2º Dia em Foz do Iguaçu – O Templo Budista, o Marco das Três Fronteiras, Itaipu Binacional e a FARTAL

2º Dia em Foz do Iguaçu – O Templo Budista, o Marco das Três Fronteiras, Itaipu Binacional e a FARTAL
Foz do Iguacu - Templo Budista
Foz do Iguacu – Templo Budista

Logo cedo levantamos e descemos para conhecer o famoso café da manhã do hotel, que é conhecido pelos seus hóspedes como a maneira mais saudável de iniciar o dia, dando disposição para os passeios de Foz do Iguaçu ou no caso dos executivos, para o trabalho. Logo de cara as mesas impressionam pela variedade com mais de 130 deliciosos itens no Buffet matinal. Há diversos itens caseiros e que são preparados no próprio hotel, tais como bolos, pães, queijos, salgados e doces. Não deixem de provar as deliciosas bruschettas italianas!

Satisfeitos com este café da manhã mais do que caprichado, descemos para nos encontrar com a Daniele que foi nossa companheira e guia nos passeios de hoje. Ela é jornalista e escreve diariamente para o portal de noticias que já virou referência na região, o Click Foz do Iguaçu, que pode ser acessado através do link: www.clickfozdoiguacu.com.br.

Primeira parada: Templo Budista

O Templo Budista é um local de orações e meditações da comunidade oriental de Foz do Iguaçu. Com uma belíssima arquitetura, fundado em 28 de julho de 1996, possui uma edificação onde se encontra o templo propriamente dito. À sua porta encontra-se a palavra ORBI, que significa “Ordem Budista Internacional”, ou para alguns “Lugar do Céu”. É na parte superior do templo onde acontecem os cultos.

Foz do Iguacu - Templo Budista
Foz do Iguacu – Templo Budista

O templo está em um dos maiores centros de estudos e meditação do budismo na América Latina, construído a partir da união das comunidades chinesas na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. A cópia gigante de um Buda é uma das peças existentes ao longo dos 42 hectares de extensão da área. O terreno tem um jardim caprichadamente cuidado, com cerca de 120 estátuas em seu pátio frontal. Destas, 108 são idênticas, com 2,5 metros, todas alinhadas em direção ao pôr-do-sol. De longe elas parecem um exército, mas cada uma representa uma reencarnação de Buda na terra. Uma mensagem escrita numa placa chama minha atenção: NA MO A MI TUO FO (lê-se NAMO AMITUOFO). Logo abaixo vem a explicação de que ao recitá-la nós vamos “eliminar nossas aflições e sofrimentos, e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia e outros benefícios”.

No local também existem cinco estátuas de Budas que representam, entre outras coisas, a alegria, a sorte e a saúde. Cada estátua tem um significado para a vida espiritual. O Templo de dois andares possui uma sacada de onde se pode avistar o rio Paraná, a Ilha Acaray, a Ponte Internacional da Amizade, o centro de Ciudad del Este e parte de Foz do Iguaçu.

No mais, há uma pequena loja de artesanato, cujas vendas, acredito, ajudem na manutenção do templo. A visita vale à pena, é gratuita e não custa nada cuidar um pouco do lado espiritual, não é mesmo?

Próxima parada: Marco das Três Fronteiras

Continuando nosso passeio visitamos também este obelisco que foi construído para marcar geograficamente a fronteira de Foz do Iguaçu (BRASIL) com as cidades vizinhas de Puerto Iguazu (ARGENTINA) e Puerto Franco (PARAGUAI). Em cada uma das cidades foi construído um monumento como este, símbolo da igualdade, complementaridade e respeito entre as três nações, com suas respectivas cores da bandeira. O marco brasileiro foi feito em pedra e cimento e pintado com as cores nacionais, estabelecendo o limite territorial e a soberania do Brasil com a Argentina e o Paraguai.

Foz do Iguacu - Marco das Três Fronteiras
Foz do Iguacu – Marco das Três Fronteiras

Localizado a 6 km do centro da cidade, o marco brasileiro foi inaugurado em 20 de julho de 1903, juntamente com o marco argentino, através de uma Comissão Estratégica dos dois países. A visita ao local é marcada pela bonita paisagem de pinheiros, ao longo dos 1.000 metros que separam o Marco da Av. General Meira.

O local tem estacionamento, lanchonete, lojas de artesanato e um mirante, de onde é possível observar os marcos dos três países fronteiriços e mais abaixo, o Espaço das Américas.

Com uma vista privilegiada do encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná, o Espaço das Américas trata-se de um local de caráter político, empresarial e cultural destinado ao aprimoramento e fortalecimento das relações entre os países do Mercosul, posicionando-se como um fórum permanente de discussão de assuntos de interesse comum. Ficamos sabendo também que em suas paredes externas é possível escaladas com diversos níveis de dificuldade. E no final, um belo rapel para apreciar o encontro dos rios.

Almoço no Iate Maringá Clube

Hora de matar a fome para dar continuidade aos passeios da tarde. O local escolhido foi o restaurante do Iate Clube Maringá, localizado à margem brasileira do rio Paraná, fronteira com o Paraguai, e que conta com uma grande variedade de pratos quentes, todos à base de peixes nativos dos rios Iguaçu e Paraná. São diversos tipos de peixes, dentre eles o Pintado, o Pacu, o Lambari, o Surubim e o Dourado. Enquanto degustávamos esta saborosa comida, tínhamos uma privilegiada vista do rio. Ah, e não deixem de provar também as deliciosas sobremesas. O Buffet é completo e vale muito à pena!

Foz do Iguacu - Restaurante Iate Maringá Club
Foz do Iguacu – Restaurante Iate Maringá Clube

Itaipu Binacional, uma das maravilhas do mundo moderno

Construída no rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai, a Itaipu Binacional, com sua grandiosa obra, já se consagra como um dos atrativos turísticos mais famosos do país. E este foi nosso próximo passeio, conhecer a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia.

O Complexo Turístico de Itaipu é composto pela Usina, o Canal da Piracema, o Refúgio Biológico Bela Vista e o Ecomuseu. Esse circuito oferece uma gama de atrativos que proporcionam uma visitação inesquecível aos turistas, sendo possível conhecer de perto a tecnologia de ponta utilizada na construção da Usina e também as ações sócio-ambientais realizadas na região.

Foz do Iguacu - Itaipu Binacional
Foz do Iguacu – Itaipu Binacional

O passeio que realizamos foi o Circuito Especial que permite a visita ao interior da barragem. Dispõe de atendimento diferenciado, com monitores bilíngües, utilização de sala especial para a exibição de um filme sobre Itaipu e ônibus especial com água a bordo e ar. A diversão fica por conta dos capacetes que usamos, que dá um ar de “importante”. O roteiro tem sete etapas e em todas elas é permitido fotografar e filmar. Veja o que fizemos nesse guia passo-a-passo disponibilizado no site da usina e incrementado com nossas opiniões:

1ª parada – Estação Mirante Central e Painel do Poty

O visitante tem a visão panorâmica da barragem e do vertedouro e conhece um painel em azulejos que retrata cenas marcantes da época da construção de Itaipu, composto pelo artista paranaense Poty Lazzarotto.
“A melhor vista frontal da barragem. Aproveite a parada de 5min para fotografar a vontade.”

2ª parada – Estação Barragem de Concreto

No alto da barragem onde estão localizadas as comportas de captação de água para as unidades geradoras, tem-se uma visão privilegiada do reservatório da usina e do Rio Paraná, que segue seu curso.
“Agora sim você tem noção do tamanho dessa construção.”

3ª parada – Estação Catedral

Já no interior da barragem, o visitante descobre a arquitetura côncava, similar a de uma catedral. Passa, ainda, ao lado de condutos (enormes “tubos” brancos) por onde escoam até 700 mil litros de água por segundo, ou metade da vazão das Cataratas do Iguaçu em cada um deles. E conhece o antigo leito do Rio Paraná.
“Aproveite para tirar foto ao lado dos dutos de água. Eles chegar a tremer com tamanha força e pressão.”

4ª parada – Estação Edifício da Produção

Neste edifício estão os equipamentos que mantêm a usina em operação, inclusive as unidades geradoras. Os visitantes têm a oportunidade de observar o eixo de uma turbina em atividade.
“É incrível! O barulho é grande e só podemos ficar por poucos minutos também.”

5ª parada – Estação Sala de Comando Central

Aos olhos do visitante, técnicos controlam a operação da usina por meio de computadores e painéis eletrônicos. Uma faixa amarela no chão da sala representa a fronteira entre Brasil e Paraguai. A divisão é apenas simbólica, já que a usina pertence aos dois países.
“Aproveite para tirar a famosa foto com um pé em cada país.”

6ª parada – Estação Canal de Fuga

Deste ponto, observa-se a água que passou pelas turbinas retornar ao Rio Paraná, seguindo seu curso natural.
“É muita água… agora que já gerou energia, ela volta ao rio.”

7ª parada – Estação Galeria

Trabalhadores que andam de bicicleta ou carrinhos elétricos dão a dimensão dessa galeria, que possui 1 km de extensão. Pode-se visualizar as tampas das 20 unidades geradoras.
“Só vendo para acreditar. As tampas são coisas de outro mundo.”

Todo esse roteiro é realizado em 2h:30. As paradas são muito rápidas, então recomendo que tirem fotos e registrem tudo que puderem em tempo recorde. Outra dica importante: não é permitido o uso de chinelos, sapatos de salto alto, shorts ou minissaias durante a visita. Sandálias são permitidas apenas se bem fixadas aos calcanhares, sem saltos e com sola de borracha. O visitante que não se enquadrar nesses critérios só poderá fazer a visita caso haja um calçado de segurança disponível para empréstimo. Ou então, tem que voltar outro dia.

Foz do Iguacu - Uma das turbinas de Itaipu Binacional
Foz do Iguacu – Uma das turbinas de Itaipu Binacional

De volta ao Hotel, tomamos um delicioso banho quente e nos preparamos para enfrentar o frio que tava lá fora. Ainda tínhamos mais um evento para cobrir.

FARTAL – Feira de Artesanato e Alimentos

A programação da noite ficou por conta de visitarmos a FARTAL. Esta é uma festa tradicional que se realiza na semana de aniversário do município de Foz do Iguaçu e vem ocorrendo ininterruptamente desde 1977, ano em que nasci. Neste ano a FARTAL completa sua 32ª edição e cabe a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, através da Fundação Cultural, realizar, organizar e coordenar um dos maiores eventos realizados no município. A diversão é garantida para toda a família, com shows que atendem a todos os gostos, desde espetáculos de rock, sertanejo, gospel e MPB, a música country e forró.

Foz do Iguacu - 32ª FARTAL
Foz do Iguacu – 32ª FARTAL

Aproveitamos para dar uma olhada na feirinha com artesanato local a preços excelentes e comprar um par de luvas por apenas R$ 2,50. E claro, fazer um lanche para provar o delicioso crepe no palito e os morangos com cobertura de chocolate.

Serviço

Templo Budista
Rua Aluízio Ferreira de Souza, 99 – Nova Califórnia
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10 às 17 horas; domingo, das 10 às 15 horas
Informações: (45) 3524-5566
Saiba mais em: www.budismo.com.br

Espaço das Américas
Endereço: Avenida General, Km 06
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 9h às 18h (inverno) e das 9h às 19h (verão).
Maiores informações: (45) 3527-2029

Maringá Clube Restaurante
Rua Dourado, 111
Fone: (45) 3527-3472
Fax: (45) 3527-9683

Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional
Av. Tancredo Neves, 6.731
Fone: (45) 3520-5252 / 0800 645-4645 / fax (45) 3520-6398
Horário de Funcionamento: Todos os dias, com saídas às 8h30, 9h, 10h30, 11h, 14h, 14h30, 16h e 16h30. É aconselhável fazer reserva com antecedência.
Email: reservas@complexoitaipu.tur.br
Site: www.itaipu.gov.br


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

5 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *