Atrações da Serra do Faxinal, uma rota cênica entre Praia Grande e Cambará do Sul



São 40 km de uma rota cênica completamente rústica que ligam os municípios de Praia Grande (SC) a Cambará do Sul (RS). Os primeiros 15 km são a SC-450 e os demais 25 km até Cambara do Sul são a RS-427. A Serra do Faxinal esconde belezas ainda pouco exploradas pelo turismo que tivemos a oportunidade de conhecer com os #AdventureBloggers.

Quem nos levou para esse passeio foram os amigos da Rota dos Canyons. Após dois dias intensos conhecendo as Piscinas Naturais do Cânion Malacara e a Trilha do Rio do Boi no Cânion Itaimbezinho, nada mais justo do que um dia mais tranquilo para dar uma relaxada.

A velha carroça utilizada na plantação de fumo em Praia Grande (SC)

O que eu achei que seria um simples passeio se tornou um verdadeiro tour pela região de Praia Grande. Vejam algumas das atrações que passamos por lá.

Atrações da rota cênica da Serra do Faxinal

A Rota do Sol é o único caminho asfaltado que liga as cidades da serra às praias do litoral, mas não é a única opção. Trafegar pela Serra do Faxinal pela RS-427 e a SC-450, de Cambará do Sul a Praia Grande (SC), pode ser uma boa rota de fuga nos grandes feriados. Porém a estrada de chão batido exige paciência e calma na direção.

De dentro do carro essa é a vista que temos durante todo o passeio

Estrada do Faxinal

A própria estrada já uma atração a parte com suas paisagens estonteantes a cada curva. A vegetação típica das serras do sul deixa o roteiro mais verde e bonito.

As cores do campos de arroz competem com o lindo céu azul

Campos de Arroz e Fumo

Praia Grande possui uma economia baseada na agricultura, com destaque para o cultivo de arroz, banana, fumo, feijão, milho e hortaliças. O crescimento do cultivo dos produtos orgânicos é a principal fonte de renda para as famílias da região.

Churrasco e cerveja na beira de um rio. Isso é o Recanto das Bromélias. PAZ!

Recanto das Bromélias

Um lugar tranquilo para curtir o canto dos pássaros, tomar uma cervejinha com os amigos, fazer um churrasco, banhar-se nas piscinas naturais e estar em contato com a natureza. Tudo de forma muito simples.

Cachoeira do Funil

Fica próxima a estrada e quando passamos por ela estava com pouca água. Mas mesmo assim dá pra ter noção de como ela é bonita com mais volume.

Pedreira de Arenito Botucatu que é utilizada na construção de casas da região

Pedreira de Arenito Botucatu

Também se encontra ao lado da estrada. O Arenito Botucatu é muito utilizado na construção e em Praia Grande ele é encontrado em abundância.

Rica fauna e flora da Serra do Faxinal ao alcance dos seus olhos

Plantas e Animais

A diversidade ecológica é grande. Vimos bastantes animais, flores, e uma vegetação incrível durante todo o roteiro. Destaque para umas plantas com folhas enormes na beira da estrada.

Pontes ajudam na travessia de rios durante épocas de cheias

Igrejas e Moinhos

Muitos ainda em funcionamento. As igrejas continuam recebendo os moradores da região. Os moinhos atravessaram gerações e encontram-se desativados.

Na Estrada do Faxinal encontra-se os limites dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Parque Nacional dos Aparados da Serra

A maior atração turística da Serra do Faxinal é sem sombra de dúvida o Parque Nacional dos Aparados da Serra. A entrada superior fica em Cambará do Sul (RS) e a entrada inferior em Praia Grande (SC).

O roteiro foi especialmente montado para os Adventure Bloggers com a ajuda da Rota dos Canyons e o transfer foi feito com os amigos da Coiote Adventure. Duas operadoras parceiras na região.

Cânion dos Índios Coroados

O Cânion dos Índios Coroados é pouco conhecido, mas é um lugar espetacular e de fácil acesso que oferece uma bela vista de seus 700 metros de altura para a cachoeira e todo o vale. Ele também faz parte do Parque Nacional da Serra Geral. No blog do Jair Prandi, o Viagens e Caminhos ele mostra tudo sobre a Trilha do Cânion dos Índios Coroados e suas atrações.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.