Mais um dia de despedidas. Dessa vez, deixaremos para trás um lugar que amamos visitar. Com um povo de vida simples que ama o que faz. Jericoacoara vai deixar saudades. Acordamos cedo, e antes de fazer o check-out, fomos tomar mais um café da manhã, desta vez com muito mais tempo para podermos aproveitar cada sabor da enorme mesa disposta em frente a praia, praticamente com os pés na areia.

Essa é uma das três mesas do café da manhã no My Blue Hotel
Essa é uma das três mesas do café da manhã no My Blue Hotel

O My Blue Hotel (antigo Mosquito Blue) realmente capricha na mesa de café da manhã. São duas grandes mesas com diversos tipos de pães, frutas, frios, sucos, tapiocas, bolos, chás, brioches, folheados, queijos, pastas, pães de queijo, rocamboles, rabanadas e muito mais. Pode parecer demais, mas a estrutura do hotel exige isso. São 80 quartos e suítes em todo o complexo. No restaurante, para que ninguém fique desconfortável, pode-se escolher entre três ambientes diferentes para fazer o desjejum. O deck coberto bem ao lado das mesas de frutas. As mesas na areia, um pouco mais afastadas, mas com garçons para auxiliar com os pedidos. E a área com espreguiçadeiras e grandes mesas para grupos.

De volta para Fortaleza com a JC Turismo

Foi só o tempo de retornar do café da manhã e pegar as malas, e o Clerton, da agência JC Turismo, já estava nos aguardando em frente ao hotel. Desta vez faríamos o roteiro com um pouco mais de conforto, em uma das três Toyota Hilux 4×4 Turbo da empresa. O trajeto inicial é feito pelas dunas e já era conhecido por nós, pois é o mesmo que fizemos quando chegamos, e também quando andamos de quadriciclo na volta da Lagoa Azul e do Paraíso. O que mudava mesmo era o terreno que andaríamos de Jijoca para frente, que era todo pela estrada asfaltada.

A frota da JC Turismo reunida nas dunas de Jericoacoara
A frota da JC Turismo reunida nas dunas de Jericoacoara

A JC Turismo também realiza transfers pela praia, tanto de Jericoacoara para Fortaleza, quanto no caminho inverso. Optamos pelo asfalto para ainda poder aproveitar o dia, fazer algumas compras e reencontrar os amigos em Fortaleza.

A volta foi bastante tranquila. Conversamos bastante com o Clerton, que contou um pouco mais sobre sua empresa. Motorista de longas datas, já percorreu todo o nordeste com carros 4×4, tanto pelas praias, quanto pelo asfalto. Os Lençóis Maranhenses também fazem parte dos roteiros operados pela agência, completando assim a Rota das Emoções. Em uma das paradas que fizemos, aproveitei para comprar um “litro” de feijão verde para levar pra casa, pois minha mãe tem verdadeira paixão pelo seu sabor.

Clerton e seus irmãos realizam o trabalho em família - JC Turismo
Clerton e seus irmãos realizam o trabalho em família - JC Turismo

Em pouco mais de 4hs de viagem, finalmente chegamos a Fortaleza.  Ainda incluso neste serviço diferenciado fomos deixados diretamente na casa do Júnior Gomes (do blog Diário de Aventureiro), onde passaremos a noite no melhor estilo Couch Surfing, antes de retornar para o Rio de Janeiro. O Júnior e sua família já nos aguardavam para dar as boas-vindas. Fomos apresentados ao nosso quarto, deixamos as malas e após um rápido bate-papo saímos com ele para almoçar.

O que é Couch Surfing?

Mundialmente conhecido, o Couch Surfing (surfando no sofá, em português) é um projeto que tem como ideia principal reunir pessoas que estejam dispostas a receber turistas em casa e viajar da mesma maneira, sem custos de hospedagem. A comunicação entre os membros do grupo é feita por um site de relacionamento que tem milhares integrantes praticamente em todos os países do mundo, com vários adeptos no Brasil.

Couch Surfing
Couch Surfing

O turismo não é a única finalidade do Couch Surfing, que também tem membros que eventualmente estão dispostos a organizar festas, eventos e passeios para turistas filiados ao projeto. Estes integrantes não são obrigados a hospedar pessoas em casa. Eles apenas fazem as boas-vindas e apresenta novos amigos ao turista.

No site oficial há ferramentas de proteção com o objetivo de preservar a segurança dos integrantes, que informam se seu sofá está vago ou não. Os inscritos no projeto devem comprovar endereço e são avaliados por outros usuários por meio de comentários. Para saber um pouco mais sobre o Couch Surfing visite o site, em http://www.couchsurfing.org

Página inicial do Couch Surfing
Página inicial do Couch Surfing

Dia livre para compras em Fortaleza

Mas antes de sair para curtir um dia livre em Fortaleza, fomos até um restaurante chamado Docentes e Decentes, que fica há poucas quadras da casa do Júnior e foi muito bem recomendado por sua família. O restaurante é enorme e um dos seus pratos principais é o “Feijão Verde com Queijo de Coalho e Nata”. Se você quiser experimentar uma comida típica cearense, o Docentes e Decentes parece que é o restaurante ideal. O feijão verde de lá é coisa de outro mundo.

Saindo de lá, com as instruções de nosso anfitrião, o Júnior, fomos até o terminal rodoviário e pegamos outro ônibus para visitarmos o Mercado Central e o Centro Cultural Dragão do Mar. Foi ótimo para conhecer um pouco como funciona o sistema de transporte urbano na cidade, que me pareceu bem organizado. As pessoas foram bastante simpáticas e nos mostraram até pontos turísticos da cidade. Muito legal.

O melhor Feijão Verde de Fortaleza!
O melhor Feijão Verde de Fortaleza!

O Mercado Central e o Centro Cultural Dragão do Mar

Chegando ao Mercado Central, era hora de aproveitar para comprar as lembrancinhas finais do Ceará. É possível encontrar artigos em couro (sandálias, sapatos, chapéus, bolsas e malas), rendas e bordados em roupas e em peças de cama, mesa e banho, rendas de bilro, camisetas, mini jangadas, bijuterias, joias em ouro e feitas a mão, além de artigos para decoração.

Mercado Central de Fortaleza
Mercado Central de Fortaleza
Artesanatos, castanhas, rendas, lembranças... e muito mais!
Artesanatos, castanhas, rendas, lembranças... e muito mais!

Os produtos regionais que encantam o paladar dos turistas também são facilmente encontrados em diversas lojas, tais como cachaça, licores, castanha, rapadura, caldo de cana e doce de caju. Se a fome apertar, o mercado possui restaurantes que oferecem diversas comidas típicas nordestinas. Escadas, rampas e o elevador facilitam o acesso do público aos andares superiores.

Depois das compras, fomos a pé para o Centro Cultural Dragão do Mar que fica bem ao lado. Fomos alertados para andar com atenção neste trajeto que pode ser perigoso dependendo do horário. Apesar de não termos visto nada, todo cuidado é pouco.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Das instituições vinculadas ao Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é o maior, com destaque em outras partes do Brasil e até em outros países. São 30 mil metros quadrados de área para vivenciar a arte e a cultura, com atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Espaço Unibanco Dragão do Mar, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo.

Centro Cultural Dragão do Mar
Centro Cultural Dragão do Mar
Barzinhos na área do Centro Cultural Dragão do Mar
Barzinhos na área do Centro Cultural Dragão do Mar

O Dragão do Mar tem a maior parte de sua programação com acesso gratuito ou com preços simbólicos, com o objetivo de formar plateia nas diversas linguagens artísticas. A arquitetura se caracteriza por suas linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Construído em uma antiga área portuária, o Centro Cultural Dragão do Mar possui em seu entorno bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros.

Por ser um espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e a difusão da arte e da cultura, convidamos mais uma vez nossos amigos blogueiros, Átila Ximenes e Júnior Gomes, para um happy hour regado de boa música e gente animada. Foi um ótimo fim de noite com os novos amigos, mas não pudemos demorar muito porque no dia seguinte eles trabalhariam cedo.

Com os blogueiros Átila Ximenes e Júnior Gomes (ao centro)
Com os blogueiros Átila Ximenes e Júnior Gomes (ao centro)

Então voltamos para a casa do Júnior e ainda aproveitamos a brisa da noite em sua varanda com rede, em um típico programa cearense. O papo estava animado e assunto não faltava para virar a noite, mas todos estavam exaustos e era preciso dormir.

Agência JC Turismo
http://www.jeri4x4.com.br

Couchsurfing – Júnior Gomes
http://www.couchsurfing.org/profile.html?id=CW9QKG0
http://pt.wikipedia.org/wiki/CouchSurfing
http://www.couchsurfing.org

Mercado Central
http://www.mercadocentraldefortaleza.com.br

Centro Cultural Dragão do Mar
http://www.dragaodomar.org.br

Blogueiros
http://voucontigo.net.br
http://twitter.com/#!/atila_ximenes
http://twitter.com/#!/voucontigo
http://www.facebook.com/VouContigo

http://www.diariodemochileiro.com.br
http://twitter.com/#!/juniorgomesce
http://twitter.com/#!/@diademochileiro
http://www.facebook.com/diariodemochileiro

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

3 Comentário

  1. […] Dia (Jericoacoara x Fortaleza) – De Jericoacoara para Fortaleza com a JC Turismo + […]

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here