O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é mais um daqueles lugares incríveis que poucas pessoas já visitaram no Brasil. Localizado ao norte de Minas Gerais, possui sítios arqueológicos milenares que deixou pesquisadores de todo o mundo boquiabertos com a qualidade e quantidade das pinturas rupestres pré-históricas encontradas em suas cavernas gigantes.

A área do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é de 56.400 hectares e ocupa as terras dos municípios de Januária, São João das Missões e Itacarambi, bem próximo ao Rio São Francisco. Por esse motivo ele faz parte do Circuito Turístico do Velho Chico, dentre diversas outras atrações. Somente agora o parque foi estruturado e possui trilhas, mirantes e passarelas de proteção que levam aos sítios arqueológicos.

Antes de continuar a leitura, assista esse vídeo que fiz nas trilhas das Cavernas do Peruaçu e nos sítios arqueológicos repletos de pinturas rupestres. Prepare-se para babar!

E fique tranquilo se você nunca tinha ouvido falar das Cavernas do Peruaçu. Eu também não. Quando fui convidado para essa viagem, eu pesquisei bastante na internet pra tentar ver o que me esperava e NADA representa a grandeza do lugar. Nenhuma foto, vídeo ou texto vai transmitir a emoção de estar frente a frente com os salões colossais das cavernas, das pinturas em perfeito estado e ainda coloridas, e pisando em terras onde o homem pré-histórico viveu no Vale do Peruaçu.

Toda a imensidão da Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Foto do querido amigo Fábio Pastorello, do blog viagenscinematograficas.com.br
Toda a imensidão da Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Foto do querido amigo Fábio Pastorello, do blog viagenscinematograficas.com.br

O que fazer nas Cavernas do Peruaçu: trilhas e pinturas rupestres

Para conhecer todas as trilhas, cavernas, sítios arqueológicos e “galerias de arte pré-histórica” (as pinturas rupestres), é preciso ficar pelo menos 3 dias fazendo os roteiros do Peruaçu. Ficamos apenas 1 dia caminhando por lá e já deu pra ficar bastante impressionado com tudo o que vimos.

A Gruta do Janelão é o cartão-postal do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, e como só teríamos 1 dia, esse foi o nosso foco principal para conhecer. Da portaria do parque até o Centro de Visitantes do Janelão são aproximadamente 1h de carro, e é de lá que começam algumas das principais trilhas do parque. O tempo de trilha, ida e volta, é de aproximadamente 5 horas, contando com as muitas paradas para fotos.

Ponte de pedra na Gruta do Janelão
Ponte de pedra na Gruta do Janelão

TRILHA DA GRUTA DO JANELÃO

A trilha da Gruta do Janelão tem início ao lado do Centro de Visitantes do Janelão. Depois de caminharmos alguns minutos pela floresta, já vemos o primeiro paredão de pinturas rupestres, o Sítio Ateliê Janelão. Seus estilos, cores, tradições e técnicas de pintura já impressionam logo na chegada.

Depois de mais alguns passos, finalmente chegamos no portal de entrada da caverna com quase 100 metros de altura. Do primeiro mirante é possível ter alguma noção da magnitude do lugar. A descida pra dentro da caverna é por uma trilha tipo escadinha, bem fácil.

Essa caverna é bem diferente de todas as outras que já visitei. Ela é tão ampla e possui tantas aberturas no teto com luz natural, que acabou nascendo uma pequena floresta dentro. Na verdade, existe toda uma micro fauna e flora específica de caverna vivendo lá. Pra completar, o Rio Peruaçu corta a caverna de uma ponta a outra, criando inclusive pequenas “praias de areia”. Mas nem pense em chegar perto da água, pois é proibido. O caminho dentro da Gruta do Janelão é totalmente demarcado e sair da trilha é motivo para levar bronca certa.

Do segundo mirante, já dentro da gruta, é possível avistar os conjuntos de enormes espeleotemas com diferentes formas, cores e formatos. Os mais famosos lembram Cogumelos Vermelhos e uma Tartaruga Pré-Histórica. É incrível. Desse mesmo ponto, ao olhar para a entrada da Gruta do Janelão é possível ver a Claraboia do Coração, que tem a forma exata do símbolo do amor.

Clarabóia do Coração na Gruta do Janelão
Clarabóia do Coração na Gruta do Janelão
A esquerda, os Cogumelos Vermelhos e ao fundo, na gruta, a Tartaruga Gigante
A esquerda, os Cogumelos Vermelhos e ao fundo, na gruta, a Tartaruga Gigante

A trilha da Gruta do Janelão leva até uma prainha no Buraco dos Macacos, onde está a famosa Perna da Bailarina, que é a maior estalactite do mundo, com 28 metros. Ali perto também é possível encontrar centenas de raras Pérolas de Caverna, perfeitamente arredondadas.

A volta é pelo mesmo caminho e é tão impressionante quanto a ida. A luz muda, os cenários se completam com reflexos na água cristalina, as cores dos espeleotemas se tornam mais vibrantes, as pontes sobre o rio e as pedras que pulamos vão deixando saudade até que aos poucos vamos deixando a Gruta do Janelão até voltar para o centro de visitantes.

TRILHA DA LAPA DOS DESENHOS

Ainda tivemos um tempo e fomos conhecer a Lapa dos Desenhos. Eu não tinha ideia do que me esperava nesse lugar, sabia apenas que era a maior concentração de figuras de animais e instrumentos de caça e pesca já registrados no Brasil, além de possuir diversas técnicas de pintura rupestre, com diversas cores aplicadas no enorme paredão.

Obra de arte na Lapa dos Desenhos, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu
Obra de arte na Lapa dos Desenhos, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

A trilha é bem rapidinha e fácil, toda demarcada, mas ainda assim é preciso do guia para fazê-la (sempre!). Pode parecer chato, mas é para evitar que pessoas mal-intencionadas possam degradar o local. Acredite, tem maluco pra tudo. E acredite, esse lugar merece permanecer intocado por muito tempo.

A Lapa dos Desenhos é um dos conjuntos de pinturas rupestres mais incríveis que já vi em toda minha vida. Eu já havia visitado algumas outras cavernas no Brasil e no mundo, mas nenhuma se compara a essa no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. As cores usadas são tão vivas que parecem ter sido pintadas naquele momento. É inacreditável como durou mais 9 milhões de anos naquele ambiente.

OUTRAS TRILHAS NO VALE DO PERUAÇU

Como falei antes, além da Gruta do Janelão e da Lapa dos Desenhos, existem diversas outras atrações a serem visitadas no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, tais como a Gruta Bonita, a Lapa do Índio, a Lapa do Boquête, a Lapa do Rezar, a Lapa do Caboclo e a Gruta do Carlúcio.

Nessa região você irá encontrar pinturas rupestres muito bem preservadas e de povos que parecem ter vivido apenas ali. É incrível ver como tudo aquilo resistiu a ação do tempo e permaneceu praticamente intacto até os dias atuais. Eu saí do passeio me achando um afortunado por ter conseguido ver o que vi.

Grandes salões iluminados são o destaque da Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu - MG
Grandes salões iluminados são o destaque da Gruta do Janelão, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu – MG
O Rio Peruaçu corta toa a Gruta do Janelão, com uma pequena floresta cheia de vida
O Rio Peruaçu corta toa a Gruta do Janelão, com uma pequena floresta cheia de vida

Como chegar no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica ao norte de Minas Gerais e para chegar lá é preciso tempo e disposição. A cidade mais próxima com aeroporto é Montes Claros, que ainda fica a 230km de Itacarambi, que é a cidade base mais próxima da entrada principal do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

Chegando em Montes Claros a dica é alugar um carro no aeroporto e partir por conta própria ou contratar algum serviço de agência local. A estrada é boa e dura aproximadamente 3hs até o Peruaçu. Também tem a opção de ir de ônibus. De Montes Claros tem saídas regulares para Itacarambi ou Januária.

Recomendo de verdade alugar um carro e fazer seu roteiro com mais tranquilidade e conforto. Até porque, para acessar os roteiros dentro do parque é preciso estar de carro ou você terá que andar bastante.

Espelhos d'água e grandes aberturas de luz fazem da Gruta do Janelão um lugar único no Brasil
Espelhos d’água e grandes aberturas de luz fazem da Gruta do Janelão um lugar único no Brasil

Onde comer e ficar perto do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu

Itacarambi foi a cidade que usamos de base e que fica mais perto do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Ficamos hospedados na Pousada Camaleão, que tem o Velho Chico como quintal. Tomar café da manhã às margens do Rio São Francisco ou ver as estrelas a noite refletindo em suas águas é algo que não tem preço.

A Pousada Camaleão é bem simples, sem luxos, mas bastante confortável e com preço justo. Acredito ainda que é a melhor pousada de Itacarambi. A região ainda está começando a se preparar para receber melhor o turista com pousadas, restaurantes e serviços.

+ Pesquise também outras pousadas em Itacarambi

O quarto era bem simples e limpinho, com ar condicionado e espaçoso. O café da manhã típico mineiro, com pães, geleias, frios e frutas. A área de lazer da pousada é bem cuidada, com árvores frutíferas, com piscina e até sauna a carvão.

ONDE COMER – A cidade de Itacarambi é bem pequena, daquelas típicas interioranas, com pracinha, igreja, comércio, e poucos restaurantes. Perto da pousada, comemos em dois lugares bacanas: o Restaurante do Chico e a Cantina Mineira. Ambos servem a típica comida mineira, farta e saborosa, e ótimo preço. Por estarem à beira do Rio São Francisco, os pratos típicos mineiros ganham concorrentes com peixes de água doce no cardápio (dica: prove o Surubim).

Galeria de Fotos das Cavernas do Peruaçu

Dicas importantes

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAÇÃO – Você pode visitar o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu durante todo o ano. De Novembro a Abril é a época das chuvas, quando a paisagem está mais verde e brilhante. Já de Maio a Outubro é a época da seca.

O QUE LEVAR – O básico para trilhas em caverna: bota ou tênis confortável, mochila pequena com lanche e água, lanterna de mão ou de cabeça, máquina fotográfica e boné. O guia irá fornecer o capacete no local de uso obrigatório. Lembrando que nenhum lixo deve ser deixado no local.

AGENDAMENTO – É preciso agendar com antecedência a sua visita ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Você pode fazer isso através do e-mail cavernas.peruacu@icmbio.gov.br ou no site do ICMBio, que contém mais informações sobre a visita. Para fazer as trilhas é necessário um guia condutor credenciado ao parque. No link acima tem a lista dos guias para você agendar. O nosso guia foi o Leidson, super profissional e competente, da agência Roteiros do Velho Chico e pode ser contratado pelo e-mail roteirosvelhochico@gmail.com. O valor dos passeios vão depender do tamanho do grupo (a combinar).

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO – O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu pode ser visitado de segunda a domingo, de 8 às 18 horas, sendo que por motivos de segurança, a entrada nos atrativos é permitida até as 15 horas, e sempre com guia.

REGISTRO DE ENTRADA – Para entrar, o visitante deve se identificar na sede do Parque Nacional, na entrada principal pela cidade de Fabião I, onde encontrará com o condutor agendado previamente, assinará o termo de conhecimento de normas e riscos e só então seguirá para conhecer os atrativos.

ENDEREÇO DO PARQUE – O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica exatamente na BR 135, Km 155, Comunidade do Fabião I, Januária – MG.

Você precisa conhecer o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu em MG
Você precisa conhecer o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu em MG
É possível chegar pertinho das pinturas rupestres na Gruta do Janelão
É possível chegar pertinho das pinturas rupestres na Gruta do Janelão

Gostou? Quer ver mais?

Assista esse vídeo lindo que o Fábio Pastorello fez também. Viajamos juntos no mesmo grupo e foi muito legal. O relato pode ser lido no seu blog Viagens Cinematográficas.

* Viajamos a convite do SETUR-MG para conhecer as Grutas e Cavernas de Minas de Gerais.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva acima de R$190. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

LEIA TAMBÉM

10 Comentário

Deixe seu Comentário