Foz do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu
Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu

Dia lindo em Foz do Iguaçu! Mais um café-da-manhã delicioso nos esperava lá embaixo. Após um rápido banho quente e arrumar a mochila, descemos para carregar as baterias. Alguém aqui gosta de waffles? Eu amo! E com geléias diversas para escolher ficam melhores ainda. Quem tiver a oportunidade, prove!

Esperamos até as 9hs e fomos à central dos Correios que fica a duas quadras do Hotel Bella Itália, onde estamos hospedados. Portas abertas, pegamos os documentos e nos dirigimos para a Polícia Federal para tentar dar entrada no Passaporte. Duas notícias, uma boa e uma ruim. A ruim é que o prazo para a entrega do dito-cujo é de 6 dias, mas que estavam entregando com 4 ou 5 apenas. Isso não seria nada bom, pois teríamos que adiar o vôo e os passeios na Argentina. A boa noticia é que existe a possibilidade de fazer um Passaporte de Urgência e seu prazo de entrega é de apenas 24 horas. Porém – sempre existe um – eu teria que fazer uma carta de próprio punho, explicando os motivos pelos quais estou em Foz, anexar documentos, passagens, recibos, cartão de visita e tudo que pudesse para dar veracidade ao trabalho que estamos realizando. E eu fiz tudo, é claro! Para minha felicidade, uma das atendentes confessou-me que nos últimos meses o delegado havia negado 100% das tentativas. Super confortante, não é? Agora só nos restava rezar e aguardar a ligação deles avisando se havia sido deferido ou negado.

Almoçamos e continuamos o roteiro. Nosso guia-amigo-companheiro do dia, André Vinicius, nos levaria para visitar as Cataratas do Iguaçu, através das trilhas auto-guiadas sobre as passarelas do lado brasileiro, no Parque Nacional do Iguaçu. Também fazer o Macuco Safari e o Rafting no Rio Iguaçu. Chegamos ao parque, entramos e pegamos o ônibus rumo ao início da Trilha das Cataratas. No meio do caminho, eis que meu celular toca. Era da Polícia Federal avisando que meu passaporte havia sido aprovado e que eu teria que comparecer o quanto antes para conversar pessoalmente com o delegado. Mas o show tem que continuar! Eu voltei ao hotel e meu sócio seguiu em frente para cumprir as pautas do dia.

Conversando com o Delegado da Policia Federal

O clima era tenso ao chegar a Polícia Federal. Conversaria com o Delegado, aquela figura intocável que já impõe respeito pelo título que carrega. As meninas da recepção já me receberam com um sorriso no rosto, isso era bom sinal. Todas já sabiam que eu era o felizardo. Eis que um rapaz de aparência jovial vem até mim e apresenta-se informalmente: “Olá Maurício, eu sou o delegado. Tudo bem? Podemos conversar?”. Nossa, eu imaginava outra pessoa, outra aparência, outro jeito…

A conversa foi breve. Ele só me chamou para explicar os motivos que estava deferindo o meu pedido de passaporte. Resumindo o papo, ele conhecia o site e sabia da importância que temos como veículo multiplicador de informação. O único pedido foi que nós informássemos da importância em portar os documentos de identidade original (RG) e/ou o passaporte válido para qualquer viagem com destino a cidades fronteiriças. Ele falou que o erro mais comum do turista é trazer a carteira de motorista ou a carteira profissional (OAB, CRM, CRMV, CREA, etc) achando que é válido. Não, não é! E ressaltou também que a carteira de identidade válida é somente a emitida pelo estado. Carteiras do DETRAN, militares, etc… nenhuma delas são aceitas nas fronteiras. E o passaporte, claro, deve estar dentro da validade.

Finalizada a conversa, fui encaminhado ao setor para dar entrada e apresentação dos documentos para o Passaporte de Urgência em 24hs. Tudo feito, agora era só comemorar e esperar para pegá-lo no dia seguinte logo cedo (em menos de 24hs, na verdade). É válido lembrar também que a lista completa dos documentos para a retirada do passaporte está no site da Polícia Federal, no link a seguir: http://www.dpf.gov.br/

Foz do Iguaçu - Cataratas do Iguaçu
Foz do Iguaçu – Cataratas do Iguaçu

Para vocês sentirem um pouco do que os turistas vivenciam em Foz do Iguaçu, especialmente no Parque Nacional, o texto abaixo foi escrito pela esposa do meu sócio. São palavras de quem vive de perto essa emoção difícil de ser relatada.

Trilha das Cataratas e Macuco Safari, emoção difícil de descrever

“Enquanto isso no Parque Nacional do Iguaçu a aventura continuou através das Trilhas das Cataratas. Saímos do ônibus e despretensiosos fomos descendo uma linda trilha de rica natureza. Quando que a frente de uma grande clareira avistamos parte das Cataratas. Que saudação!

Eu não sabia se ficava parada contemplando o que estava vendo, ou se me aproximava logo daquela visão deslumbrante. Difícil é para um aventureiro e turista dividir seu curto tempo entre as fotos profissionais, as fotos pessoais e ainda a vontade de passar pelo menos 1 dia em cada mirante, pois é válido cada segundo naquele lugar. Continuamos a trilha com aquele sorriso orelha-a-orelha e nem senti o tempo passar.

Foz do Iguaçu - Nas passarelas brasileiras
Foz do Iguaçu – Nas passarelas brasileiras

Avistamos belas aves em uma rica flora e chegamos ao mirante principal do lado brasileiro. Sabe quando você gosta tanto de uma coisa que acaba até dificultando a expressão do que sente? É por aí.

Um som majestoso das cachoeiras e você andando pelas passarelas com as gotículas passando por você, a visão das quedas, da garganta do diabo com show de arco-íris por todos os lados. É realmente difícil sair deste ponto. Faz tão bem a alma que quando você vira as costas para continuar a conhecer o parque, o seu corpo treme como se pedisse muito para não sair dali. Mas enfim, tudo é maravilhoso e teremos mais emoção com o imperdível Macuco Safari.

Para visitar a parte superior da trilha somos contemplados com “chave de ouro”. O elevador é panorâmico e abre as portas bem na frente das cachoeiras.

Foz do Iguaçu - Vista da parte superior
Foz do Iguaçu – Vista da parte superior

Com 10 minutos para o início do Macuco, corremos para o ônibus. Ao chegar lá a primeira providência é trocar de roupa, pois esse, como todos dizem é um passeio “molhado”, para lavar a alma! Iniciamos o passeio com jipe elétrico pelo meio da mata. O guia atencioso e bem treinado vai explicando sobre a flora local e tirando as dúvidas de todos (em diferentes línguas). Paramos em um cais onde deixamos nossos objetos pessoais e sentamos ansiosos nos super botes.

Espetacular! Vamos contemplando as corredeiras até chegar às águas mais agitadas. Daí rola emoção para tudo quanto é lado, a água batendo no bote, risos nervosos, risos de pura emoção e muito mais. Paramos por 5 minutos entre o Brasil e Argentina, próximos a Ilha de San Martin para fotografar. Acho que foram os 5 minutos mais corridos de nossas vidas, tudo passa depressa quando a diversão é garantida.

Foz do Iguaçu - Macuco Safari
Foz do Iguaçu – Macuco Safari

Subimos e vencemos mais corredeiras rebeldes com muita animação. Então paramos próximos a passarela brasileira e ganhamos mais 5 minutos para fotografar e contemplar. É muito lindo. Imagine-se num cânion com lindas cachoeiras por todos os lados e uma natureza exuberante. De tirar o fôlego mesmo. Daí vem o auge do passeio. O barqueiro volta a correnteza e vai se aproximando das cachoeiras. Estávamos nas primeiras fileiras quando aquela água toda começou a cair sobre nós. Foi muito bom! Tão bom que até o barqueiro sorria vendo nossa felicidade. Mesmo com um pouco de frio, gritávamos: “Maaaais! Frio é psicológico!!!”. Não podíamos deixar de aproveitar um banho como aquele por nada nessa vida.

Dalí partimos para um cais próximo a Ilha de San Mantin e nos despedimos de parte do grupo porque a aventura iria aumentar ainda mais pois optamos em também fazer o rafting. O passeio tem início próximo a Ilha San Martin e se estende por 4,5 quilômetros, que levam cerca de uma hora para serem percorridos. Segundo os organizadores, até mesmo iniciantes, desde que tenham mais de 14 anos, podem participar da aventura. Todos recebem, previamente, as instruções e equipamentos necessários (capacete e colete salva-vidas) para domar a correnteza do Iguaçu com segurança, que é garantida pela presença de instrutores gabaritados. O trabalho dentro dos botes é comandado por profissionais habilitados junto à Confederação Brasileira de Canoagem.

Foz do Iguaçu - Rafting nas Cataratas
Foz do Iguaçu – Rafting nas Cataratas

Logo ao sair com o bote já deparamos com as “águas fortes”, quedas e ondas para todos os lados. Como iniciantes fazíamos tudo que o instrutor pedia e curtíamos cada emoção. Então vêm as “águas calmas”. Para mim, um momento inesquecível de minha vida, o instrutor fala: “descansar”… Aí tiramos os remos da água e ficamos observando o pôr-do-sol, o barulho da mata, o bando de papagaios que passavam a todo o momento por nós… Era só agradecer, ficamos muito felizes em poder viver esse dia e sugiro a todos que amam a natureza, que façam esse passeio, pois só assim saberão o quão imprescindível ele é.

Voltamos a remar e chegamos ao cais no início da noite. Molhados, com frio, mas muito felizes!”

Orgia Gastronômica na Noite Italiana

À noite nos encontramos para o jantar mais esperado dos últimos dias. O Bella Itália é o único hotel de Foz do Iguaçu que prepara a Noite Italiana. O jantar acontece no Restaurante Dolce Vita, em seu interior.

Hotel Bella Itália - Mesa de queijos na Noite Italiana
Hotel Bella Itália – Mesa de queijos na Noite Italiana

Confesso que sucumbi ao pecado capital da gula. O jantar é composto por uma farta mesa de queijos nacionais e importados com aproximadamente 40 tipos – alguns são mais conhecidos, como Brie, Camembert, Cream Cheese, Gorgonzola, e outros menos, mas igualmente deliciosos, como Asiago, Edam, Gouda, Grana e Gruniére. Tem também o Buffet de saladas, antepastos, frios em geral, sopa de capeletti e para deixar ainda mais completo, um rodízio de massas, pizzas, risotos e carnes de tirar qualquer um do regime. Acompanhando o banquete uma carta de vinhos de fazer inveja a qualquer restaurante especializado.

A mesa de sobremesas é um destaque a parte. Resumindo, sair de lá sem reclamar de ter comido demais é impossível. Neste caso há uma graspa italiana que faz qualquer refeição assentar rapidinho. Há também uma mesa com café e diversos tipos de chá para quem resistir a esta tentação.

Sem falar da música ao vivo, a sempre bem-vinda companhia do Marcelo Valente e esposa, a Dani e o Vinicius (ambos da Loumar Turismo) e o excelente atendimento dos garçons. Fica aí mais uma dica de restaurante em Foz do Iguaçu. Esta orgia gastronômica é realizada as quartas e sábados, das 19h30 às 23 horas.

Hotel Bella Itália - Entre amigos na Noite Italiana
Hotel Bella Itália – Entre amigos na Noite Italiana

Serviço

Parque Nacional do Iguaçu
Rodovia BR 469 – KM 18
Horário de Funcionamento: de segunda a domingo, das 9 às 17 horas. No verão, das 9 às 18 horas.
Informações e reservas: (45) 3521-4400
Site: www.cataratasdoiguacu.com.br
Email: [email protected]

Macuco Safari
Fones: (45) 3523-6475 / 3529-6262
Email: [email protected]
Site: www.macucoecoaventura.com.br

Restaurante Dolce Vita
Av. República Argentina, 1700 – Centro
Datas: todas às quartas-feiras e aos sábados, das 19h30 às 23h
Reservas pelo Telefone: (45) 3521-5006
Email: [email protected]
Site: www.bellaitalia.tur.br ou www.hotelbellaitalia.com.br

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

4 Comentário

  1. […] Dia – Macuco Safari e Noite Italiana no Hotel Bella Itália + fotos+ vídeo 1 + vídeo […]

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here