1º Dia do #BlogTurFoz – Recepção de Estrelas, Gilmar Piolla e Rafain Show

Como criador e organizador do BlogTur, tive o prazer de passar 5 dias ao lado de grandes nomes da blogosfera turística brasileira e conhecer de perto as pessoas por trás dos arrobas do Twitter e perfis de Facebook. De 10 a 14 de Agosto partimos para Foz do Iguaçu com novas metas e objetivos bem definidos. Desta vez não seriam apenas passeios, mas o encontro também serviria para debater um tema bastante atual: a importância das redes sociais para o aquecimento do turismo.

Muito se falava na internet, e pouco se fazia. Então resolvi arriscar em realizar este encontro com os blogueiros de turismo em uma ação ousada e inovadora no país. Para isso, tivemos o apoio do grande empresário Marcelo Valente, do Hotel Bella Italia, que acreditou na proposta e “comprou” a ideia. Com isso, a agência Loumar Turismo entrou forte na parceria trazendo junto sua experiência de longos anos e grandes parceiros do trade turístico de Foz do Iguaçu. Em seguida , a GOL Linhas Aéreas tomou conhecimento do projeto através do blogueiro Pedro Serra (do Blog Sem Destino) e eis então que estava pronto o cenário completo de uma grande ação com investimentos 100% de empresas privadas do setor.

Após essa breve apresentação de como surgiu o 1º Encontro Trilhas e Aventuras de Blogs de Turismo em Foz do Iguaçu (carinhosamente apelidado no twitter de #BlogTurFoz), contarei agora como foram esses 5 dias que agitou a Terra das Cataratas e balançou a Tríplice Fronteira (conheça também o site do BlogTur).

No guichê da GOL Linhas Aéreas

Do Rio de Janeiro a Foz do Iguaçu de Avião

Preciso dizer que não dormi direito de ansiedade na noite da viagem? Acho que não né? Com certeza vocês já estão acostumados a ler isso por aqui em meus relatos. Não sei o que acontece, mas fico desse jeito todas as vezes que vou viajar. Tem gente que diz que “viagem é sempre igual”, mas pra mim, cada viagem é um momento diferente de nossas vidas. E este momento do BlogTur com certeza foi um dos mais marcantes da minha.

No dia anterior fiz o check-in online da GOL que facilita nossa vida no aeroporto, evitando filas quilométricas e confusões. Mas lembre-se:

• Para realizar o Check-in os voos devem estar no período entre 24h e até 1h30min antes do horário de embarque.
  • As reservas emitidas por agências de viagens, Programa Smiles ou pelo programa Voefácil GOL também é possível fazer o Web Check-in.
  • Web Check-in não é permitido para menores de 12 anos viajando desacompanhados.

Como eu moro na Barra, aproveitei mais um serviço bacana que a GOL oferece: o ônibus gratuito que faz o percurso do Aeroporto de Jacarepaguá até o Aeroporto Internacional do Galeão. Um detalhe legal que eu não sabia é que você pode despachar sua mala lá mesmo e não se preocupar mais com ela. Quando chega no GIG um funcionário da GOL se encarrega de pegar suas malas do ônibus e levar direto para o avião.

Mas antes de embarcar combinei com os Blogueiros de Turismo do RJ de nos encontrarmos para um almoço. Como fui o primeiro a chegar, aproveitei para ir movimentando as redes sociais através do celular. Em seguida eles foram chegando. Primeiro a Flávia Vieira (do Viajar é Tudo de Bom), depois a Clarissa Donda (do Dondeando por Aí) e o Pedro Serra. E por fim a Ana Portugal, a nossa Turista Profissional. Ainda tivemos a presença do Átila Ximenes (do Vou Contigo) que veio direto de Fortaleza para o encontro e estava fazendo conexão no Rio de Janeiro para irmos todos juntos a Foz do Iguaçu.

Blogueiros reunidos no avião da GOL

O clima de animação tomava conta do grupo ainda tímido. Mas aos poucos a galera foi se soltando e os assuntos se perdiam entre os papos de viagens. Não demorou muito e já era hora de embarcar. Como estávamos todos separados na cabine, logo que foi possível nos encontramos no meio do avião para continuarmos os papos e descobrir as expectativas da turma.

A Recepção de Estrelas da Loumar Turismo

Ao desembarcar em Foz do Iguaçu já fomos logos surpreendidos por uma recepção pra lá de especial que a Loumar preparou pra gente. Fotógrafos e câmeras em cima da turma o tempo todo. Sem falar no tapete vermelho e no espumante para brindar a nossa chegada, antes de partirmos para o hotel. Mas saiba que este é um serviço padrão da empresa. A Loumar Turismo sempre trata os seus clientes como estrelas!

Depois de algumas taças e muita diversão, fomos direto para o Hotel Bella Italia, que seria nossa “casa” pelos próximos dias. Ao chegar, já encontramos toda a turma do #BlogTurFoz conversando no saguão, bastante animados com o encontro.

Fizemos o check-in e subimos para guardar as malas. Mais uma surpresa nos aguardava na cama: duas camisetas do BlogTur e uma carta de boas-vindas. Muito legal. Vestimos as camisas e descemos para a Cerimônia de Abertura do BlogTur em Foz do Iguaçu.

Gilmar Piolla apresentando Foz do Iguaçu para os blogueiros

Cerimônia de Abertura do BlogTur em Foz do Iguaçu

Com todos reunidos na sala de eventos do hotel, demos início às apresentações. Primeiramente com o grande empresário e parceiro, Marcelo Valente, dando as boas-vindas a todos. O time da Loumar também estava presente e bastante animado com tudo isso que estava acontecendo. Em seguida, cada um dos blogueiros se apresentou, contando um pouco do trabalho que fazem em seus blogs e falando das expectativas para os próximos dias.

O ponto alto da abertura ficou por conta do Gilmar Piolla – Presidente do Fundo Iguaçu de Promoção Turística e Superintendente de Comunicação Social da Usina de Itaipu – que preparou uma apresentação especialmente para nós. Descobrimos as ações que vêm sendo feitas para melhorar a qualidade do turismo em Foz do Iguaçu com números surpreendentes de investimentos e execuções de projetos.

Um brinde ao BlogTur em Foz do Iguaçu

Por localizar-se em uma região de tríplice fronteira, as ações vão além de Foz do Iguaçu e tomam também o Paraguai e a Argentina. Durante a palestra do Piolla, era notável a sua empolgação, o brilho nos olhos e o orgulho de apresentar algo tão grandioso quanto à barragem.

Enfim, estava oficialmente aberto o 1º BlogTur Trilhas e Aventuras de Blogs de Turismo. Um delicioso coquetel foi servido e brindamos juntos para comemorar. Mas ainda precisávamos comemorar tudo isso, e a Churrascaria Rafain já estava nos esperando para um grande show que estava por vir.

Jantar com direito a show na Churrascaria Rafain

Imagine aliar gastronomia com cultura latino-americana em uma cidade onde mais de 70 etnias vivem pacificamente. Imaginou? Sim! Esse ambiente existe. É a Churrascaria Rafain, que há mais de 50 anos vem combinando uma excelente gastronomia em Foz do Iguaçu com noites de shows inesquecíveis que levam você em uma viagem em meio a diversas culturas.

Ficamos posicionados bem na frente, com a melhor vista do palco e do delicioso Buffet com churrasco de carnes nobres, culinária internacional e uma mesa repleta de sobremesas. O atendimento de qualidade excepcional se mistura com o grandioso espetáculo artístico latino-americano que impressiona a todos. Músicas típicas, como as do México, levantam até o público mais tímido, e danças exuberantes como o tango argentino dão um brilho todo especial. Os músicos e dançarinos do show brasileiro interagem com todo o público, trazendo mais diversão para este espetáculo saboroso.

É legal ver o público interagindo com tanta alegria nos shows. Os gringos ficam estarrecidos com as nossas mulatas, que mostram o samba na ponta do pé com toda sua majestade.

Jantar-Show na Churrascaria Rafain em Foz do Iguaçu

No final ainda ganhamos um lindo brinde com um DVD do Show, o livro “Cataratas e a Floresta Iguaçu”, de Alex P. Schorsch, e um simpático Quati de pelúcia vestindo a camiseta estilo militar do Rafain. Todos adoraram e é claro que não podíamos deixar de registrar o momento.

Como era tarde e estávamos todos cansados da longa viagem que fizemos, decidimos voltar para o Hotel para descansarmos um pouco. E ao entrar no quarto mais uma surpresa nos aguardava. Um belíssima cesta de frutas e flores, repleta de bombons deliciosos, que acabou animando a turma a dar mais algumas twittadas antes de dormir.

[box type=”note”]Veja mais em nossa Galeria de Fotos do 1º Dia do #BlogTurFoz.[/box]

Participaram do BlogTur em Foz do Iguaçu

Os Blogueiros: Maurício Oliveira (Trilhas e Aventuras), Átila Ximenes (Vou Contigo), Carol Wieser (Travel Forever), Carol May (Dicas e Roteiros de Viagens), Ana Catarina (Turista Profissional), Jana Calaça (Jeguiando), Julie Fank (De Mochila),Clarissa Donda (Dondeando por aí), João Aguiar (Viajando no Mundo), Flávia Vieira (Viajar é Tudo de Bom), Vinícius Raupp (Inquietos), Deise de Oliveira (Viagem pelo Mundo), Pedro Serra (Sem Destino) e Thiago Busarello (Vida de Turista).

Os Parceiros: Trilhas e Aventuras (Realização), Agência Loumar Turismo e Hotel Bella Italia (Patrocínio) e Gol Linhas Aéreas Inteligentes (Transportadora Aérea)

Acompanhe as postagens pelo Twitter através da Hashtag #BlogTurFoz e curta a Fanpage do BlogTur no Facebook.

4 comments

Poxa, fico feliz que tenha gostado. O trabalho foi enorme, mas super valeu a pena. Tem cada post melhor que o outro. Os blogueiros selecionados foram os melhores! Vc vai babar nas próximas postagens.

Com certeza o BlogTur vai entrar pra história da publicidade digital. 😉