Fomos convidados para fazer a cobertura do 1º Encontro Mundial de Blogueiros, que se realizou em Foz do Iguaçu, nos dias 27, 28 e 29 de Outubro e contou com a presença de diversos ativistas digitais de todo o Brasil e Mundo. Líderes importantíssimos responsáveis por revoluções no Egito, Honduras, Arábia Saudita, Índia, Espanha, França, Cuba, dentre outros. Para aquecer ainda mais o debate, um dos porta-voz do Wikileaks, Kristinn Hrafnsson, também esteve presente.

Kristinn Hrafnsson, porta-voz do Wikileaks no BlogMundoFoz
Kristinn Hrafnsson, porta-voz do Wikileaks no BlogMundoFoz

O primeiro dia foi marcado pelo debate sobre “O papel das novas mídias” e com os painéis sobre as “Experiências nos EUA e Europa” e “Experiências na Ásia e África” dos blogueiros ativistas nestas regiões. O discurso do jornalista e colunista do sítio Ásia Times Online (Japão), Pepe Escobar, emplacou nos Trending Topics do Brasil em 6º lugar e no Mundo em 10º com seu nome.

Pepe Escobar entrou no #TTbr e o #BlogMundoFoz foi censurado?
Pepe Escobar entrou no #TTbr e o #BlogMundoFoz foi censurado?
Jesse Freeston, de Honduras, tem a liberdade em seu nome
Jesse Freeston, de Honduras, tem a liberdade em seu nome

Dois outros painéis agitaram o segundo dia do encontro: “Experiências na América Latina” e “Experiências no Brasil”. Para finalizar, o debate “A luta pela liberdade de expressão e pela democratização da comunicação” com diversos ministros e representantes de governos também agitou a timeline.

Vale citar que todo o encontro foi transmitido ao vivo através da internet, com imagens e áudio em ótima definição, inclusive com tradução simultânea. A hashtag do evento, #BlogMundoFoz, foi visivelmente censurada dos trends do Twitter. Talvez pelo tema do evento ou pelos nomes que eram citados serem de tamanha importância mundial. Ninguem sabe ainda o que aconteceu de fato, mas foi importante para todos descobrirem a moderação de tópicos até mesmo em uma das ferramentas mais populares da internet mundial.

Leitura e aprovação da Carta de Foz do Iguaçu
Leitura e aprovação da Carta de Foz do Iguaçu

Deste encontro foi gerado uma carta de intenções que reproduzimos abaixo, na íntegra:

O 1º Encontro Mundial de Blogueiros, realizado em Foz do Iguaçu (Paraná, Brasil), nos dias 27, 28 e 29 de outubro, confirmou a força crescente das chamadas novas mídias, com seus sítios, blogs e redes sociais. Com a presença de 468 ativistas digitais, jornalistas, acadêmicos e estudantes, de 23 países e 17 estados brasileiros, o evento serviu como uma rica troca de experiências e evidenciou que as novas mídias podem ser um instrumento essencial para o fortalecimento e aperfeiçoamento da democracia.

Como principais consensos do encontro – que buscou pontos de unidade, mas preservando e valorizando a diversidade –, os participantes reafirmaram como prioridades:

  • A luta pela liberdade de expressão, que não se confunde com a liberdade propalada pelos monopólios midiáticos, que castram a pluralidade informativa. O direito humano à comunicação é hoje uma questão estratégica;
  • A luta contra qualquer tipo de censura ou perseguição política dos poderes públicos e das corporações do setor. Neste sentido, os participantes condenam o processo de judicialização da censura e se solidarizam com os atingidos. Na atualidade, o WikiLeaks é um caso exemplar da perseguição imposta pelo governo dos EUA e pelas corporações financeiras e empresariais;
  • A luta por novos marcos regulatórios da comunicação, que incentivem os meios públicos e comunitários; impulsionem a diversidade e os veículos alternativos; coíbam os monopólios, a propriedade cruzada e o uso indevido de concessões públicas; e garantam o acesso da sociedade à comunicação democrática e plural. Com estes mesmos objetivos, os Estados nacionais devem ter o papel indutor com suas políticas públicas.
  • A luta pelo acesso universal à banda larga de qualidade. A internet é estratégica para o desenvolvimento econômico, para enfrentar os problemas sociais e para a democratização da informação. O Estado deve garantir a universalização deste direito. A internet não pode ficar ao sabor dos monopólios privados.
  • A luta contra qualquer tentativa de cerceamento e censura na internet. Pela neutralidade na rede e pelo incentivo aos telecentros e outras mecanismos de inclusão digital. Pelo desenvolvimento independente de tecnologias de informação e incentivo ao software livre. Contra qualquer restrição no acesso à internet, como os impostos hoje pelos EUA no seu processo de bloqueio à Cuba.

Com o objetivo de aprofundar estas reflexões, reforçar o intercâmbio de experiências e fortalecer as novas mídias sociais, os participantes também aprovaram a realização do II Encontro Mundial de Blogueiros, em novembro de 2012, na cidade de Foz do Iguaçu. Para isso, foi constituída uma comissão internacional para enraizar ainda mais este movimento, preservando sua diversidade, e para organizar o próximo encontro.

 

Galeria de Fotos

Veja abaixo algumas fotos do evento. Para ver mais, visite nossa Fanpage no Facebook.

 

Conclusão

O Trilhas e Aventuras marcou presença com a minha participação, através do convite do Marcelo Valente (@ValenteFoz), para vermos de perto como as mídias sociais atuam no mundo e influenciam as pessoas. Aproveito para parabenizar a Itaipu Binacional por acreditar e apoiar um evento deste porte, ao Instituto Barão de Itararé pela realização, a Loumar Turismo pela logística, e especialmente para a equipe de jornalistas do ClickFoz pela cobertura completa e impecável do evento. Dentre outros.

Nenhuma outra mídia tradicional deu importância ao evento e acho difícil uma boa matéria ser publicada. Fica a dica: vocês não sabem o que perderam! Ano que vem tem mais, e podem ter certeza que estaremos em Foz do Iguaçu novamente para ver de perto os resultados das ações que acontecerão nos próximos meses.

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here