2º Dia em Fernando de Noronha – Passeio Histórico, Praias e Fortes

2º Dia em Fernando de Noronha – Passeio Histórico, Praias e Fortes
Palácio São Miguel - Vila dos Remédios
Palácio São Miguel – Vila dos Remédios

Ok, ok. Mudanças de planos. Choveu a madrugada inteira. Parecia que ia cair o mundo por aqui. Até mesmo os moradores da ilha estranharam tanta água pelas ruas pela manhã. Falaram até que passou golfinho nas ruas. Hehehe. Fui obrigado a mudar o passeio do Ilha Tour para amanhã. Aproveitei para tomar um café da manhã reforçado e voltei para o quarto. As 10hs o Lula, mão-direita do Pedro aqui na Pousada Del Mares, bateu no quarto anunciando o sol. Nem acreditei. Era preciso que vocês vissem como estava o céu algumas horas atrás para entenderem o que estou dizendo. Mas em Noronha é assim mesmo. Tudo muda o tempo todo. E vamos nessa que o dia nos espera.

Aproveitei para dar uma volta pelos marcos históricos da Vila dos Remédios. É incrível. Para cada lado que se olha, uma paisagem com um monumento, uma ruína resistindo ao tempo e várias plaquinhas explicativas posicionadas devidamente para nós, turistas pela primeira vez na ilha, entendermos um pouco mais sobre tudo que já existiu por aqui.

O primeiro local de visita foi o Palácio São Miguel. Construído em 1947 sobre as ruínas da antiga Diretoria do Presídio, foi sede do Governo do Território Federal e desde 1988 é a sede Administrativa do Distrito Estadual de Fernando de Noronha. Bem na frente, é possível ver o monumento que assinala os 25 anos da 1ª travessia aérea sobre o Atlântico realizada pelos aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, inaugurado em 1947. Dois grandes canhões residentes desde a 2ª Guerra Mundial guardam bravamente o monumento com a Cruz de Malta. Ao lado do prédio ainda existem as ruínas do Arsenal, Oficinas do Presídio e do Cabo Francês.

Marco da 1ª travessia aérea sobre o Atlântico
Marco da 1ª travessia aérea sobre o Atlântico

Continuando a descida em direção a segunda praça, a esquerda temos a trilha para a Praia do Cachorro, a Praia do Meio e a Praia da Conceição, onde ainda é possível ver ruínas do Forte Nossa Senhora da Conceição. Este último fora construído em 1737-1738, com planta quadrada, e defendia a Praia do Cachorro e da Conceição. Em 1829 possuía seis canhões de calibre 12. Em 1871, foram erguidas duas enfermarias sobre as muralhas da fortificação, com capacidade para sessenta leitos, ocupando uma área de 100m2 cada uma. Hoje em seu lugar é possível fazer um lanche rápido no Bar do Meio, de frente a praia.

Na Praia da Conceição mais um espetáculo da natureza. Águas azuis e cristalinas podem ser aproveitadas por surfistas do mundo inteiro, em busca de tubos longos e contato com as aves que dão seus rasantes a procura de alimento. Sua longa faixa de areia proporciona aos banhistas agradáveis horas de sol. E quando o calor apertar, basta correr pra água. O Morro do Pico mais uma vez está presente para deixar o visual ainda mais bonito. Aqui também é possível brincar com os Atobás alimentando-os com crustáceos e pequenos peixes, diretamente em seus bicos, ou arremessando para o alto. Acreditem, eles são peritos e manobras perfeitas sempre pegam no ar.

Praia da Conceição - Morro do Pico ao fundo
Praia da Conceição – Morro do Pico ao fundo

De volta a segunda praça, vale uma rápida passagem na Antiga Escola do Presídio, construída para dar educação com duas salas de aula (feminina e masculina), diretoria escolar e um solário no alto, com o Brasão da República. Foi usada como sede da rádio PTI, no período da Segunda Guerra Mundial. Abandonada, arruinou-se, quando então o Banco Real adaptou o prédio para se tornar a primeira agência bancária da ilha. No terreno ao lado funcionou também o primeiro cinema. Hoje em dia outros bancos também estão presentes em forma de caixas rápidos, são eles: Rede 24 Horas, Caixa e Bradesco.

Do lado direito é possível subir até o Forte Nossa Senhora dos Remédios. O mesmo que fui ver o pôr-do-sol ontem a tardinha. Porem desta vez queria apreciar e aproveitar o lugar ainda de dia. Em menos de 10min de subida já estava lá. Esta foi a principal fortificação implantada no século XVIII por Diogo da Silveira Veloso. Construída em 1737 sobre as ruínas do antigo reduto holandês de 1629. Possui uma área de 6300 m2 e está a 45m acima do nível do mar. Tinha 6 baterias, quartéis de comandantes e soldados, corpo de guarda, casa de pólvora, cisterna de água potável, capela, solitária, calabouços e subterrâneos. Lá do alto, a esquerda, tem a vista das 3 praias (do Cachorro, Meio e Conceição), o Morro do Pico e o Morro Dois Irmãos. A direita é possível avistar quase todas as Ilhas Secundárias, o Porto e Praia da Biboca. Na volta não deixe de tomar uma água de coco gelada para repor os líquidos e sais minerais perdidos durante a caminhada. Eu recomendo.

Vista do Forte Nossa Sra. dos Remédios
Vista do Forte Nossa Sra. dos Remédios

Pra fechar o dia com chave de ouro, a Palestra do Tamar aos Domingos é sempre sobre Noronha. Eles dão uma visão geral da ilha, sobre preservação, cuidados pessoais, serviços e outras informações bastante importantes. Para os novatos, é uma palestra praticamente obrigatória.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

1 comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *