Passeio de Barco - Praia do Sancho
Passeio de Barco – Praia do Sancho

Mais um dia de muito sol em Fernando de Noronha. Com o passeio de barco agendado, logo cedo o André, que faz este roteiro no barco Mãezinha I, veio nos pegar para dar início a mais uma aventura. O passeio sai do Porto de Santo Antônio, que foi utilizada como local de carga e descarga de embarcações desde a definitiva ocupação pelos portugueses, em 1737, tendo o Forte Santo Antônio como apoio. No início do século XX uma seqüência de edificações de pequeno porte foram erguidas como residências e armazéns. Parte dessas construções foram destruídas ou tiveram seu uso modificado, e adaptado para os dias atuais.

Voltando ao passeio de barco, uma vez que todos em seus lugares e deixando lentamente o cais, acontece uma rápida palestra sobre o que veremos e como devemos nos portar em alto mar. Passamos por algumas ilhotas bem próximas, são elas: Ilha de Fora, Ilha Cuscus, Ilha São José. Depois um pouco maiores, vieram a Ilha Rasa, a Ilha Sela Gineta, a Ilha do Meio e finalmente a Ilha Rata. Neste percurso, uma das primeiras instruções dadas no início do passeio foi aplicada. Teríamos que manter o silêncio, pois um grupo de Golfinhos Rotadores vieram nos receber. Por curtíssimos 10 minutos eles brincaram a nossa frente dando saltos e piruetas, e nos acompanharam na frente do barco, parecendo estar nos dando as boas vindas a este passeio que estava apenas começando.

Golfinhos Rotadores durante o passeio de barco
Golfinhos Rotadores durante o passeio de barco

Acabada a festa dos golfinhos, demos a volta para percorrer todo o “Mar de Dentro”, como é conhecida a área da ilha que fica voltada para o continente. Passamos pela Praia da Biboca, avistamos o Forte Nossa Senhora dos Remédios com suas pedras que urram como um leão, na seqüência, a Praia do Cachorro, do Meio e da Conceição, com seu imponente Morro do Pico ao longe nos vigiando.

Contornando a Pedra do Peão, vem a Praia do Boldró, depois a pequenina Praia dos Americanos, a Praia do Bode, a Praia da Quixaba, e a famosa Praia Cacimba do Padre que é point dos melhores surfistas do Brasil e do Mundo e que sedia campeonatos da liga mundial. A Baia dos Porcos é nossa próxima parada, com as Ilhas Dois Irmãos, conhecida antigamente com “Fafá de Belém”, devido seu formado lembrar sua farta comissão de frente.

Em seguida, a Baía do Sancho nos recebeu de braços abertos com outro grupo de golfinhos rotadores, que nos acompanhou até a entrada da Baía dos Golfinhos. Neste ponto, eles possuem um santuário de reprodução e descanso, proibindo a entrada de barcos e pessoas não autorizadas. Passando direto por ela, o passeio continua até a Ponta da Sapata, mas antes uma rápida passagem pela Enseada do Portão, onde é possível ver vários desenhos em seu portão esculpido na pedra.

De longe, um quadrado, mais perto um golfinho, e quase a sua frente o mapa do Brasil surge para deixar todos boquiabertos. Ah, e não podia deixar de falar na “Pedra do Urso acessando a Internet”. Só vendo pra crer.

A Pedra do Urso Panda acessando a internet
A Pedra do Urso Panda acessando a internet

Com todo o Mar de Dentro percorrido, damos inicio a volta. E foi na Baía do Sancho que paramos para um mergulho de 30 minutos. Realmente é incrível como a natureza não poupa esforços. Como se já não bastasse toda a beleza desta praia, ainda deu um toque especial inserindo uma cachoeira que cai direto na areia. Sem palavras.

Neste passeio acabei fazendo novos amigos. O André do RJ e um casal super simpático de Recife, chamados Lanna e Sandro. Uma rápida pausa para repor as forças com uma comida deliciosa e preço acessível no Restaurante do Biu, e já estávamos prontos para continuar nosso dia. Que tal ver as famosas tartarugas de Noronha na Baía do Sueste? Pois é, não foi dessa vez.

Como havia chovido torrencialmente no dia anterior, toda a baía estava com muitas algas e areia em suspensão, impossibilitando a visibilidade no mergulho. Plano B em ação, vamos então para a Praia do Leão. As garotas e o casal resolveram voltar para o Boldró, e eu e o André começamos a subida até o Mirante do Leão. Acabamos pegando uma carona com outro casal super simpáticos de Curitiba que nos acompanhou nesta pequena jornada. De lá é possível avistar a Ilha do Morro do Leão e a Ilha do Morro da Viúva.

Nestas praias, as tartarugas fazem a desova e deixam um legado de centenas de filhotes que nascem a noite escoltados por nossos nobres amigos do Projeto Tamar. Na volta, quando achava que já tinha visto tanta beleza em um único dia, ainda fomos presenteados com a Ponta das Caracas. O visual é inacreditável. Posso dizer seguramente que este é um dos pontos mais bonitos da ilha.

Pedra do Leão - Na praia do Leão
Pedra do Leão – Na praia do Leão
Ponta das Caracas
Ponta das Caracas

Felizes pelo privilégio de um visual como este, voltamos de carona com o casal para a Praia do Boldró, para encontrar com o restante do grupo que ficou por lá, pois havíamos combinando de ver o pôr-do-sol de seu mirante. Simplesmente fantástico! Nada como um belo entardecer ao som de voz e violão no barzinho próximo ao Forte do Boldró.

Após uma ducha na pousada, a noite fomos assistir a palestra no Projeto Tamar. Tema do dia: Golfinhos Rotadores. O grupo de pesquisadores e biólogos que fazem parte do Projeto Golfinho Rotador estão de parabéns pela palestra realizada às segundas-feiras. Extremamente explicativas, nos fazem entender cada movimento deles, seus motivos e atitudes. Parabéns mais uma vez pelo excepcional trabalho.

Projeto Golfinho Rotador - Palestra no Projeto Tamar
Projeto Golfinho Rotador – Palestra no Projeto Tamar

E pra finalizar a noite, que tal ver a lua cheia refletindo na água do mar? O local escolhido foi o Buraco da Raquel, próximo a Vila do Porto e do Museu dos Tubarões. Curioso pra saber mais? Por hoje é só pessoal. 😀

Para realizar o Passeio de Barco em Fernando de Noronha com o André e sua equipe do Barco Maezinha I, basta entrar em contato com nos telefones (81) 9735-9370 / 9954-5203 / 3619-1409 / 9651-2986. Se possível, avisem que viu este contato através do Trilhas e Aventuras. O passeio custa 50 reais, mas quem sabe você ganhe um desconto. Que tal?

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

3 Comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here