Vale a pena “se perder” no Centro Histórico de Paraty

Vale a pena “se perder” no Centro Histórico de Paraty

Ô se vale! Visitar Paraty é voltar ao passado, é percorrer por ruas onde carruagens, escravos e senhores de engenho viveram. Ainda é possível ouvir o som das ferraduras em modernas carruagens levando os turistas para um passeio mágico no Centro Histórico.

Não há como negar que o tempo corria bem diferente dos dias de hoje. O tempo das cartas escritas à mão, das grandes embarcações no porto, do escambo, dos pelourinhos de escravos, das lamparinas iluminando as ruas, das damas em seus longos vestidos, dos cavalheiros com seus fraques, chapéus e bengalas.

Quando eu digo que vale a pena se perder em Paraty, é porque a cidade histórica foi preparada para receber turistas do mundo inteiro que procuram a paz em meio à vegetação de mata atlântica ainda nativa. O rico calendário de eventos faz de Paraty um destino frequentável o ano inteiro. Seja na alta ou na baixa temporada.

Hoje em dia muita coisa mudou, mas o clima do passado ainda está presente nas fachadas e ruas de pedra. As igrejas e casas guardam em suas fachadas lembranças de um tempo que não voltará. Placas com datas gravadas nos anteparos das portas denunciam a idade. Os hotéis, pousadas e restaurantes são todos casarões e sobrados centenários.

Igrejas e pelourinhos nos fazem voltar no tempo
Igrejas e pelourinhos nos fazem voltar no tempo

Piratas, escravos e damas com vestidos rodados ainda andam por Paraty
Piratas e escravos (atores) ainda podem ser vistos em Paraty

Passeio de charrete em Paraty
O passeio de charrete conta toda a história de Paraty. Vale a pena.

Coleção de relógios antigos em um restaurante de Paraty
Coleção de relógios antigos em um restaurante de Paraty

Os barcos coloridos rendem belas fotos no canal
Os barcos coloridos rendem belas fotos no canal #FicaDica

Dicas de como se perder

Abaixo seguem algumas dicas pessoais para você se perder com mais facilidade em Paraty:

  • Permita-se deixar a curiosidade te levar sem rumo;
  • Dê uma volta à beira-mar. Ande do píer à ponte;
  • Visite as igrejas, mesmo que seja apenas por fora;
  • Ande de charrete chacoalhando pelas ruas de pedras;
  • Adentre os sobrados, eles podem revelar grandes surpresas;
  • Ande pela pista de caminhada na beira do canal;
  • Experimente a culinária local e as deliciosas cachaças;
  • Não vá embora sem comer os doces de carrinho que ficam nas ruas;
  • Registre os melhores momentos. Eles não têm volta;
  • Converse com as pessoas. Elas têm histórias incríveis para te contar;
  • Tome um chá na praça principal no fim de tarde;
  • Entre em ruas que você acha que já passou. Elas são sempre diferentes;
  • Aguarde a maré alta. O Centro Histórico fica ainda mais incrível;
  • Coma o seu prato favorito, mas varie sempre de restaurante;
  • O centro histórico é um museu ao ar livre. Caminhe com calma;
  • À noite a cidade tem outro clima e astral. Repita tudo isso a luz da lua;
  • Ainda a noite aproveite as rodas de músicas e bares para todos os gostos.

Galeria de Fotos

Vejam mais em nossa fanpage ou na página de fotos de Paraty.

Para finalizar…

Ao término de tudo isso você sairá de Paraty completamente apaixonado por sua história que rompeu as amarras do tempo, mas que com muita dedicação conseguiram transformar a cidade em um porto seguro.

E por falar em segurança, fique tranquilo. Tenho certeza que você levará ótimas lembranças da sua visita e irá voltar muitas e muitas vezes.

Para saber mais, veja o roteiro completo de Paraty em nosso portal e imprima o seu guia de bolso para ajudar na organização da sua viagem. E quando voltar de lá não se esqueça de nos contar como foi.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

9 comments

Depois de receber até dedicatória no twitter, não poderia deixar de comentar, né? Pólo da cultura, das artes, de eventos o ano todo, Paraty é demais, né não??? A beleza das casas históricas… o mar ali do lado… os barquinhos coloridos super fotogênicos… (excelente dica!). Tá no meu roteiro da estrada Real, para 2013, se Deus quiser!

Paraty é tudo isso mesmo. Tem magia no ar. Andar no Centro histórico é se perder na história, se transportar pro passado. Fiquei encantada. A estrutura da cidade é ótima, sabe receber o turista, não vi sujeira, me senti segura pra andar sem medo. Os restaurantes com preços acessíveis e comidas bem feitas e fartas, são mais um um atrativo ao turismo.Além da simpatia do povo nativo que não resiste a uma boa conversa. Adorei!

Boa noite,estarei na cidade de Paraty,e gostaria de saber onde posso comprar maquina registradora antiga.No site fala de um restaurante.Parabens e abraço.

Olá Romeu, esse restaurante citado fica ao lado da igreja. De frente para ela, ele está do lado direito. Não me recordo o nome do restaurante, mas acredito que eles não vendam seu acervo. Mas não custa tentar, né? 😉

Paraty já foi um paraíso na terra, eu era frequentadora assídua do local. Amo história, as construções, igrejas, bares e cafés eram um convite para voltar no tempo. O prefeito está promovendo mega eventos, barcos recheados de gentalha porca lotam a cidade, som alto, sujeira, cheiro de urina. Muitos bares fechados, lojas fechadas, comerciantes reclamando. Seu encanto se foi. Paraty agoniza. Fui pra lá e pretendo não voltar por uns bons anos. Muito melhor recordar de como aquela cidade foi maravilhosa.

Oi Vanessa, é por essas e outras que eu evito viajar para certas cidades quando estão acontecendo eventos de grande porte. Alias, qual cidade consegue receber um grande evento sem ter problemas de infraestrutura? Carnaval, reveillon, micaretas, festivais, copa, olimpiadas… Paraty não fica atrás. Se bem que eu já fui em grandes eventos lá e não achei tão ruim assim. Porém concordo que é muito melhor visitá-la com mais calma em dias mais “normais”.

Olá Boa noite,

Estou indo ao Rio de Janeiro em FEV e gostaria de saber como chego em PARATY tendo em vista que não conheço nada, você por gentileza poderia de sugerir coisas bacanas e com orçamento bom!?

Obrigada!

Att,

Katherine Faria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *