4° dia no Jalapão – Trilha até o topo da Serra do Espírito Santo

Levantamos às 4hs da manhã para tomarmos café e sair em direção a Serra do Espírito Santo para fazer a trilha que nos levaria até o topo com seus mirantes e vistas panorâmicas de todo o Jalapão. Como ainda estava friozinho, foi preciso ficar de moletom.

Nos dirigimos para o caminhão da Korubo e poucos metros depois ouvimos um grande barulho de metal que deixou todos tensos. Era uma mola do amortecedor que havia se quebrado em vários pedaços. Por sorte estávamos bem perto do acampamento (saiba mais sobre ele) e o passeio foi suspenso temporariamente até o conserto ser providenciado.

Aproveitamos que já estávamos de pé e ficamos na beira do Rio Novo aguardando o sol nascer. Foi lindo, como sempre é! Fizemos várias fotos e enquanto alguns foram tentar dormir novamente, outros aproveitaram o clima fresco para fazer uma trilha leve que leva até outra praia de rio ainda dentro da área do acampamento (4 km ida e volta).

Nascer do sol visto da prainha do Safari Camp da Korubo, no Jalapão
Fábio (Viagens Cinematográficas) apreciando o nascer do sol do acampamento da Korubo

Tivemos a manhã toda livre para aproveitar o Safari Camp da Korubo e assim o fizemos. Passamos boa parte do tempo tomando banho de rio, conversando e nos divertindo até a hora do almoço que teve até nhoque como prato principal. Uma hora após a refeição, soubemos que o caminhão já estava pronto e finalmente partimos para nossa grande aventura. Ponto para a equipe mais completa que conheci nas minhas viagens. A turma da Korubo é multitarefa e resolveram o problema de forma mágica em meio ao nada.

O horário ideal de fazer a Trilha do Mirante da Serra do Espírito Santo é pela manhã enquanto o sol ainda está suave e a sombra da montanha encobre todo o percurso. Fazê-la a tarde é um pouco mais castigante por causa do sol, mas isso não era problema para os blogueiros aventureiros do Adventure Bloggers, pois todos nós estávamos com as toalhas da Cool Towels que ganhamos para testar. Eles são um dos parceiros do evento. Falei mais sobre as toalhas em outro post com dicas do que levar para o Jalapão.

É apenas 1km de subida até o topo da Serra do Espirito Santo. Mas é preciso fôlego!
Roberta (Territórios) recuperando o fôlego com sua toalha da Cool Towels e um pouco de água para hidratar

A Serra do Espírito Santo é um local selvagem e misterioso e possui uma vista panorâmica incrível da região do Jalapão. Lá de cima é possível ter uma noção de como se formam as famosas Dunas do Jalapão através das forças hídricas e eólicas em uma trilha plana de aproximadamente 6km (ida e volta) até os chapadões da serra.

A trilha de subida da Serra do Espírito Santo é bastante inclinada e pedregosa. Oferece um certo grau de dificuldade para quem tem problemas nos joelhos e tornozelos, mas basta ir no seu ritmo que em pouco menos de 1h já estará lá em cima. É cansativo sim, eu não nego, mas a visão que se tem lá do alto compensa qualquer esforço.

De braços abertos para o mundo. Sentimento de conquista é muito bom!

Foi lindo assistir ao pôr-do-sol iluminando o cerrado e suas veredas do alto dos paredões da Serra do Espírito Santo. A paisagem que Guimarães Rosa cita no romance dos Grandes Sertões Veredas é facilmente identificada ao seu redor.

Acabou que ficamos tão encantados com o entardecer que fomos descer já escurecendo. Todos estavam com suas lanternas e a volta foi ainda mais lenta do que a subida, pois era preciso o dobro de atenção para não se machucar. Eu levei um bastão de caminhada para ajudar, mas a Korubo também tinha alguns cajados de madeira que os outros acabaram usando na caminhada de subida e principalmente na descida.

Do alto da Serra do Espírito Santo é possivel avistar boa parte do cerrado do Jalapão
Eu e a Lilliam (Nerds Viajantes) com nossas toalhas da CoolTowels na subida da trilha - Foto: Roberta Martins
Eu e a Lilliam (Nerds Viajantes) com nossas toalhas da CoolTowels na subida da trilha – Foto: Roberta Martins

Chegamos exaustos no acampamento, tomamos um banho revigorante e fomos jantar. O prato do dia era típico do nordeste, com carne de sol e aipim cozido. Também tinham outras opções, mas essa estava tão gostosa que eu só fiquei nela. E para sobremesa tinha um pudim de leite. Dos deuses!

Quem disse que o dia terminou? Que nada. Ainda tivemos animação para curtir uma fogueira na beira do rio, contando “causos” e relembrando dos momentos gostosos que vivemos todos esses dias de viagem no Jalapão. Era a noite de despedida.

Despedida do Jalapão em volta da fogueira com os novos amigos - Foto: Roberta Martins
Despedida do Jalapão em volta da fogueira com os novos amigos – Foto: Roberta Martins

Acabou que não fomos dormir muito tarde, pois ainda era preciso arrumar as malas para partir no dia seguinte rumo a Palmas logo cedo. E ainda tinham passeios para fazer no meio do caminho.

Vídeo com o roteiro deste dia

[youtube id=”g8TNsO81p5Q” width=”600″ height=”350″]

Aproveite para conhecer nosso E-Book: Guia de Viagem ao Jalapão. Tudo que você precisa saber pode estar no seu tablet ou celular. Dicas práticas, roteiro dia a dia, fotos e muito mais. Clique no banner abaixo e faça o download do nosso E-book do Jalapão.

O mais completo Guia do Jalapão no seu bolso! Faça o download do nosso e-book

3 comments

Nosso Brasil é riquíssimo em fauna e flora, me emocionei quando li a matéria, lembrei da minha infância…obrigado por trazer artigos excelentes para o blog.