“Ta na mesa, pessoal!” – O café da manhã do Hotel Bella Itália é um grande incentivo a se levantar mais cedo e carregar as energias que iremos gastar durante o dia. Nossa, não me canso de falar isso, eu sei. Mas é porque é muito bom mesmo. E um detalhe que eu ainda não citei são as músicas selecionadas especialmente para deixar tudo ainda mais saboroso. Pequenos detalhes como este fazem a diferença.

Os passeios agendados do lado argentino são cansativos e incluem trilhas longas por todo o parque. Antes de tudo, aconselhamos a levar uma pequena mochila com itens básicos, como água, lanche e uma capa de chuva (caso não queiram se molhar no destino final da aventura). Fizeram parte do nosso roteiro do dia: visitar o Marco da Fronteira Argentina, fazer um rápido City Tour em Puerto Iguazú e desbravar o belíssimo e bem-estruturado Parque Nacional del Iguazú.

Argentina - Marco das Três Fronteiras
Argentina - Marco das Três Fronteiras

Apreciando a vista no Marco da Fronteira Argentina

Após um rápido City Tour, fomos direto para o marco que tem uma vista panorâmica incrível do encontro dos rios Iguaçu e Paraná, onde se observam as costas do Brasil e Paraguai. No lado brasileiro também é possível avistar melhor o Espaço das Américas, que se trata de um local de caráter político, empresarial e cultural destinado ao aprimoramento e fortalecimento das relações entre os países do MERCOSUL. Deste ângulo é possível ver as vias de escaladas com diversos níveis de dificuldade encravadas na parede externa da construção.

Também é possível comprar lembrancinhas e artesanato na área ao redor do marco. As lojinhas são bacanas e o preço melhor ainda. Barganhe para conseguir um preço melhor. Eu comprei uma onça entalhada em madeira por 3 reais. Achou caro? O peço inicial eram 10 reais.

Conhecendo o Parque Nacional del Iguazú

Estávamos ansiosos para chegar neste ponto do passeio e estrear o passaporte. Já na entrada é possível ver que a estrutura do parque é bem diferente do brasileiro. A começar pelo centro de visitantes de dois andares. Enquanto as trilhas em território brasileiro se destacam pela fabulosa vista panorâmica, é na Argentina aonde o visitante chega mais perto de uma infinidade de saltos, como o maior de todos e mais famoso, a Garganta do Diabo, que pode ser assistida inclusive durante a noite, em dias de lua cheia (que deve ser incrível).

Argentina - Parque Nacional Iguazú
Argentina - Parque Nacional Iguazú

Para ser mais preciso, o salto em forma de ferradura é o ponto alto de um roteiro de trilhas e circuitos que somam mais de quatro quilômetros de caminhada. Pode ir com os pés preparados para andar. Muito. O rio e as quedas são as mesmas, mas quem contempla o espetáculo das águas das Cataratas a partir das margens brasileira e argentina experimenta sensações diferentes em cada um dos lados.

O início da jornada em terras argentinas é na mata, em solo firme, onde o verde das árvores prevalece e somente é possível ouvir o caudaloso barulho das águas e o canto inconfundível de aves como a gralha azul, ameaçada de extinção, que apareceu para nossas lentes por muitas e muitas vezes durante as caminhadas. Contudo, ao passo em que o leito do rio se aproxima, o turista caminha sobre passarelas gradeadas e começa a avistar, no alto das escarpas de basalto ou sob os próprios pés, quedas de águas límpidas povoadas por peixes e cada vez mais volumosas. A beleza da paisagem cresce na mesma proporção em que aumenta a vazão dos saltos.

Cataratas Argentinas no Parque Nacional Iguazú
Cataratas Argentinas no Parque Nacional Iguazú

A margem esquerda do Iguaçu, Argentina, tem passarelas acima e abaixo das Cataratas. Na trilha inferior, o Salto Bossetti é dono das atenções ao oferecer uma ducha natural irresistível nos dias mais quentes, no verão, que não foi o nosso caso. Desta vez havia apenas um filete de água passando por ali.

A Ilha San Martin é uma atração à parte dentro do Parque Nacional del Iguazú, que oferece vistas espetaculares do Salto San Martin e de “La Ventana”, uma enorme formação rochosa em frente aos saltos. O acesso de barco dá-se partindo da Trilha Inferior do Parque. O passeio cruza o rio até a ilha de San Martin, com exceção dos períodos de grandes cheias. Chegando a ilha, percorre-se uma escadaria de 160 degraus até o topo. No final há um acesso através de passarelas a três pontos panorâmicos de onde se avistam as quedas. Apreciar o salto San Martín, aliás, é privilégio exclusivo de quem visita as Cataratas argentinas. Na ilha de mesmo nome, apenas os barcos argentinos podem aportar. Mais arrebatador que o salto San Martín, mesmo, somente a Garganta do Diabo, coração das águas de Foz do Iguaçu.

Arco-Íris nas Cataratas Argentinas
Arco-Íris nas Cataratas Argentinas

Para chegar até a famosa e tão esperada queda basta pegar um trem elétrico na estação que leva os visitantes até a passarela de acesso, distante 25 minutos do centro de recepção dos turistas. É difícil expressar com palavras o poder da natureza na Terra. Só mesmo estando lá para sentir suas gotículas refrescando e lavando a alma. A TV UOL estava por lá fazendo uma matéria e acabei dando uma entrevista falando do que estava sentido naquele momento.

Além do extenso conjunto de trilhas, o Parque Nacional del Iguazú têm diversos atrativos e uma infra-estrutura completa de atendimento ao turista, a começar pelo amplo centro de recepção de dois pisos. Ele abriga uma sala multimídia para filmes sobre o parque e sobre Ecologia, um ambulatório, lanchonete, restaurante, loja de souvenires e central telefônica.

Trilhas e Aventuras na Garganta do Diabo
Trilhas e Aventuras na Garganta do Diabo

Compras no Duty Free Shop

Mais uma parada de compras. Assim vou ficar falido. Os preços são incríveis! Não posso negar que os olhos lacrimejam, as mãos coçam e os cartões de crédito ficam a ponto de saltar da carteira. Como já havíamos ido ao Paraguai, tivemos a chance de comparar os preços dos dois lugares. No Duty Free são um pouco mais caros de 5% a 15%. Porém aqui a segurança de comprar um produto verdadeiro vale a diferença.

O Duty Free Shop fica localizado na cidade de Puerto Iguazú e é uma ótima opção de compras para quem visita Foz do Iguaçu. Nele são vendidos produtos importados, tais como, bebidas, eletrônicos, perfumaria, chocolates, roupas, calçados, comestíveis, óculos entre outros. A grande vantagem é que ele está localizado em uma zona franca, fica em território argentino, após a ponte, mas antes de passar pela aduana, oferecendo preços com menos impostos e então mais baratos. Também é uma opção bem mais tranqüila que o Paraguai tendo um ambiente mais, limpo, tranqüilo e agradável.

Em frente ao Duty Free Shop
Em frente ao Duty Free Shop

Observação Importante: para entrar no Duty Free Shop é obrigatório portar o RG ou passaporte.

Serviço

Cataratas del Iguazú
Endereço: Avenida Victoria Aguirre, 66
Fone: (54) 3757 420-722 e 420-382
Horário: das 8 às 18 horas (na segunda-feira abre às 13 horas)
Puerto Iguazú – Missiones
Site: www.iguazuargentina.com

Duty Free Shop
Endereço: Ruta Nac. Nº 12 Km 1645,50 (antes da Aduana Argentina)
Horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo das 10h00 às 21h00
Fone: (54) 3757 421-050
Puerto Iguazú – Missiones
Site: www.dutyfreeshoppuertoiguazu.com

TOP 5 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa ele é obrigatório e nos Estados Unidos é fortemente recomendado. Eu nunca viajo sem! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Você pode pagar no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Conseguimos também um desconto de 5% usando nosso cupom: VIAGENS5

  • HOSPEDAGEM - O Booking.com é nosso parceiro e garante os melhores preços de hospedagem neste ou em qualquer lugar do mundo! Você não paga nada pela reserva, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva de hotel através do nosso link. Você não paga mais por isso e ainda nos ajuda a continuar criando conteúdo.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional funcionando no celular. Você vai ter sempre conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, enviar fotos nas redes sociais e usar o GPS. Usamos o EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • 100 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$100 de desconto na sua primeira reserva no valor de R$190 ou mais. Aproveite!

  • CARRO ALUGADO - Vai precisar de um carro? Faça a sua cotação online entre diversas locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e vai te ajudar na busca dos melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança. Compare e economize.

  • LEIA TAMBÉM

    4 Comentário

    1. […] Dia – Cataratas Argentinas, Parque Nacional del Iguazú e Compras no Duty Free Shop + fotos + […]

    2. […] Dia – Cataratas Argentinas, Parque Nacional del Iguazú e Compras no Duty Free Shop + fotos + […]

    Deixe seu Comentário