Duelo de Sorvetes em Salvador: Cubana ou Ribeira?



Este é sem sombra de dúvidas o duelo de titãs mais gostoso que eu já participei em um único dia. Durante o passeio do City Tour de Ônibus em Salvador tive a oportunidade de provar os sorvetes de duas das mais famosas sorveterias da cidade: A Cubana e a Ribeira.

Primeiro vou fazer uma breve apresentação das duas, com fotos que eu mesmo tirei e sorvetes que eu comi. Já fui muitas vezes nas duas, mas é engraçado como eu sempre “perco” alguns minutos experimentando alguns sabores antes de decidir qual tomar. Sempre acabo pedindo 2 ou 3 bolas (separadas, claro, pra não misturar o sabor, hehehe).

Aproveite e procure hotéis, pousadas, albergues e apartamentos onde ficar em Salvador

A Sorveteria A Cubana

O primeiro que provei foi na parte de cima do Elevador Lacerda. Posicionado estrategicamente bem na passagem, a Sorveteria A Cubana é parada obrigatória seja para um lanche rápido ou para se refrescar com seus deliciosos sorvetes. A “fábrica de sorvetes” original é de 1930 e fica no Pelourinho, próximo a Fundação Casa Jorge Amado (que vale a pena visitar). A vista é um verdadeiro cartão postal, bem de frente para a Baía de Todos os Santos.

Sorveteria Cubana do Elevador Lacerda
Sorvetes variados da Cubana
Na casquinha ou no copinho?
A vista da Sorveteria Cubana do Elevador Lacerda é essa, um verdadeiro cartão postal

A Sorveteria da Ribeira

Continuando o city tour, após passar por diversos pontos turísticos de Salvador, a Sorveteria da Ribeira é uma das paradas e todos descem do ônibus para provar seus sorvetes artesanais, com frutas locais selecionadas e sempre frescas. Acredito que seja esse o segredo do sucesso. Ou é pela variedade de opções, pois são mais de 50 sabores para você decidir (ou não). A Ribeira abriu em 1931, já ganhou diversos prêmios e está sempre nos Guias 4 Rodas. A vista para o mar, com seus barcos e garças formam um cenário perfeito para assistir ao pôr-do-sol.

Vai um sorvete na casquinha? Mmmmmm
Habilidade para conseguir atender todos com rapidez
Mais de 50 sabores de sorvetes na Ribeira
Sorveteria Ribeira, pura tradição desde 1931

Algumas opiniões dos amigos

Concorda que é difícil escolher a melhor sorveteria de Salvador? Para me ajudar a resolver esse enigma perguntei para vários amigos que já provaram seus sorvetes, além de familiares que moram em Salvador e estão sempre por lá. O que eu achei? Falarei apenas no fim deste post. Por enquanto vejam o que eles me falaram.

Isabela Franco (prima e futura advogada)

As duas sorveterias mais famosas de Salvador são bem conhecidas e disputam um espaço no coração do soteropolitano. É dificil, para mim, dizer qual a melhor, pois cada uma tem suas peculiaridades, mas vamos lá. Quanto a Cubana, acho que ela possui uma melhor variedade de sorvetes “sofisticados”, sabores diferentes, além de banana split, milk shakes, doces e salgados, tendo se tornado uma lanchonete e diversificando a variedade de seus produtos. Acho o sorvete mais cremoso, mais elaborado, muito bom no quesito sabor e quanto ao preço, razoável. Conheço 3 lojas da Cubana aqui em Salvador. Uma no Pelourinho (a original), outra no Elevador Lacerda e a terceira na Orla da Pituba. Óbvio que a vista de cima do Elevador Lacerda é maravilhosa, tornando a ida aquela filial um passeio pela cidade, centro histórico (já que fica no Pelourinho), sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e etc. Vale a pena o passeio! Quanto a filial da Pituba, fica mais perto para mim que sou moradora do bairro desfrutar desse maravilhoso sorvete a qualquer hora, então, muitas vezes acabo indo lá.

Sobre a Sorveteria da Ribeira, a ida até lá é sempre uma farra, pois saímos da Cidade Alta para fazer um passeio até a Cidade Baixa, andando por um dos bairros mais antigos e famosos de Salvador, a Ribeira. O ambiente é mais simples que o da Cubana, a variedade é imensa, mas devo destacar que aqui o foco são os sorvetes de fruta, então encontramos sorvetes de diversos tipos de frutas exóticas. A ida até o bairro da Ribeira, para mim, é maravilhosa, principalmente se for para assistir ao Pôr do Sol lindo que tem por lá. Apesar de morar em Salvador desde que nasci, acho difícil chegar na Ribeira, tornando a minha ida a Cubana mais fácil, porém tomar um sorvete por lá é uma desculpa para antes visitar a tão famosa Igreja do Bonfim, o Mercado Modelo, entre outros pontos turísticos famosos que se encontram na Cidade Baixa. Outra dica sobre a Sorveteria da Ribeira é antes comer o pastel de uma pastelaria que fica bem ao lado e depois dar uma passadinha lá para finalizar o momento “gordice”, hahahaha. Mas enfim, acho válida a visita em ambas as sorveterias, porém meu voto fica com a Sorveteria da Ribeira.

Cidilan da Apresentação (do blog Se Pluga no Mundo)

Se a questão é tomar um sorvete a minha primeira opção é a Sorveteria da Ribeira. Ela é inquestionavelmente a mais badalada da cidade. Prova disso, é a quantidade de celebridades que já passaram pela sorveteria, dentre eles: Daniela Mercury, Caetano Veloso, Xuxa, Márcio Victor, etc. A sorveteria possui uma variedade incrível de sabores. São tantos que fica difícil de dizer qual o melhor. Se pudesse te sugerir um sabor, seria o de Umbu. Diria que ele é a cara da Bahia! Mas, se estou acompanhado e não conheço bem a pessoa (vai que ela não queira só tomar um sorvete) eu prefiro escolher a Sorveteria A Cubana, pois além dos maravilhosos sabores de sorvetes encontrados por lá (sugiro os de Açaí e Cupuaçu) eles também vendem tortas, lanches, e sopas divinas. Vale acrescentar no seu roteiro, sobretudo, depois de um dia de sol forte, e muita caminhada nas ruas de pedras irregulares no Centro Histórico de Salvador.

Luís Martins (amigo e jornalista)

Sorveteria da Ribeira, sem dúvida. Os sorvetes de fruta tem o sabor bem fiel ao natural. Geralmente tem muita fila, mas o atendimento é ágil, já foi mais cortês. Para facilitar, sempre é bom ter dinheiro trocado. O grande forte mesmo é num final de tarde poder apreciar a vista do outro lado da rua, os barquinhos na marina da Ribeira, aquele clima de interior, mesmo nos dias mais agitados. O ponto fraco é apenas pra chegar lá.

Ana Carla Nunes (Turismóloga e especialista em Cultura da Bahia)

Gosto muito da Cubana, que além de um sorvete saboroso, tem o apelo histórico de estar no centro histórico e de ser a confeitaria mais antiga daquela região.

Sorveteria em Salvador: A Cubana ou Ribeira? Qual você prefere?

E ai? Qual a melhor sorveteria de Salvador?

Bom, quer saber mesmo o que eu achei? Acho que você tem que provar as duas para escolher a melhor. Pelo que viram logo acima, meus amigos tem opiniões bem diferentes. Os preços são similares, a localização delas permitem belas vistas em um dia de sol ou durante um pôr-do-sol, a variedade e qualidade dos produtos são excelentes, e são super tradicionais.

Mas quero saber mesmo qual é a sua opinião? Já provou os sorvetes de ambas? Qual você prefere? Tem alguma outra melhor? Conta pra gente.

Para mais informações sobre elas é só visitar os sites abaixo.

Sorveteria Ribeira
Site: www.sorveteriadaribeira.com.br

Sorveteria A Cubana
Site: www.acubana.com

Mais Dicas Úteis de Salvador

[checklist]

[/checklist]



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook e assista no Youtube.

Ver Comentários (7)

  • Como eu só provei o da Ribeira, fico com ela hehe. Muita variedade mesmo, e como o pessoal falou, muitos de frutas, os meus preferidos!!!

    valeu!!!

    Jr

    • É verdade. São os fortes da Ribeira. Mas o da Cubana não fica pra trás não. É super fácil, tem uma ali no Elevador Lacerda. Acesso mais fácil e visual mais incrível, hehehe. ;)

  • Só conheço a Cubana, mas não vejo a hora de ir lá conferir a da Ribeira pra poder votar!!! Saudades de Salvador.

  • Olá pessoal , olha na minha humilde opinião a sorveteria da Ribeira é a melhor. Fui na cubana ali pertinho do elevador Lacerda . O sorvete também é bom alias é bem melhor do que muitos que já experimentei aqui em SP , mas não tem salão pra comer , as cadeiras ficam em uma área aberta e VC acaba torrando no sol , mas a vista é de tirar o fôlego .
    Fui na Ribeira de ônibus mesmo , e valeu a pena toda a demora , o sorvete é vendido por um preço camarada (comparado aos de SP) e é delicioso , e vem muito sorvete . Infelizmente deixa a desejar na parte de serviço pois é meio confuso para pegar o pedido , naum existe fila e as pessoas se amontam para conseguir receber o pedido . O salão é enorme e dificilmente VC não vai conseguir um lugar pra sentar, se VC quiser dar uma caminhada o entorno do lugar é lindo , com uma vista também maravilhosa da ribeira . só de lembrar me da saudade ;)
    Não podemos esquecer que existe outra sorveteria tmb bem conhecida e que tem o seu charme e o seu estilo próprio ,ela fica no pelourinho e se chama Le Glassier Laporte , se eu não me engano é conhecida como sorveteria do francês , eu tomei um frapê lá e estava muito bom , o lugar é charmoso e gostoso e o serviço é muito bom , dá pra ir andando do elevador Lacerda até essa outra sorveteria que também vale a pena ser visitada
    Ahhh , que saudade de SSA :)

  • Cubana. Sem dúvida. Simplesmente maravilhoso.
    O da Ribeira parece que caiu um pouco o nível. Porém continua uma fortuna. rs

    • Ô dúvida cruel... eu gosto muito dos dois, mas tem tempo que não provo. Preciso voltar a Salvador pra conferir como andam, rsrsrs

Posts Relacionados