4º Dia em Foz do Iguaçu – Saltos Monday e Compras no Paraguai

4º Dia em Foz do Iguaçu – Saltos Monday e Compras no Paraguai
Paraguai - Saltos Monday
Paraguai – Saltos Monday

O dia amanheceu nublado, mas sem chuvas dessa vez. E assim permaneceria por todo o dia. Ótimo para as compras no Paraguai, certo? Certíssimo! A programação do dia foi toda em terras vizinhas. Após o farto café da manhã no hotel, fomos apresentados ao André e ao Thiago, que seriam nossos guias.

Atravessamos a fronteira em um dos carros da Destino Iguassu Turismo, que podem ser contratados diretamente no hotel ou na agência. A famosa Ponte da Amizade e a Ciudad del Este é exatamente aquilo que vemos nos filmes. O que reparamos logo de início foi a total ausência de sinalização de trânsito (farol, sinal e pouquíssimas placas). E o mais engraçado é que existia até uma ordem em meio a esse caos no trânsito. A pobreza e a sujeira nas ruas contrastam com os shoppings e cassinos locais. Mais a frente voltaremos a falar neste assunto. Nosso primeiro destino é conhecer os Saltos Monday. Depois de uma certa dificuldade em encontrar a estrada certa, descobrimos uma placa estrategicamente posicionada atrás de um poste indicando o caminho correto. Tiramos até foto para registrar.

As Cachoeiras dos Saltos Monday

Finalmente chegamos. Os apreciadores do turismo ecológico e de aventura têm no Salto Monday, no Paraguai, mais uma opção de lazer na Tríplice Fronteira. A poucos quilômetros de Foz do Iguaçu, atravessando a Ponte da Amizade, a Natureza brindou a região com mais um espetáculo das águas. São três quedas d’água – a maior delas, de 40 metros – que se precipitam próximas à foz do Rio Monday, um dos principais afluentes paraguaios do Rio Paraná. É um belo espetáculo com a nuvem de gotículas provocada pelo impacto da água nas rochas e arbustos que contornam a imensa depressão do Monday.

Localizados na cidade paraguaia de Puerto Presidente Franco, a 20 quilômetros da fronteira brasileira, os saltos fazem parte do Parque Municipal Monday, uma reserva natural de nove hectares, coberta por uma espessa vegetação de mata tropical que esconde animais e pássaros de pequeno porte. Grandes paredes de pedras sustentam os três saltos e tornam o local ideal para a prática de escalada e de rapel. Foram os amantes desses esportes que tornaram os saltos conhecidos ao incluí-los nos Jogos Mundiais da Natureza, realizados em 1998.

Paraguai - Saltos del Rio Monday
Paraguai – Saltos del Rio Monday

Outra aventura no local é o trekking (caminhadas pelas trilhas que cortam o parque e chegam às margens do rio, logo depois das quedas d’água). Também é permitido tomar banho no rio, desde que se tenha os devidos cuidados com a correnteza. Além disso, o parque é utilizado pelos turistas para piqueniques, passeios e acampamentos. Sua infra-estrutura conta com passarelas, mirantes, estacionamento, bebedouros, banheiros, lojas de souvenires e lanchonetes. Mas é através dos mirantes e passarelas que se tem a bela visão dos saltos e do cânion do Monday, rendendo boas imagens para levar de recordação. O parque pode servir também para observação de animais, pássaros e para contemplação da natureza. E, ao seu redor, estão assentadas quatro comunidades indígenas. São 40 famílias de índios Guarani que comercializam artesanato no Museu Bertoni.

O melhor acesso ao Salto Monday é o terrestre. De Ciudad del Este, cidade fronteiriça com Foz do Iguaçu, são três quilômetros pelas avenidas San Blas, Alejo Garcia e Bernadino Caballero até Presidente Franco. As vias são todas pavimentadas. O acesso pelo rio Paraná é somente para contemplação. São duas horas de lancha partindo de Foz do Iguaçu até a foz do rio Monday. Da foz ao salto são mais 2,5 mil metros. Para esse tipo de visita é melhor usar lanchas com motor overcraft.

Ficaríamos horas desbravando o local, mas temos que seguir adiante pois o tempo é curto e as compras no Paraguai nos esperam.

Compras no Paraguai – Ciudad del Este

Sair de Foz do Iguaçu sem fazer compras na Tríplice Fronteira é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o mar. O comércio diversificado da região atrai compradores do Brasil inteiro, gente seduzida por preços tentadores e lançamentos ainda inéditos no País. Para se ter uma idéia, o centro comercial de Ciudad del Este, já chegou a ser o segundo maior do mundo em negócios nos anos 90, com milhares de lojas no Paraguai.

Destino secundário da região, mas não menos interessante, é a pacata cidade argentina de Puerto Iguazú, que abriga um comércio familiar que aspirava prosperidade até a crise cambial que levou a Argentina à bancarrota. Atualmente, a recuperação da economia local é visível, fazendo da cidade um bom lugar de compras para quem busca vinhos e roupas. Para chegar lá é necessário apresentar a carteira de identidade ou passaporte na aduana. Hoje, porém, algumas coisas mudaram na região. A começar pela cota de importação estipulada pela Receita Federal, de 300 dólares por pessoa, que afastou parte dos chamados sacoleiros. Quem gasta acima disso tem de recolher impostos (50% sobre o valor excedente).

Paraguai - Compras a céu aberto
Paraguai – Compras a céu aberto

Entretanto, fazer compras na fronteira continua sendo um ótimo negócio, desde que seguidos alguns conselhos importantes. Por exemplo, todo cuidado é pouco com os camelôs. Embora atraentes pelos preços módicos, os ambulantes costumam vender produtos falsificados. As grandes lojas de departamento e shoppings tradicionais cobram um pouco mais caro, mas trabalham com mercadorias originais que chegam às prateleiras como verdadeiras pechinchas graças aos baixos impostos (ou a ausência deles) cobrados pelo governo paraguaio.

Outra dica é sempre levar dólares (ou guarani, a moeda local) para fazer compras fora do Brasil, pois os preços dos artigos importados são geralmente fixados com base na moeda norte-americana. Além disso, as casas de câmbio dos países vizinhos praticam cotações desvantajosas e o risco de trocar dinheiro na rua, com cambistas, é altíssimo. Já os cartões de crédito andam em desuso nas lojas menores. São poucas que os aceitam, e, nestes casos, cobram taxas consideráveis (10% ou mais), por causa da transação internacional. Em nosso caso, todos os lugares que fizemos compras aceitavam cartões de crédito.

Loja escolhida e dinheiro na mão, mais uma precaução a ser observada é testar o produto escolhido antes de fechar negócio. Afinal, uma eventual troca é praticamente impossível para quem mora longe de Foz. E, ao se certificar do funcionamento da mercadoria, esteja atento se o vendedor embala e lhe entrega o mesmo artigo selecionado ou algum similar não testado.

Atenção: Não deixe para fazer compras no domingo, dia em que praticamente todas as lojas da fronteira estão fechadas. Se esta for a sua única data livre, vá à Casa Americana, única a abrir as portas. Com estes cuidados tomados, esteja pronto para fazer compras vantajosas e inesquecíveis na região de Foz do Iguaçu.

12 SUPER DICAS PARA COMPRAR COM SEGURANÇA

1- Verifique se o produto que foi adquirido é retirado do pacote é o mesmo que foi escolhido no balcão de vendas. Não aceite caixas fechadas evitando a troca de produtos.

2- Desconfie de preços baixos apesar da aparência de um bom negócio, normalmente eles significam produtos recondicionados ou falsificados.

3- Nas Compras de eletrônicos, exija catálogos, garantia e os acessórios que o catálogo indica. Exija que o aparelho seja testado na sua presença, evitando assim levar um produto com defeito ou incompleto.

4- Exija sempre nota fiscal, que deve ter o nome da empresa impresso. Ela é sua prova de que comprou a mercadoria naquela loja.

5- Nunca compre perfumes nas ruas, todos são falsificados.

6- Informe-se sobre as melhores lojas por amigos ou conhecidos, evitando assim que pessoas com interesse financeiro lhe indiquem um lugar não confiável.

7- Não compre jamais em lojas que não tenham os preços marcados nas mercadorias evitando assim que o preço seja de acordo com a cara do cliente.

8- Ao pagar com cartão de crédito jamais deixe que o retirem de sua vista a fim de evitar fraudes.

9- Verifique a data de validade dos produtos perecíveis, o consumo de produtos com data vencida pode ser prejudicial à saúde.

10- Ao comprar produtos de tratamento facial e corporal exija atendimento capacitado para indicar o produto adequado ao seu tipo de pele, evitando assim alergias ou reações adversas.

11- Passe estas dicas a outras pessoas que estarão fazendo compras no Paraguai, assim você estará ajudando a acabar com os maus comerciantes que tem por hábito enganar o cliente.

12- Estas regras também são válidas para todas as cidades do mundo, pois em todo lugar existem maus comerciantes.

Fonte: Loumar Turismo (www.loumarturismo.com.br)

Por fim, nossa experiência de compras foi totalmente positiva, graças aos amigos que nos acompanharam nessa jornada. Existem distribuidoras específicas de cada marca, como Sony, Canon, Nikon… e importadoras de perfumes e cosméticos. Então, estávamos em boas mãos. Na volta para Foz, se ultrapassar a sua cota, é preciso enfrentar a fila na Aduana para vistoria e legalização dos produtos. Presenciamos na nossa frente um rapaz que estava tentando entrar no Brasil com uma arma de brinquedo e outros itens pessoais. Nem preciso dizer que a arma foi apreendida, não é mesmo?

No meu caso, comprei uma filmadora Sony e foi necessário declarar. O procedimento na Polícia Federal foi o seguinte:

1. Pesquisam o valor e te cobram 50% do que ultrapassou a cota;
2. Emitem um DARF que deve ser pago no mesmo dia;
3. Confiscam o produto lá mesmo e caso você não volte, eles enviam para um depósito;
4. Só então você volta para retirar o seu produto.

Se você tiver conta no Banco do Brasil, ótimo. Pois lá mesmo existe um caixa rápido para esses pagamentos. Caso contrário, é preciso ir até o centro pagar ou achar alguma Lan-house para efetuar o pagamento via internet. Não se esqueça de imprimir o comprovante para a apresentação no momento da retirada dos produtos na Policia Federal.

Mais um dia de correria. De volta ao hotel para jantar, descansar e se preparar para o próximo dia. Meus documentos para a retirada do passaporte já estão na cidade. Pegarei na central dos correios para agilizar os procedimentos.

Serviço

Saltos Monday
Endereço: Cidade de Presidente Franco (Paraguai), a 20 km da Ponte da Amizade e a 3 km de Ciudad Del Este
Informações: (595) 561-550-042
Horário de Visitação: todos os dias, das 7h às 17 horas
Preço: R$ 1,00 por pessoa

Foz Ecoturismo
Turismo Ecológico e de Aventura em Foz do Iguaçu
Fone: (45) 3521-4000
Site: www.fozecoturismo.com.br

Compras no Paraguai
Destino Iguassu Turismo / Loumar Turismo
Av. República Argentina, 1700 – Centro
Fone: (45) 3521-4000
Site: www.destinoiguassu.com.br
www.loumarturismo.com.br/comprasparaguai.htm


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

7 comments

No Parque das Cataratas Brasileiras o almoço é um absurdo (R$ 40,00 por pessoa).
Vale a pena ir até a cidade de Foz (fica a dez minutos do parque) e comer em varios dos restaurantes que cobram de R$5,00 à R$15,00 no maximo por pessoa, com buffet muito farto.
Um deles é o do Hotel San Rafael (
Rua Almirante Barroso Nº:1660 – Centro)que cobra R$ 8,00 por pessoa com uma comida de primeira.

Recentemente fui fazer uma visita a Foz do Iguaçu e fui bem atendido pela empresa Waterloo Travel. A minha viagem com a familia foi perfeita. Só ficamos tristes por um pequeno imprevisto; na semana em que fomos a temperatura estava um pouco baixa e com chuva na maioria dos dias. Pretendo voltar para visitar o restante dos passeios na cidade e tambem visitar Puerto Iguazú.

Quero ate deixar o do site da empresa, porque vale muito a pena ser guiado por eles para visitar todas as atrações de Foz. O site deles é: http://waterlootravel.com/pt/. No proprio site tem o chat de atendimento. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *