Nossa, que sono gostoso esse que tiramos na Pousada Di Luna. Acho que estávamos exaustos com a sequência de matérias feitas todos esses dias. Mas ainda tem muito mais, e estamos ansiosos por tudo que nos aguardava no Pantanal.

Acordamos cedo para pegarmos a estrada, mas não antes de tomar um delicioso café-da-manhã preparado especialmente para nós. Como éramos os únicos hóspedes naquele dia, tivemos o prazer de ter uma mesa só nossa, regada a pães, frios, bolos, sucos, frutas e muito mais. Em seguida, fomos dar uma volta para conhecer um pouco mais da pousada e tirar algumas fotos de recordação.

Pousada Di Luna, Bonito - MS
Pousada Di Luna, Bonito - MS

O lugar consiste de vários chalés, todos feitos de madeira (na sua maioria com mezanino) em ampla área verde, com piscina, espaço de convenções, quadra de esportes, restaurante, trilhas por matas nativas e muito mais. Ontem não deu para ter muita ideia do lugar, pois chegamos já era tarde e o sono não permitiu. Nem retiramos as malas do carro.

Antes de partirmos, falamos com as meninas da Bonito Way ao telefone para confirmar os roteiros dos próximos dias. O de hoje será um rapel de 90 metros em plataforma livre ao lado da cachoeira Boca da Onça e no final do dia, um safari noturno em carro aberto, em pleno Pantanal.

O maior rapel de plataforma do Brasil

Pegamos o carro e partimos rumo a Fazenda Boca da Onça, que fica há aproximadamente 55 km de Bonito. Essa estrada que liga Bonito a Bodoquena ainda está em construção e portanto com diversos trechos em obra e estrada de chão.

O paraíso ecológico e Fazenda Boca da Onça são conhecidos pelos seus atrativos naturais, sobretudo os seus riachos de águas translúcidas, repletos de incontáveis depósitos de delicadas e belas “tufas calcárias”, que formam cachoeiras e piscinas naturais. Ao todo, são dezenas de cachoeiras com águas transparentes porque suas nascentes estão localizadas em depósitos de calcário muito puro, com alto teor de bicarbonato. A água vai escorrendo pelo leito do riacho e quando encontra sedimentos, faz com que estes se depositem no fundo (decantação). Ao longo do tempo, reveste esses resíduos, constantemente, com uma camada de calcário. A água límpida, o alto teor de calcário e a constante deposição sedimentar (galhos, folhas, algas e musgos) no leito dos rios formam as “tufas” calcárias, expressão que tem origem nos tempos romanos e era usada para descrever materiais porosos.

Rapel de 90m na Boca da Onça, Bodoquena - MS
Rapel de 90m na Boca da Onça, Bodoquena - MS

Chegando ao receptivo fomos encaminhados para o treinamento do rapel. Nos equipamos e fizemos uma leve descida de 5 metros em um campo de treino anexo a sede. Coisa pouca para o que nos esperava a seguir. Em seguida nos juntamos ao grupo que estava por lá e pegamos a jardineira motorizada que nos levou até a plataforma do rapel.

De lá é possível avistar boa parte da Serra da Bodoquena. Ao redor, uma belíssima mata inteiramente preservada, e ao lado a Cachoeira Boca da Onça timidamente escondida por entre as matas. Fomos posicionados na plataforma e o alçapão se abriu. Era hora de descer, não tinha mais volta. A partir deste momento era só diversão e adrenalina. O visual é algo que só quem está lá consegue entender. São 90 metros de altura destinados aos praticantes e apreciadores de esportes radicais, em um paredão vertical de 90 metros de altura, repleto de adrenalina. Dá vontade de repetir! Varias e várias vezes.

Cachoeira Boca da Onça, Bodoquena - MS
Cachoeira Boca da Onça, Bodoquena - MS

Em seguida, descemos uma escada e a próxima parada para refrescar o corpo era o Poço da Lontra e a Cachoeira Boca da Onça, com seus 156 metros de altura. Sendo considerada a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul e uma das mais espetaculares do Brasil. O visual é de deixar o queixo caído. A força com que suas águas caem no poço é tamanha, que forma uma corrente de ar que nos deixa molhados.

De volta à trilha beirando o Rio Salobra, já no meio do trajeto, uma pausa na área de descanso em um quiosque que dispõe de bar e banheiros. Um local para relaxar, observar a mata e os impressionantes paredões de calcário a sua volta.

A partir daí temos a opção de continuar a caminhada e ver outras seis cachoeiras, ou voltar ao receptivo de carro. Escolhemos a segunda opção devido o próximo compromisso que nos aguardava no Pantanal. Deu uma dor no coração, principalmente depois que conversamos com a outra turma que havia feito o caminho inverso ao nosso e saber das maravilhosas cachoeiras que perderíamos de visitar. Sim, é possível começar pelas cachoeiras e terminar com o rapel. Porém, a subida ao lado da cachoeira Boca da Onça é feita através de uma escadaria com mais de 800 degraus. Nossa sugestão é realizar da forma que fizemos. Primeiro o rapel, e depois as cachoeiras. Fica a dica.

Almoço na Boca da Onça, Bodoquena - MS
Almoço na Boca da Onça, Bodoquena - MS

Fascinante! Assim pode ser definido o trajeto em meio a toda essa exuberância da natureza, passando por cachoeiras e trilhas que proporcionam total segurança. As cenas magníficas renovam-se a cada encontro com os animais.

De volta ao receptivo, almoçamos uma deliciosa comida caseira no fogão a lenha e aproveitamos para descansar 20 minutinhos antes de pegar a estrada para o Pantanal.

Safari noturno a procura da Onça

O tempo não estava muito bom e decidimos sair o quanto antes, pois ainda pegaríamos mais 110 km até a Fazenda San Francisco e não sabíamos as condições das estradas até lá. E foi bom termos feito isso. Este trecho ainda está em construção e esperamos que já esteja tudo asfaltado muito em breve.

A Fazenda San Francisco fica situada na margem esquerda do Rio Miranda, ao final da Serra da Bodoquena. Não foi muito fácil encontra-la seguindo placas, até porque não havia nenhuma até perto de Miranda. Existem dois trevos e porteiras que devem ser abertas no caminho. A dica é sempre parar e pegar informações com moradores locais que ensinam passo-a-passo o que se deve fazer.

Paramos para assistir ao Pôr-do-Sol na Fazenda San Francisco, Miranda - MS
Paramos para assistir ao Pôr-do-Sol na Fazenda San Francisco, Miranda - MS

Já próximo à fazenda, na estrada da propriedade, assistimos a um dos maiores espetáculos da natureza. Um belíssimo pôr-do-sol a beira de um lago repleto de vegetação e capivaras que tranquilamente se aqueciam antes do cair da noite. Óbvio que este momento merecia uma rápida parada para contemplação e algumas fotos. Em mais 5 minutos já estávamos no receptivo.

Nos instalamos e fomos jantar. O ritmo de fazenda é bem diferente de uma cidade, e temos que seguir seus costumes e horários. Após um breve descanso fomos convidados para o passeio fotográfico e focagem de animais de hábitos noturnos. O guia Gabriel e seu parceiro Leandro nos conduziram à caminhonete devidamente preparada para os passeios com turistas. Havia franceses, alemães e japoneses em nosso grupo. Todos ansiosos para o encontro com Juma, uma das onças que vivem nas terras da fazenda. Máquinas a postos e demos início a nossa aventura.

Safari Fotográfico Noturno na Fazenda San Francisco, Miranda - MS
Safari Fotográfico Noturno na Fazenda San Francisco, Miranda - MS

Os animais não pouparam aparições e pudemos ver de perto a vida selvagem bem diante de nossos olhos. Diversas Capivaras, Corujas de Orelha e Suindara, Cervos do Pantanal, Jacarés do Pantanal e filhotes a beira do rio, um Coelho Tapeti, um belíssimo Tamanduá Bandeira e um raríssimo exemplar de Urutau. Também são chamados de “mãe-da-lua”. É uma ave que utiliza muito bem sua plumagem para se camuflar. Normalmente se passam por um pedaço de madeira, um galho de árvore ou mesmo troncos partidos ou em pé. Eles costumam ficar estáticos, mas a noite seus olhos brilham como faróis ao refletir a lanterna de nossos guias.

Urutau, na Fazenda San Francisco, Miranda - MS
Urutau, na Fazenda San Francisco, Miranda - MS

Não foi dessa vez que Juma deu seu ar da graça. E na volta pra fazenda, ainda encontramos três lobinhos brincando bem próximo a sede. Tudo bem, não vimos a onça, mas ficamos muito felizes de ter encontrado um belo Urutau bem próximo da estrada garantindo excelentes imagens.

Voltamos para o quarto e tentamos dar sinais de vida em casa e aos amigos que estavam nos acompanhando via twitter e facebook, porem nem o celular e nem o Wi-Fi estavam com sinal. Podíamos tentar mais próximo a sede, mas estávamos cansados e já passava da hora de dormir.

[box type=”note”]Vejam também nossa galeria de fotos deste dia.[/box]

Sites e parceiros

Bonito Way
http://www.bonitoway.com.br
http://twitter.com/BonitoWay
http://www.facebook.com/BonitoWay

Pousada Di Luna
http://www.pousadadiluna.com.br
http://twitter.com/pousadadiluna

Boca da Onça Ecotour
http://www.bocadaonca.com.br
http://twitter.com/bocadaonca
http://www.facebook.com/profile.php?id=100000964231982

Fazenda San Francisco
http://www.fazendasanfrancisco.tur.br
http://twitter.com/PantanalSulMS
http://www.facebook.com/profile.php?id=1599892471
http://www.jaguarinpantanal.com

Movida Rent a Car
http://www.movida.com.br
http://twitter.com/MovidaRentaCar
http://www.facebook.com/MovidaRentaCar

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

3 Comentário

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here