Morro Dois Irmãos - Vista do Mirante da Baía dos Porcos
Morro Dois Irmãos – Vista do Mirante da Baía dos Porcos

Acordei a noite e estava chovendo mais uma vez. Achei que teria q desmarcar mais uma vez o tão famoso Ilha Tour. Estava completamente enganado (mais uma vez). O dia amanheceu meio nublado mas mesmo assim mantive o roteiro nos planos. E foi exatamente o que eu estava esperando. O sol aos poucos foi saindo tornando possível curtir mais um dia neste paraíso.

No horário marcado, Onildo apareceu para me pegar. Ele será o nosso guia durante todo o dia. Fomos de pousada em pousada pegar as pessoas e nos dirigimos para a Praia do Sancho, que seria nossa primeira parada. A trilha estava péssima, cheia de lama e extremamente escorregadia. De seu mirante é possível observar esta que é considerada a primeira praia mais bonita do Brasil. Porém toda essa paisagem pode ser aproveitada mais de perto. A Praia do Sancho possui o banho agradável e seguro. O mergulho livre também é permitido, possibilitando a observação de grande variedade de peixes, corais e outros organismos marinhos. É um mergulho fácil, recomendado para os iniciantes. A descida para a Praia do Sancho é feita através de uma profunda fenda natural existente no interior do paredão de rochas. São três lances de escadas. Observe bem que esta fenda, sabendo que são rochas vulcânicas vindas do interior da terra para a superfície em altas temperaturas, devem ter se formado como conseqüência das tensões surgidas no processo de resfriamento, entre 6 e 2 milhões de anos atrás.

Vista do Mirante da Praia do Sancho
Praia do Sancho – A número 1 do Brasil

As péssimas condições de segurança nos fizeram passar direto pela fenda e fomos pro Mirante da Baía dos Porcos. De lá é possível registrar um dos cartões postais da ilha, que é o Morro Dois Irmãos. A água estava cristalina, mas em instantes fomos alertados que em outros períodos do ano ela fica ainda mais. Acreditem, mesmo assim, é um grande espetáculo da natureza. Conversando com as pessoas que estavam juntos no passeio, fui descoberto por uma jovem garota, Cecíllia – de Brasília –, que viu nosso aviso nas comunidades do Orkut que estaríamos aqui neste período e veio reivindicar seu prêmio. Cecíllia, enviaremos seu prêmio por correio. Próxima parada, Cacimba do Padre.

Cacimba do Padre - A praia dos surfistas
Cacimba do Padre – A praia dos surfistas

Uma das maiores praias da ilha em extensão apresenta como atrações o Morro Dois Irmãos, duas elevações rochosas semelhantes à beira d`água onde, no período de dezembro a abril apresenta ondas tubulares, com formação tipo as do Hawaii, o que fez ficar conhecida também por “O Hawaii Brasileiro”. Seu antigo nome era Praia da Quixaba. A descoberta em 1888 de uma fonte de água potável feita pelo capelão do presídio, fez com que ela passasse a ser chamada dessa outra forma. Área de proteção e pesquisa das tartarugas marinhas pelo Projeto Tamar/Ibama, no período de desova de dezembro a junho fica interditada a permanência na praia no horário das 18 às 8hs da manhã. A partir desta praia também é possível seguir para as pisicinas naturais da Praia dos Porcos, um lugar incrível. Aproveitamos para tomar um banho, reforçar o pretetor solar, e tirar fotos a menos de 30cm de atobás que pareciam posar para nossas lentes.

Atobás posando pras fotos
Atobás posando pras fotos

Bom, depois dessa primeira etapa do passeio, foi necessário repor as energias. Aproveitei para conversar ainda mais com os novos amigos que estão fazendo esse tour. Vou apresentá-los: Sônia e Marli, duas amigas cariocas, motoqueiras e aposentadas que viajam o Mundo inteiro, Vanessa e Natália, duas jovens amigas paulistas, e Luciana e Aldo que estão em lua de mel. Neste momento paro e penso: “a magia de viajar só é saber que você nunca o estará”.

Saímos dali direto em direção ao porto para visitar o tão famoso Buraco da Raquel que possui uma historia curiosíssima. Não vou contá-la aqui para não tirar o suspense e toda a graça que os guias adoram fazer narrando as peripécias desta jovem moça que viveu na ilha. A descida na praia é proibida, por ser um dos berçários da vida marinha que merece ser preservada. Logo ao lado visitamos também a Praia da Caeira, belíssima e pouco freqüentada, é dali que se tem inicio a trilha longa para o Atalaia. Bem pertinho também é possível visitar o Museu dos Tubarões. Em seu jardim é possível tirar fotos bastante legais que os turistas competem para realizar poses criativas com as esculturas. Não deixe de visitar, tirar fotos, e aprender mais sobre este animal fascinante que corre o sério risco de entrar para a lista dos ameaçados muito em breve.

Passamos também pela Baia do Sueste, logo após a Praia do Leão e que tal finalizar a tarde com um banho no Boldró? Perfeito!

Galera que participou do Ilha Tour
Galera que participou do Ilha Tour

O por-do-sol desta vez foi no Mirante do Forte de São Pedro do Boldró. Sem palavras para descrever a sensação do momento. Só mesmo vendo as fotos e vídeos para conseguir captar um pouco que vivemos aqui. Fim de passeio e estamos todos cansados, mas felizes por sentir-nos ainda mais parte da natureza de Noronha. Estar aqui é maravilhoso e é uma sensação única e indescritível. De volta a pousada para um banho… e então todos de volta para a Palestra do Tamar. O tema do dia: O Projeto Tamar e as Tartarugas Marinhas.

Pra finalizar a noite com estilo, ainda ficamos no restaurante do Tom Marrom e saboreamos um delicioso prato típico do nordeste, a famosa moqueca de camarão. Novos amigos, novos contatos, grandes lembranças e novos planos de viagens.

O Ilha Tour pode ser agendado previamente com o Onildo, nos telefones (81) 9735-9370 / 9954-5203 / 3619-1409 / 9651-2986. Se possível, avisem que viu este contato através do Trilhas e Aventuras. O passeio custa 60 reais, mas quem sabe você ganhe um desconto. Que tal?

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

3 Comentário

  1. Definitivamente o Trilhas e Aventuras está de parabéns. Qualquer um que seguir metade desse roteiro viverá dias deslumbrantes naquele paraíso chadao Fernando de Noronha

  2. Excelente o teu relato sobre o Paraíso. Noronha é meu local preferido de muito tempo, é lá que desestresso todos os setembros de cada ano, desde muitos, e coincidentemente também fico no Pedro. na Delmares.Tuas fotos estão fantásticas.
    abraços.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here