A Cachoeira Pancada Grande no feriadão é assim

A Cachoeira Pancada Grande no feriadão é assim

Já estive na Cachoeira Pancada Grande diversas vezes, e fiz até um post com vídeo sobre ela. Mas nunca vi nada igual como dessa vez. Ela estava simplesmente LOTADA de gente. Eram vários ônibus de excursão parados e pessoas se aglomerando em busca de um espaço nas pedras. O poço principal praticamente não tinha espaço para tomar um bom banho.

Cachoeira Pancada Grande, em Ituberá
Cachoeira Pancada Grande, em Ituberá

Independente disso, a beleza do local contagia qualquer um. Fui lá com os amigos Átila e Diego dos blogs Vou Contigo e Blog de Viagens, respectivamente. Nem preciso dizer que eles ficaram encantados não é mesmo?

Também é um excelente local para levar as crianças. Mas com certeza não devem tirar os olhos delas por um minuto. Por motivos óbvios.

Minha dica é subir as escadas ao lado da cachoeira e ir para a parte de cima. É cansativo, mas antes das quedas o rio é calmo e possui diversas piscinas naturais perfeitas para a família curtir em paz. Ok, as escadarias cansam, mas não deixe de conhecer a parte superior.

Neste mirante você fica praticamente dentro da Cachoeira Pancada Grande
Neste mirante você fica praticamente dentro da Cachoeira Pancada Grande

Existe um mirante próximo ao topo onde é possível tirar fotos praticamente dentro da cachoeira. Já falamos sobre esse local em outro post sobre segurança no turismo, onde os próprios turistas arriscam suas vidas sem ler as placas informativas.

A vista compensa o esforço de subir a escadaria. Acredite!
A vista compensa o esforço de subir a escadaria. Acredite!

A Cachoeira Pancada Grande fica a 48 km ao sul de Valença, localizada numa APA (área de proteção ambiental) de 50 hectares de extensão. Possui uma queda d’água de 50m e é cercada por densa vegetação. É possível chegar de carro até perto e tem estacionamento gratuito. Tem uma lanchonete onde servem pequenas refeições e bebidas, mas não é sempre que está aberta.

A entrada fica no lado direito da BA-001, ca. 10kms ao sul de Ituberá. Existem um placa meio apagada como indicação. Depois de 2,5 km por uma estrada de terra, chega-se ate aa APA que administrada pela Michelan.

Evite a cachoeira em feriados e festas na região. Ela pode estar assim!
Evite a cachoeira em feriados e festas na região. Ela pode estar assim!

Minha sugestão: evite visitá-la durante feriados prolongados e festas na região. Você poderá se decepcionar, quando na verdade poderia ter curtido o melhor banho de cachoeira da sua vida.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

6 comments

Ola mauricio.
Estarei em Guaibim no feriado de 7 de setembro e prentendo ir na cachoeira da pancada grande vc poderia me orientar a chegar lá , pois tenho medo de me perder , tbm perder tempo pois so terei a manha de domingo dia 09/09 pra ir conhecer
No Aguardo

Ana Cristina

Oi Ana, o caminho de Valença para a Cachoeira Pancada Grande é super fácil.
Basta pegar a BR sentido Camamú. Vc vai passar por algumas cidadezinhas, como Taperoá, Ituberá…
Chegando mais perto é só ficar atenta q tem placas indicando a entrada para a Cachoeira.

Montei esse mapa para vc dar uma olhada.
https://maps.google.com.br/maps?saddr=Valen%C3%A7a+-+BA&daddr=Ituber%C3%A1+-+Bahia&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-13.787737,-39.115448&spn=0.132038,0.154324&sll=-13.600609,-39.03511&sspn=0.528572,0.617294&geocode=FbjtM_8dL-Cr_SlvXnt7BkQ-BzFdmn5NFJzaBQ%3BFZZ1Lv8dcJyq_SkT637d-e8-BzEGQL5URrUOmg&oq=+Ituber%C3%A1&t=h&mra=ls&z=13

Veja este link tambem: http://www.trilhaseaventuras.com.br/blog/index.php/2009/01/cachoeira-pancada-grande-e-suas-piscinas-naturais-itubera-ba/

Depois volte para contar pra gente como foi o passeio. 😉
Boa viagem.

Oi Ravena, algumas agências de turismo já oferecem passeios pra lá com vans e ônibus de excursão. Caso não seja essa a sua ideia, pode ir de ônibus normal até a entrada que fica na beira da estrada, mas irá enfrentar uma longa caminhada até o pé da cachoeira (o que eu não recomendo). De Ituberá você pode pegar um taxi e combinar com ele uma hora para buscar. 😉

Olá! fiquei interessada em conhecer a cachoeira de pancada grande. Eu faço passeio de ônibus. E gostaria de saber se a cachoeira de pancada grande é disponível para qualquer visitante ou se tem que pagar algum valor para visitar a cachoeira?
Tem estacionamento para ônibus?
E se tiver o estacionamento, fica longe a caminhada para chegar até a cachoeira?
eu li alguns comentário e o Senhor deu uma opinião para que não visitassem a cachoeira em período de festa. Em novembro o Senhor sabe qual é a datas de comemoração da cidade?

Oi Jociclea, no local tem estacionamento pra ônibus sim. Já vi vários onibus de excursão lá. Sempre foi aberto ao público e acredito que continua sendo. Talvez o ônibus tenha que pagar para estacionar lá. Não sei te dizer esses detalhes. A caminhada é curtinha. Pode ir tranquila. Evite em feriados pois é mto lotado e talvez vc nao encontre vaga pro seu onibus. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *