passeio do Rio da Prata, ou quando estiver chegando ou saindo de Bonito. Pegamos a estrada logo cedo, para conseguir chegar ao buraco com uma boa luz e tentar pegar as araras saindo para seus passeios diários. Mais um passeio único que o Tour da Experiência apoia e divulga em seu site.

Panorâmica do Buraco das Araras, Jardim - MS
Panorâmica do Buraco das Araras, Jardim - MS (clique para ver maior)

Chegamos ao receptivo e não perdemos tempo. A trilha é toda demarcada, e fica ao redor da dolina com 124 metros de profundidade e 160 metros de diâmetro, possibilitando uma visão panorâmica de seu interior, onde as araras-vermelhas e outras aves vivem em harmonia. Em seu fundo se encontra um grande lago e alguns répteis, como jacarés e lagartos. Para entenderem um pouco mais sobre o que é uma dolina e como ela se forma, recomendamos a leitura desse artigo no Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dolina).

Conseguimos pegar alguns momentos bacanas, onde as araras ainda arrumavam suas penas antes de partir para outros destinos. A paz e a tranquilidade que o Buraco das Araras pode proporcionar são indescritíveis. Dá vontade de ficar lá durante horas observando seu comportamento. Imaginem uma enorme cratera em meio ao cerrado, em arenito de tom avermelhado, com diversos pássaros que adotaram como habitat e proteção natural contra os predadores. O nome Buraco das Araras surgiu em razão do grande número de araras que habitam o local e fazem verdadeiros espetáculos. Pela manhã cedo e no fim da tarde a luz dá um toque especial ao show da vida. Fica a dica.

Araras-Vermelhas no Buraco das Araras, Jardim - MS
Araras-Vermelhas no Buraco das Araras, Jardim - MS

Na volta, ainda compramos algumas lembranças na loja do receptivo e seguimos em direção ao Recanto Ecológico Rio da Prata, que fica a apenas 5 km dali.

O paraíso perdido com águas cristalinas

Ainda no município de Jardim, a 48 km de Bonito, o Recanto Ecológico Rio da Prata já nos aguardava para mais um dia de aventuras. Ao chegarmos, fomos apresentados a equipe que nos recebeu muito bem. O receptivo é bem legal e agradável. Porém estávamos famintos e o almoço já estava servido.

Após um leve descanso, recebemos as instruções, vestimos a roupa de neoprene e nos equipamos com botinha e máscara de mergulho (tudo cedido pelo passeio). Tomamos aquele banho gelado para dar uma aliviada no calor que a roupa oferece e nos dirigimos até o caminhão que nos levaria até o início da trilha, que faz parte da RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Receptivo do Rio da Prata, Jardim - MS
Receptivo do Rio da Prata, Jardim - MS

Já no início, encontramos uma cascavel que passeava tranquilamente próxima a trilha. Um ótimo momento para fotos e contemplação da mata ciliar que beira a região. Também é possível avistar outros animais silvestres e aves, porém não demos essa sorte. A trilha é tranquila e passa por árvores centenárias onde placas de madeira nos dão mais informações sobre as espécies encontradas ali.

Já próximo ao rio, as primeiras imagens nos deixa perplexos com tamanha beleza. A transparência das águas impressiona qualquer um. Seus tons de azul rodeados pela mata bem iluminada pelo sol nos lembram paisagens de pintores famosos e seus quadros que rodaram o mundo. O sorriso já não saía mais de nossos rostos. Mas o melhor ainda estava por vir, o mergulho!

Flutuação no Rio da Prata, Jardim - MS
Flutuação no Rio da Prata, Jardim - MS

Na nascente do Rio Olho d’Água, onde começa a flutuação, a cena se repete novamente. Chega a ser engraçado ver a cara de surpresa e felicidade dos turistas. Todos querendo registrar esses momentos que são únicos em nossas vidas. Mas é preciso continuar. Então vamos para a água, onde é realizada a adaptação ao uso dos equipamentos. Nosso guia repassa as instruções sobre os procedimentos que devem ser seguidos e fazemos um breve reconhecimento da nascente.

Eis que avisto a primeira surpresa do mergulho, uma enorme sucuri de aproximadamente 4 metros nadava calmamente em nossa direção. Aviso ao guia que alerta o grupo para realizar movimentos lentos e não atrapalhar o passeio da nossa amiga que estava apenas de passagem. Por sorte ninguém entrou em pânico e conseguimos fazer ótimos registros de um animal maravilhoso em seu habitat natural.

Sucuri de 4m no Rio da Prata, Jardim - MS
Sucuri de 4m no Rio da Prata, Jardim - MS

A partir daí, seguimos caminho e a natureza fez o seu trabalho. Calmamente a correnteza nos conduzia rio abaixo, em torno de 2.000 metros, por suas águas sempre cristalinas, com tons de azul que se misturam as mais diversas cores dos peixes e plantas. É incrível. Parece que estamos mergulhando dentro de um aquário gigante. Em certos momentos até, nos vimos cercados por piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e dezenas de outros peixes regionais.

Fiquei triste que logo no início minha máquina aquática resolveu descarregar a bateria sem nem avisar. Por sorte, nosso guia Mano estava com a dele e nos emprestou para continuarmos registrando tudo. Pois o melhor ainda estava por vir.

O Vulcão - Uma ressurgência no Rio da Prata, Jardim - MS
O Vulcão - Uma ressurgência no Rio da Prata, Jardim - MS

E lá pelo meio do caminho, quando você pensa que já viu de tudo, eis que surge a nossa frente o famoso “Vulcão”. Uma ressurgência que alimenta o rio, levantando a areia grossa e criando movimentos que nunca se repetem. Com aproximadamente 5 metros de profundidade, é até difícil vencer a sua força para conseguir uma foto ao lado de tamanha beleza natural. Damos uma rápida parada no deck montado a sua frente para um leve descanso, e em seguida continuamos a flutuação.

O final estava próximo. O encontro com o Rio da Prata. Neste local existem duas opções: retornar para a sede ou realizar o mergulho com cilindro. Como havia chovido muito no dia anterior, a água estava bastante suja (barrenta mesmo) e a visibilidade era impossível. Para nossa segurança, cancelamos o mergulho e voltamos para a sede, onde trocamos de roupa e partimos rumo a Bonito, pois mais aventuras nos aguardavam.

Flutuação no Rio da Prata, Jardim - MS
Flutuação no Rio da Prata, Jardim - MS

Emoção e adrenalina com direito a pôr-do-sol

Antes, uma rápida parada no hotel para pegar uma roupa mais velha e surrada, pois fomos avisados que iriamos voltar bem sujos de lama do passeio. A Rota Boiadeira é isso mesmo, e é preciso ter consciência que é uma atividade Off-Road e que é certo voltar pra casa com a roupa e tênis sujos. É colocar o pé na lama e esquecer as frescuras da cidade grande.

Na chegada, os quadriciclos de 150 cilindradas já estavam enfileirados. Recebemos nossos capacetes e antes de sair, um breve treino para pegar intimidade com a máquina. Enfim, estávamos prontos para a diversão.

Rota Boiadeira, Bonito - MS
Rota Boiadeira, Bonito - MS

O percurso é feito por estradas de terra e barro que são usadas por comitivas de gado como passagem até as fazendas. Trajetos íngremes, com pedras e buracos, no meio da mata e muita lama. Como no dia anterior havia chovido, imaginem a situação das trilhas. Foram quase 3 horas de muita aventura e emoção, durante os 9 km de percurso.

Começamos no fim de tarde e só retornamos a noite. Imundos. Mas extremamente felizes. Tivemos o prazer de ver um belíssimo pôr-do-sol no meio da trilha e fizemos imagens bem legais de todo o circuito. Pra fechar, uma foto com o grupo que nos acompanhou e fizeram manobras pra lá de malucas.

Galera do Rota Boiadeira, Bonito - MS
Galera do Rota Boiadeira, Bonito - MS

De volta ao Marruá Hotel, foi engraçado ver a cara dos funcionários, que não sabemos se já viram hospedes chegando ao seu estabelecimento em tal estado. Enfim, a vida está aqui pra ser vivida, não é mesmo? Mas não pensem que o dia acabou assim. Ainda tínhamos que jantar em um dos restaurantes mais badalados da cidade.

Rodízio de peixes e jacaré!

Após um rápido banho no hotel, pegamos o carro e voltamos para a avenida principal onde se encontra o restaurante “O Casarão” para participar de mais uma orgia gastronômica e experimentar um rodízio com diversos tipos de peixes.

O restaurante conta com a tradicional comida caseira e um amplo espaço interno e externo, bem ventilados. Logo ao chegarmos, já fomos muito bem recebidos pelo garçom bastante simpático. Já devidamente acomodados, decidi provar o famoso rodízio de peixes e meu parceiro, que não come peixes, optou pelo Parmegiana de Frango com Fritas.

Restaurante O Casarão, Bonito - MS
Restaurante O Casarão, Bonito - MS

No meu rodízio estavam inclusos: Pintado Frito, Costelas de Pacú Frito, Pintado a Parmegiana, Jacaré a Dorê, Pintado a Brasileira e Pintado a Urucum. Tudo isso com seus devidos acompanhamentos: salada, pirão, arroz e batatas-fritas. Sim, experimentei todos e no final ainda repeti o Jacaré e o Pintado fritos. Mas sem direito a sobremesas hoje, é claro. Hehehe.

Na saída ainda encontramos a Dona Margarida caminhando no calçadão com sua cesta de bombons. Com sua simpatia conquistadora, convence qualquer um a provar seus bombons artesanais dos mais variados sabores, dentre eles os mais procurados são os de Guavira e o de Jaracatiá. Bastante conhecida na cidade e entre os turistas, esta senhora vai longe. Compramos alguns pra levar pra casa, tiramos uma foto de recordação e voltamos para o hotel.

Dona Margarida e sua cesta de bombons, Bonito - MS
Dona Margarida e sua cesta de bombons, Bonito - MS

Era hora de dormir, pois o dia seguinte ainda nos reservaria muitas aventuras e doses de adrenalina. Mas antes agradecer pelo belíssimo dia de sol que nos proporcionou momentos incríveis em nosso roteiro. Muito obrigado!

[box type=”note”]Vejam também nossa galeria de fotos deste dia.[/box]

Sites e parceiros

Bonito Way
http://www.bonitoway.com.br
http://twitter.com/BonitoWay
http://www.facebook.com/BonitoWay

Marruá Hotel
http://www.marruahotel.com.br
http://twitter.com/marruahotel
http://www.facebook.com/marruahotelbonito
http://www.facebook.com/marruahotel
http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/hospedagem-marrua-hotel

Buraco das Araras
http://www.buracodasararas.tur.br
http://twitter.com/BuracodasAraras
http://www.facebook.com/pages/Buraco-das-Araras/130167373692201
http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/ecoturismo-buraco-das-araras

Rio da Prata
http://bonitopantanal.blogspot.com
http://twitter.com/riodaprata
http://www.facebook.com/riodaprata
http://www.youtube.com/user/riodaprataecoturismo
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7518606815558261656

Rota Boiadeira
http://www.youtube.com/watch?v=nKifUz8crpw

Restaurante O Casarão
http://www.restauranteocasarao.com

Tour da Experiência
http://www.tourdaexperiencia.com
http://twitter.com/TourExperiencia
http://www.facebook.com/tourdaexperiencia

Movida Rent a Car
http://www.movida.com.br
http://twitter.com/MovidaRentaCar
http://www.facebook.com/MovidaRentaCar

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

6 Comentário

    • É fácil falar isso quando está dando uma volta ao mundo né? Hehhehe
      Mas eu tenho que concordar com você. O Brasil é mesmo lindo. Temos um “mundo” inteirinho aqui dentro.

      Estamos esperando você voltar para fazer umas trips juntos. Abração.

  1. Fala, Mauricio. Bem legal seu blog, só achei um pouco genéricos os reviews sobre as pousadas de Bonito, alguns parecem iguais. Preciso de sua ajuda, você sabe dizer onde é a rota boiadeira ? Pesquisei muito e em nenhum lugar acho a informação, no Google Maps aponta para dentro da cidade de Bonito, o que acho improvável. Gostaria de saber para poder organizar a logística dos passeios. Obrigado, abraços.

  2. […] Dia – Buraco das Araras, Flutuação no Rio da Prata e Quadriciclo na Rota Boiadeira + fotos + […]

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here