O Dakota Wreck é um dos cenários mais incríveis e exóticos da ilha. Os restos desse avião caído na Islândia estão localizados na praia de areias negras de Sólheimasandur, acessível após uma longa caminhada na neve. Não é nada fácil chegar lá, mas vale a pena.

Há alguns anos era preciso inserir as coordenadas exatas dele em um GPS (63°27’34.3″N 19°21’52.6″W) para encontrá-lo, mas hoje em dia basta jogar “Dakota Wreck Iceland” no Google Maps que ele vai se ensinar direitinho como chegar no Dakota Wreck.

Chegando no famoso Dakota Wreck

O pessoal da Fora de Foco Expedições, que me levou até lá, contou que antes era bem difícil encontrar a porteira que dá acesso a estrada para chegar no Dakota Wreck. Porém hoje, com a crescente onda de turistas na Islândia, é fácil encontrar diversos carros logo na frente. É lá que você deve estacionar e começar a caminhada.

Não é possível ver o avião caído da estrada. É preciso fazer uma trilha de aproximadamente 3 km de ida (lembre-se da volta), enfrentando a neve, o frio e o vento cortante da Islândia. Chegando nele, o cenário é incrivelmente surreal.

Como fizemos a trilha a tarde, durante o inverno, chegamos ao Dakota Wreck com o sol bem baixo e uma luz incrível para fotografar. O cenário ajudou para conseguirmos algumas fotos lindas.

O contraste da neve, a areia negra, o céu azul, a carcaça cinza do avião, o sol se pondo… e cadê meu flash? Bom, fiz o que pude com minha máquina, sem flash mesmo. E ainda apelei pro celular e pra GoPro, que consegue ótimos resultados nessas condições. Foi o jeito.

A história do Dakota Wreck na Islândia é um tanto quanto misteriosa. Em 1973, o avião da marinha dos EUA, um C-47 SkyTrain, o Dakota, precisou fazer um pouso forçado e o local escolhido foi essa praia, totalmente inabitada. Por sorte, todas as 7 pessoas da tripulação sobreviveram. Por questões de logística e alto custo o avião ficou lá, abandonado, e desde então se encontra no mesmo local para o deleite dos fotógrafos e turistas de plantão.

A história completa e como chegar no Dakota Wreck da Islândia você encontra no site do Fora de Foco Expedições, que foi quem nos levou lá e tem várias outras dicas ótimas da Islândia. Não deixem de conferir no site deles as próximas viagens pra lá.

Esse é um destino que vem se tornando bastante popular na Islândia, então possivelmente você encontrará outros turistas em suas visitas, assim como encontramos. Só peço um favor: não seja um babaca! Vi algumas pichações e gente subindo nas asas e até no teto do avião. Lembre-se que aquilo pode despencar a qualquer momento. O ferro retorcido está bastante enferrujado e pode machucar seriamente.

Durante o caminho percebi também que a estrada por onde trilhamos já está delimitada nas laterais e no ponto final, onde avistamos o avião, já existe algum movimento para ser construído algo. Acredito que em pouco tempo irão fazer uma base de apoio ao turista por ali, com estacionamento, lanchonete e loja de conveniência.

O que posso dizer é que chegar sozinho no Dakota Wreck não é nada fácil e o apoio dos amigos da Fora de Foco Expedições foi fundamental. Vale a pena a caminhada sofrida para ver os destroços desse avião caído na Islândia, que vem se tornando um importante ponto turístico da ilha. Eu adorei e recomendo.

Onde ficar em Hella

Ficamos hospedados no Stracta Hotel Hella, um dos melhores hotéis próximos ao Dakota Wreck. As acomodações elegantes e minimalistas são a marca do hotel design. Os quartos são pequenos, porém aconchegantes, com TV, frigobar, máquina de café, e banheiro com chão aquecido.

Com poucos quartos, o hotel possui uma área externa com sauna e jacuzzis aquecidas, que tive o prazer de usar durante minha estadia. Além do bar e bistrô do primeiro piso, existe também um restaurante no segundo andar com uma vista linda. O Stracta Hotel Hella possui café da manhã incluso, estacionamento e Wi-Fi grátis.

* O projeto de Caçada a Aurora Boreal na Islândia foi um convite da agência Fora de Foco Expedições ao portal Trilhas e Aventuras. Agradecemos aos apoiadores dessa grande aventura: Loja Benevento, EasySim4u e Blue Car Rental.

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos é fortemente recomendado. Eu nunca viajo sem! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Conseguimos também um desconto de 5% usando nosso cupom: VIAGENS5

  • HOSPEDAGEM - O Booking.com é nosso parceiro e garante os melhores preços de hospedagem neste ou em qualquer lugar do mundo! Você não paga nada pela reserva, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link. Você não paga mais por isso e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional funcionando no celular. Você vai ter sempre conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, enviar fotos nas redes sociais e usar o GPS. Usamos o EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva no valor de R$190 ou mais. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Vai precisar de um carro? Faça a sua cotação online entre diversas locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e vai te ajudar na busca dos melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança. Compare e economize.

  • LEIA TAMBÉM

    (Visited 1 times, 1 visits today)

    Deixe seu Comentário