Roteiro de 1 dia em Morro Branco: o que fazer, onde ficar e como chegar

Roteiro de 1 dia em Morro Branco: o que fazer, onde ficar e como chegar

Para efeito de localização, Morro Branco pertence ao município de Beberibe, e fica entre Canoa Quebrada e Fortaleza. É um verdadeiro paraíso com praias, falésias, dunas, lagoas e tudo o que amamos: belas paisagens. Veja um roteiro prático com dicas de o que fazer em Morro Branco, as praias e os melhores passeios pra fazer em 1 dia.

Fazia que tempo que eu ia a Morro Branco e ela ficou ainda mais charmosa. Antes de iniciar a Expedição da Rota das Emoções com meu grupo, aproveitei pra chegar uns dias antes no Ceará e retornar a esse lugar que eu amo. A dica é alugar um carro no Aeroporto de Fortaleza e ir. São menos de 2hs de viagem.

Antes de continuar a leitura, assista esse vídeo que eu gravei com os principais momentos dos melhores passeios em Morro Branco. Tava ventando muito, mas ainda assim consegui levantar o drone e fazer algumas imagens lindas.

+ Veja também o que fazer em Canoa Quebrada em 1 dia

O que fazer em Morro Branco em 1 dia

Como estávamos em 3 pessoas, contratamos um passeio de bugue privado só pra gente para nos levar nos principais atrativos de Morro Branco. A dica é contratar o bugue na associação de bugueiros (é bom sempre negociar o valor). Desta forma conhecemos os principais passeios. Veja abaixo o que fazer em Morro Branco.

Feira de Artesanato de Morro Branco – Essa é a primeira parada do bugue, ainda na área do vilarejo, para conhecermos a feirinha de artesanato. É um dos melhores lugares para comprar artes feitas com as areias coloridas das falésias. Vale a pena comprar alguns itens para ajudar a comunidade local.

Monumento Natural das Falésias – Seguimos andando por cima das falésias para conhecer essa área de preservação das falésias de Morro Branco. Tem até locais onde nem é mais permitido pisar devido a erosão natural que acontece na época das chuvas e também com o vento. É impressionante a tonalidade das areias desse local.

Labirinto das Falésias de Morro Branco – Em certo momento descemos por dentro das falésias e nos encontramos em  um verdadeiro labirinto de areia com diversas tonalidades. É desse local (e de outros) que a comunidade retira as cores primárias das areias para fazer os artesanatos. Para mim o local mais bonito é a pirâmide branca.

Panorâmica aérea do Monumento Natural das Falésias de Morro Branco - CE
Panorâmica aérea do Monumento Natural das Falésias de Morro Branco – CE

Fonte da Juventude na Praia das Fontes – O brasileiro é criativo demais! Em uma das fontes de água que brotam na Praia das Fontes foi construída uma ducha de água natural com três bicas temáticas: da Juventude, dos Carecas e das Virgens. Em qual das três bicas você tomaria banho? Eu tomei em duas! Hahaha.

Gruta da Mãe d’Água – A força da água foi tão forte que acabou fazendo uma caverna, que ganhou profundidade com as subidas e descidas das marés altas. Ela fica minando água pelas paredes e teto o tempo todo. É uma delícia ficar lá dentro, pois parece que tem um ar condicionado ligado. É bem fresquinho lá.

Piscina dos Portugueses – É um dos pontos altos do passeio de bugue em Morro Branco! A lagoa é uma delícia. Parece um oásis! É toda cercada por coqueiros, têm diversas redes dentro da água, mesinhas com cadeiras, e espreguiçadeiras em volta. Além disso tem uma barraquinha que serve petiscos e bebidas. Simplesmente perfeito! Vejam as fotos abaixo:

Lagoa do Uruaú – A lagoa é enorme e tem infraestrutura para passar o dia inteiro por lá, se quiser. Dessa vez não deu tempo de ir, mas já fui outras vezes e vale muito a pena. O lugar é lindo, com bons restaurantes, toboágua, pedalinho, tirolesa, etc.

Lagoa do Uruaú
Lagoa do Uruaú

Hospedagem: Onde ficar em Morro Branco

O melhor lugar onde ficar em Morro Branco é certamente próximo à praia. Mas como tudo é “meio perto” por lá, também tem boas opções de pousadas um pouco mais distantes (ex: na Praia das Fontes), mas estando de carro tudo ajuda.

Dessa vez não dormi por lá, mas vou te dar algumas boas opções que já testei de outras vezes: Hotel Parque das Fontes, Coliseum Beach Resort (All Inclusive), Bruno Marambaia Charme Hotel e o Villa Arte Pousada.

Pesquise Pousadas em Morro Branco com até 70% de desconto
Ganhe 179 reais em crédito alugando uma casa no Airbnb

Como chegar em Morro Branco

Têm várias maneiras como chegar em Morro Branco. Você pode ir de carro, de ônibus e até com passeios de agências saindo de Fortaleza. No meu caso, como eu estava com mais duas pessoas, preferimos alugar um carro no Aeroporto de Fortaleza e ir por conta própria. É rapidinho. Menos de 2hs de viagem.

DE CARRO – Ligamos o Google Maps (ou Waze), colocamos “Morro Branco” no aplicativo e seguimos tranquilamente pela rodovia. A estrada estava boa, bem sinalizada e com poucos buracos. Achamos bem rápido e tranquilo.

+ Veja também o que fazer em Canoa Quebrada em 1 dia

Esse é um roteiro de 1 dia em Morro Branco: o que fazer, onde ficar e como chegar. São dicas práticas para te ajudar a montar o seu roteiro. O que achou? Conta pra mim nos comentários.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

6 comments

O problema não é o lugar e sim as pessoas que são desagradáveis, mal educadas. O lugar não tem policiamento, então tomem cuidado. Muito perigoso.
Os bugueiro mais parecem assaltantes. Não parecem está vendendo um serviço, além de serem mal educados pulando no carro dos outros. Não vendem um produto, assediam as pessoas. Não aceitam não como resposta e ficam te ameaçando. Experiência horrível. O lugar é lindo, as pessoas são desagradáveis. Fora que fica o alerta: MULHERES CUIDADO AO IR PARA O MEIO DO NADA COM PESSOAS QUE NUNCA VIRAM NA VIDA.

Edilaine, é muito ruim essa insegurança, irei com meu marido e filhos espero que nossa experiencia seja melhor. Eles cobram por pessoa no buggy? Você lembra o valor? Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *