São muitas as cachoeiras da Islândia – com nomes quase impronunciáveis, eu sei – que merecem a sua visita durante uma viagem a “Terra do Fogo e Gelo”. Cachoeiras em lugares inóspitos, com águas límpidas e cristalinas, rodeadas de cenários inacreditáveis. Lugares perfeitos onde é possível se conectar a natureza selvagem da Islândia.

Conhecemos apenas 5 das muitas cachoeiras da Islândia durante nossa viagem pelo sul da ilha com a agência brasileira Fora de Foco Expedições. Praticamente todas as cachoeiras que visitamos possuem fácil acesso e são possíveis de chegar sem grandes complicações, além de oferecerem estacionamento e entrada grátis. Na Islândia é assim, quase todas as atrações são gratuitas.

Outra informação útil é que a água na Islândia é uma das mais limpas do mundo, ou seja, toda água corrente que você encontrar no meio do caminho é propícia para o consumo. Nos hotéis tomamos água da pia, os restaurantes dão água grátis (da pia também) e cansamos de encher nossas garrafinhas pelos rios e cachoeiras que encontrávamos durante a viagem. E ninguém teve problemas intestinais por conta disso.

Feliz em conhecer Svartifoss, uma das Cachoeiras mais lindas da Islândia
Feliz em conhecer Svartifoss, uma das Cachoeiras mais lindas da Islândia

Uma coisa que aprendi em islandês foi que as palavras com “FOSS” no nome significam que são cachoeiras. Então vou me abster de colocar a palavra “cachoeira” agregada ao nome delas, pois parte de seu significado já diz isso. Combinado? Agora você também já sabe algo em islandês.

Gullfoss (a cachoeira mais famosa da Islândia)

A “cachoeira dourada” é considera por muitos a cachoeira mais bonita da Islândia, talvez por não ter percorrido as outras que tem no sul da ilha. Mas sem dúvidas, Gullfoss é a cachoeira mais famosa devido sua proximidade da capital, Reykjavík, e fazer parte do passeio mais vendido pelas agências locais, o Golden Circle Tour.

A apenas 2hs de carro da capital, pela estrada 35, Gullfoss possui uma excelente infraestrutura para receber os turistas. Além de um enorme estacionamento, possui também uma loja que oferece roupas, lanches e tours guiados (apesar de não ser necessário).

Apreciando Gullfoss, uma das atrações do Golden Circle na Islândia
Apreciando Gullfoss, uma das atrações do Golden Circle na Islândia

Basicamente é só percorrer as trilhas demarcadas e seguir as instruções de não sair das passarelas que tudo dará certo. As passarelas chegam bem próximo às quedas d’água e oferecem vistas espetaculares da cachoeira Gullfoss.

Seljalandsfoss (a cachoeira mais fotografada da Islândia)

Um pouco mais distante da capital, Seljalandsfoss fica na rota sul da Islândia, pela Ring Road. Certamente você já viu alguma foto desta cachoeira em algum Instagram de paisagens incríveis. Realmente ela existe e era a cachoeira que eu mais esperava ver pessoalmente.

Seljalandsfoss era a cachoeira que eu mais queria conhecer na Islândia
Seljalandsfoss era a cachoeira que eu mais queria conhecer na Islândia

O bacana é que a queda d’água cai do paredão em negativo, formando uma caverna que é possível caminhar e atravessá-la de um lado a outro. Quando chegamos lá, infelizmente o tempo estava horroroso e chovia muito (além do frio quase negativo), mas eu não sairia dali sem uma foto dela.

Se sem chuva você já sai encharcado, imagine com chuva? Mas eu estava bem preparado e minha roupa era 100% impermeável. Queria ter conseguido tirar fotos melhores…

Seljalandsfoss vista de frente...
Seljalandsfoss vista de frente…
Seljalandsfoss vista da lateral...
Seljalandsfoss vista da lateral…
Seljalandsfoss vista de dentro!
Seljalandsfoss vista de dentro!

Dar a volta completa ao redor da Seljalandsfoss é garantia de fotos com ângulos de tirar o fôlego. Infelizmente o tempo não ajudou (nem a luz), mas ainda assim tive a oportunidade de viver a experiência. E posso garantir que foi incrível.

Ali perto, continuando a trilha, é possível chegar em uma outra cachoeira secreta, que só é alcançada através de uma fenda. A Gljúfrafoss é um brinde extra para os visitantes da Seljalandsfoss.

Gljúfrafoss é uma cachoeira secreta ao lado de Seljalandsfoss e ninguém conhece
Gljúfrafoss é uma cachoeira secreta ao lado de Seljalandsfoss e ninguém conhece

Devido às chuvas o riacho estava bastante cheio e era impossível alcançar a Gljúfrafoss sem entrar na água. Tive que me contentar em espiar apenas pela fenda e ficar imaginando como seria aquela cachoeira secreta.

Skógafoss (a cachoeira mais “hollywoodiana” da Islândia)

A queridinha das telinhas, Skógafoss é a cachoeira que mais apareceu em filmes e séries. Alguns que você certamente deve ter visto são os filmes: A Vida Secreta de Walter Mitty e Thor; e as séries: Vikings e Game of Thrones. Também houveram pesquisas de locações para O Senhor dos Anéis.

Skógafoss já apareceu em diversos filmes que foram rodados na Islândia
Skógafoss já apareceu em diversos filmes que foram rodados na Islândia

Skógafoss fica no sul da ilha, e está na rota turística da Ring Road. É uma das mais famosas da região e uma das mais bonitas também. Se for de carro, basta estacionar e caminhar uns 100 metros para se molhar com o forte spray d’água de suas quedas. Ela realmente impressiona.

Existe uma escada lateral que leva até o topo para quem deseja chegar pertinho das quedas. É um pouco cansativo e pode escorregar bastante se houver formação de gelo nos degraus. Tome cuidado se este for o caso.

O inverno estava apenas começando em Skógafoss
O inverno estava apenas começando em Skógafoss

Como vocês podem ver conseguimos fotografar a Skógafoss em dois momentos diferentes graças ao pessoal da Fora de Foco Expedições. Como no primeiro dia estava chovendo muito, eles fizeram questão de repetir o passeio no fim da viagem novamente. Qual outra agência faria isso?

No caminho para a Skógafoss está o Vulcão Eyjafjallajökull que fechou o espaço aéreo da Europa após uma erupção. Se tiver tempo, tente ir lá. Eu só vi da estrada e fiquei curioso para conhecê-lo de perto.

Svartifoss (a cachoeira mais incrível da Islândia)

Na minha humilde opinião, Svartifoss é a cachoeira mais incrível da Islândia. Ela está localizada dentro do Parque Nacional de Skaftafell e suas colunas hexagonais de basalto são consideradas as mais pitorescas encontradas no país.

As colunas basálticas de Svartifoss são surpreendentes!
As colunas basálticas de Svartifoss são surpreendentes!

Pra chegar lá é preciso fazer uma trilha que tem início no estacionamento do centro de visitantes do parque nacional. O estacionamento é gratuito e também não é cobrado acesso ao parque. Basta pegar um mapa com as trilhas ou seguir as placas. A caminhada não tem grandes dificuldades e a todo instante impressiona com suas paisagens cênicas.

Seu formato e estrutura vem inspirando diversos artistas, inclusive o arquiteto que desenhou a principal igreja da capital Reykjavík, a Hallgrímskirkja.

Svartifoss é, sem dúvidas, uma das Cachoeiras mais incríveis da Islândia
Svartifoss é, sem dúvidas, uma das Cachoeiras mais incríveis da Islândia

Bruarfoss (a cachoeira mais azul da Islândia)

Bruarfoss é um tesouro ainda escondido de muitos turistas! A cachoeira de “difícil” acesso ainda não é um ponto tão visitado pelos visitantes da ilha. Digo difícil porque simplesmente não faz parte da rota turística comum da Islândia, e por isso as informações sobre como chegar ficam um pouco obscuras. Mas com um pouco de vontade e pesquisa na internet você consegue chegar.

Para chegar em Bruarfoss você seguirá por 90 Km a partir de Reykjavík em direção ao leste da ilha, no caminho para o Geysir e a Gullfoss. O caminho é percorrido de carro até o estacionamento de um condomínio de casas de veraneio, onde fica o início da trilha que dura em torno de 15 minutos. No nosso caso demorou um pouco mais pois havia chovido dias antes e estava tudo simplesmente de baixo de lama! A caminhada entre a vegetação com muitos galhos só é possível com botas específicas, porque você vai colocar o pé na água em certos pontos. Mas não é nada impossível.

Bruarfoss possui as águas mais azuis da Islândia
Bruarfoss possui as águas mais azuis da Islândia

Todo o esforço é válido, pois a cachoeira é simplesmente fantástica por conta de suas águas de cor azulada. Um visual bem diferente de todas as outras cachoeiras que fazem parte da rota turística na Islândia. Sem dúvida vale a pena incluí-la no seu roteiro e fazer um esforço para conhecê-la.

Onde se hospedar na Islândia

Durante nossa viagem para conhecer as Cachoeiras da Islândia ficamos em 3 hotéis da rede FossHotel: Fosshotel Reykjavík, Fosshotel Núpar e Fosshotel Glacier Lagoon. Todos super luxuosos, com serviço impecável, quartos e restaurantes excelentes, e muito bem localizados. Também ficamos hospedados em um Stracta Hotel, mais exatamente no Stracta Hotel Hella, com acomodações elegantes e minimalistas que são a marca registrada desse hotel design. Falarei mais sobre eles em outros posts. Acompanhem!

* O projeto de Caçada a Aurora Boreal na Islândia foi um convite da agência Fora de Foco Expedições ao portal Trilhas e Aventuras. Agradecemos aos apoiadores dessa grande aventura: Loja Benevento, EasySim4u e Blue Car Rental.

Booking.com

LEIA TAMBÉM

Deixe seu Comentário