O segundo dia de passeios já começou deixando saudades, pois tínhamos que mudar de hotel. É que fomos convidados a realizar matérias em Bonito e Pantanal, e diversos hotéis e pousadas se interessaram em nos receber, oferecendo seus serviços para testarmos e contarmos para vocês o que achamos. Isso é bem legal, pois assim temos a chance de conhecer seus diferenciais e sugerir opções de hospedagem para todos os gostos (e bolsos).

Já com as malas prontas, descemos para mais um café da manhã maravilhoso que já estava servido. Sentimos falta dos famosos pães em formato de bichos que estavam no site. Mas isso é o de menos. A Pousada Chamamé é um charme a parte em Bonito. Dá para perceber que cada cantinho foi cuidadosamente arquitetado para as pessoas que procuram conforto e tranquilidade.

Área interna da Pousada Chamamé
Área interna da Pousada Chamamé

A primeira parada do dia foi na Pousada Águas de Bonito para fazer o check-in e deixar as malas. Não deu muito tempo de fazer uma análise, mas já de cara a sua estrutura nos faz sentir em casa. Mas teremos chance para explorar melhor suas dependências. Vale lembrar que esta pousada também faz parte do Tour da Experiência.

Em seguida passamos na Bonito Way para pegar nosso guia, o Mano, e repassar o roteiro do dia, que contou com dois grandes atrativos: um passeio por 7 cachoeiras no Parque das Cachoeiras e um passeio de rio no Bote Karajá. Depois tem também o treinamento para o rapel no Abismo Anhumas, deixando a noite livre para darmos uma volta pelas lojinhas de Bonito (que são muitas) e levar algumas lembranças para casa e para os amigos.

Sete cachoeiras e uma tirolesa

E lá fomos nós. Depois de percorrer aproximadamente 17 km ( um bom trecho de estrada de terra), passando por mais fazendas de criação de gado e algumas plantações, chegamos finalmente ao Parque das Cachoeiras. Mais uma vez ficamos impressionados pela infraestrutura criada para recepcionar turistas. O parque conta com uma grande sede onde é servido o almoço, possui redário e um enorme campo gramado para admirar estrategicamente uma linda cachoeira, que fica a uma distância de uns 300 metros da casa. É lá nossa primeira parada. Praticamente a maioria do percurso é todo construído de forma suspensa, com pontes cortando rios, e algumas escadas para facilitar o acesso às cachoeiras. Além de facilitar nossa vida, ela foi elaborada para melhorar o acesso aos idosos e portadores de necessidades especiais. Algo que mais uma vez nos surpreendeu.

Uma das características mais marcantes é que a maioria de suas cachoeiras são formadas por tufas calcárias e algumas possuem até mesmo pequenas cavernas, onde é possível encontrar “moradores” de asas, como andorinhas, morcegos e outros animais que utilizam as águas de refúgio contra predadores.

Cachoeira do Amor no Parque das Cachoeiras, Bonito - MS
Cachoeira do Amor no Parque das Cachoeiras, Bonito - MS

Logo na primeira queda, uma grande piscina natural e grutas já nos deixa boquiabertos. A Cachoeira do Amor é uma coisa linda! Com um grande paredão a nossa frente, e águas fortes. Porém, devido a chuvas alguns dias atrás, o nível do rio subiu bastante, dificultando o banho. Mas para nossa felicidade ainda restavam seis cachoeiras no caminho.

A segunda queda possui uma piscina natural ainda maior, e é conhecida como “prainha”, ou Cachoeira das Figueiras. Ótima para crianças por possui áreas bem rasas, onde é possível andar com a água no meio da canela. Possui alguns poços e a água é mais tranquila.

Em sequência, a Cachoeira do Sinhozinho é a terceira a nos receber. Ela possui um grande deck de madeira com escadas para ajudar no banho em seu grande poço. Um pouco mais profunda que as demais, e com águas claríssimas.

Após esta, seguimos novamente na trilha que dava na próxima queda, a Cachoeira da Carretilha, com uma grande piscina natural. Como seu nome já sugere, foi criada uma tirolesa onde o visitante pode deslizar por alguns metros e pular quase no meio do poço, em aproximadamente 20 metros. Uma parada perfeita para diversão.

Tirolesa na Cachoeira da Carretilha - Parque das Cachoeiras, Bonito - MS
Tirolesa na Cachoeira da Carretilha - Parque das Cachoeiras, Bonito - MS

A quinta queda, a Cachoeira do Sol, era logo à frente e fomos conhecer também. Um grande poço ensolarado revela o motivo do seu nome. A área de banho é realmente grande. Com águas calmas, porém profundas, é possível seguir por uma corda dentro da água até uma gruta na base da cachoeira.

Cachoeira do Sol no Parque das Cachoeiras, Bonito - MS
Cachoeira do Sol no Parque das Cachoeiras, Bonito - MS

Em seguida duas placas anunciavam as últimas cachoeiras do passeio: a Cachoeira da Gruta e a Cachoeira do Mulungu. Ao chegarmos até o nosso guia se assustou com o cenário que vimos. Ela estava completamente diferente de como havíamos visto as fotos na sede. Pelo visto a força das águas modificou seu formato. Porém não pensem que ficou feia, pois na minha opinião é a mais bonita das sete. A Cachoeira do Mulungu é uma pequena queda bem próxima, com um poço e um deck bacana para banhos.

Preciso dizer que na volta ainda paramos na Cachoeira da Carretilha para nos divertir um pouco na tirolesa? Acho que não. Mesmo trabalhando a gente tenta se divertir ao máximo, e esse era o local e o momento perfeito. Aliás, vale notar que éramos apenas nós em todo o percurso. Portanto não havia fila para se jogar em suas águas pelo alto. O “brinquedo” era todo nosso.

A foto da foto - Parque das Cachoeiras, Bonito - MS
A foto da foto - Parque das Cachoeiras, Bonito - MS

E depois de tanta diversão, nada melhor que retornar à sede sabendo que um almoço com pratos típicos e doces regionais, estava nos aguardando quentinhos no fogão à lenha. Teria sido gostoso descansar um pouquinho em seu redário, mas a próxima aventura nos aguardava, e para isso ainda precisávamos voltar para a cidade e pegar outro caminho.

Contemplação e uma dose de adrenalina

Deixamos o Mano, nosso guia, na Bonito Way, pois ele tinha outro grupo para levar em um roteiro diferente, e seguimos para o passeio de bote no Rio Formoso: o Bote Karajá. Nossa primeira saída sozinhos e nos perdemos no caminho. A estrada era de barro, cortando caminhos por fazendas e havia diversas placas com diversos nomes. Porém trocamos os nomes do local em nossas cabeças. Fomos parar na Ilha do Padre, que é a parada final, quando deveríamos seguir para a Ilha Bonita.

Passeio no Rio Formoso com o Bote Karajá, Bonito - MS
Passeio no Rio Formoso com o Bote Karajá, Bonito - MS

Chegamos atrasados e quase não conseguimos pegar o bote, que para a nossa sorte, estava acabando de sair e deu tempo de retornar e nos buscar. Só deu tempo de tirar a roupa e colocar o colete. Esquecemos até do protetor solar e do repelente (que não fizeram falta). O passeio em si não é muito emocionante, tendo momentos até que se torna meio monótono. No início é bacana por que dá pra apreciar toda a beleza do Rio Formoso e a mata que tem em sua volta. Porém são 7 km de percurso e apenas umas 5 ou 6 quedas. A atividade é muito tranquila, e não deve ser considerado um Rafting.

Aconselhamos esse passeio para famílias e grupos de amigos, por causa da facilidade e praticidade de conhecer uma das atrações de Bonito que é aconselhada pra todas as idades. Valeu pelas quedas, que realmente tornaram alguns momentos emocionantes e deram uma dose de adrenalina para agitar o passeio. Valeu também pela amizade que fizemos com dois casais que estavam conosco no bote e foi garantia de boas risadas. Além da “borboleta 88” que nos acompanhou por quase todo o percurso.

Uma dose de adrenalina no Bote Karajá, Bonito - MS
Uma dose de adrenalina no Bote Karajá, Bonito - MS

Ficamos sabendo depois que outras operadoras realizam este mesmo passeio pelo rio e existe a possibilidade de encontrarmos botes “rivais” no meio do caminho. Aí sim a brincadeira fica legal, pois é comum a “guerra” entre as equipes. Tem até balde no bote! Foi uma pena não termos encontrado ninguém. Fica para a próxima.

Treinamento para uma descida – e subida – radical

Saímos do passeio do Bote Karajá com horário apertado para o treinamento do Abismo Anhumas. Esse treinamento é uma exigência para que se possa fazer o rapel no abismo. Por questões de segurança é preciso certificar-se que as pessoas tem condições físicas para realizá-lo.

Já estavam lá algumas pessoas que começavam a fazer o treino. De cara achamos fácil, pois havia pessoas que aparentemente não tinham o menor jeito com esporte, e subiam e desciam a corda de rapel demonstrando certa facilidade. Na nossa vez, vimos que não era tão fácil assim quanto imaginávamos. Apesar de a subida exigir um pouco de coordenação motora e força das pernas, até pegar o jeito, você acaba usando bastante os braços.

Treinamento do Abismo Anhumas, Bonito - MS
Treinamento do Abismo Anhumas, Bonito - MS

Conseguimos fazer as duas subidas necessárias para passar no teste. Porém decidimos não fazer o passeio. Explicarei. Esse era apenas o segundo dia de aventuras, e outros oito dias repletos de coisas para fazer nos aguardavam. E era preciso estarmos bem. Ficamos sentidos pela decisão, por que parecia ser um passeio incrível e era um dos que mais esperávamos. Mas temos que saber até onde vão os nossos limites e a hora de falar: “isso não dá pra mim”.

Voltamos para a pousada um pouco decepcionados, mas felizes por saber que tínhamos tomado a decisão correta. Tomamos um banho e fomos conhecer um pouco da cidade de Bonito e suas lojinhas.

As piraputangas e as lojinhas de artesanato

Aproveitamos a noite quente e com céu estrelado para conhecer a Praça da Liberdade com suas famosas estátuas de dois peixes bastante característicos da região, as Piraputangas. A iluminação dá o ar da graça e o charme à pracinha. Um detalhe curioso é que reparamos em diversas pessoas utilizando laptops em seus banquinhos. Aparentemente havia sinais de redes Wi-Fi abertas para uso. Não sabemos dizer se é uma iniciativa da prefeitura ou descuido de alguém. Independente disso foi bacana ver como as pessoas se divertiam.

Piraputangas da Praça da Liberdade, Bonito - MS
Piraputangas da Praça da Liberdade, Bonito - MS

As lojinhas e seus vendedores são outro destaque. Todos muito atenciosos e sorridentes. É possível observar também que as lojas colaboram com a população vendendo artesanato local, sejam de ONGs ou de tribos indígenas. São lembranças de vários tamanhos, formas e cores para todos os gostos. Estivemos na Porã Catu e compramos algumas lembrancinhas para levar pra casa, família e amigos.

De volta para a Pousada Águas de Bonito, aproveitamos para fazer contato com nossa família através da rede Wi-Fi no quarto, e atualizarmos nossas redes sociais (twitter e facebook) com notícias fresquinhas da nossa viagem. E tudo isso a beira da piscina e uma lua anunciando ficar cheia nos próximos dias no Pantanal.

[box type=”note”]Vejam também nossa galeria de fotos deste dia.[/box]

Sites e parceiros

Bonito Way
http://www.bonitoway.com.br
http://twitter.com/BonitoWay
http://www.facebook.com/BonitoWay

Hotel Pousada Águas de Bonito
http://www.aguasdebonito.com.br
http://twitter.com/aguasdebonito
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000909726156
http://www.tourdaexperiencia.com/experiencia/hospedagem-hotel-pousada-aguas-de-bonito

Parque das Cachoeiras
http://www.parquecachoeiras.com.br
http://twitter.com/parquecachoeira
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000975002119

Parque Ecológico Rio Formoso
http://www.parquerioformoso.com.br
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000968064021

Bote Karajá
http://botekaraja.blogspot.com
http://www.youtube.com/watch?v=a1UJ1Q3nj6M

Tour da Experiência
http://www.tourdaexperiencia.com
http://twitter.com/TourExperiencia
http://www.facebook.com/tourdaexperiencia

Movida Rent a Car
http://www.movida.com.br
http://twitter.com/MovidaRentaCar
http://www.facebook.com/MovidaRentaCar

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

5 Comentário

  1. Cara, a cada post fico com mais vontade de ir para Bonito. Vou em agosto e não vejo a hora de chegar logo!!! Parabéns pela bela trip. Abs

  2. […] | LINK 20. @aventureiros | parque das cachoeiras, bote karajá e treinamento do abismo anhumas | LINK 21. @aventureiros | gruta do lago azul, grutas de são miguel, praia da figueira… | LINK […]

  3. Fui a Bonito no mês passado e achei incrível. Vocês devem fazer a descida no abismo anhumas porque para mim foi o passeio mais impressionante e de total amplitude de limites. Depois flutuar nos rio sucuri , rio da prata, e aquário natural é algo que deixa qualquer um fascinado com tanta vida , tanta natureza. Também tive a oportunidade de ir assistir a palestra do Projeto Jibóia e de quebra fotografar com uma jibóia, outra superação de limites. Bonito é absolutamente rico em diversidades natural que são muitas opções de passeios e aventuras capazes de satisfazer a todas as idades. Conheçam as grutas. Vale a pena!

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here