Rota Mapuche – Um dia de experiências no Lago Budi

Rota Mapuche – Um dia de experiências no Lago Budi

Usando Temuco como base, fomos até a região de Araucania Costa em um Day Tour de carro para viver um dia de experiências na Rota Mapuche. São aproximadamente 2h de ida até iniciar o Circuito do Lago Budi, uma área turística, com diversas opções de lazer, esportes aquáticos, trilhas, comunidades Mapuche, passeios a cavalo, observação de aves, pesca, passeio de canoa, artesanato, cabanas, pousadas rústicas, hostels… ou seja, um lugar perfeito para viver o Turismo de Imersão na cultura Mapuche, e tendo tempo, praticar muitos esportes de aventura na natureza.

Em uma das paradas nas margens do Lago Budi para fazer algumas fotos, pude perceber as algas típicas de oceano. Descobri que, curiosamente, o Lago Budi é de água salgada devido a um antigo tsunami que com toda a sua força trouxe a água do mar sobre as montanhas. Atualmente a água é mais salobra, devido a mistura com as águas doces provenientes dos rios e chuvas. Com isso, todas as espécies da região vivem em constante adaptação. Incrível, né?

+ Leia todos os posts do Chile
+ Encontre Hotéis no Chile até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no Chile sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no Chile

O Lago Budi é o único lago salgado das Américas
O Lago Budi é o único lago salgado das Américas

Passamos rapidamente pela cidade de Puerto Domínguez, que possui um Museu de Locomotivas a céu aberto e paisagens belíssimas com antigos Eucaliptos e Pinheiros centenários ao seu redor. Um cenário belíssimo na Araucania Costa que merece uma parada para fotos e apreciar a vista.

Museu de Locomotivas a Vapor em Puerto Domínguez
Museu de Locomotivas a Vapor em Puerto Domínguez

Chegamos então na comunidade Lewfu Budi, que mora às margens do Lago Budi. Eles são a única comunidade Mapuche que recebem turistas no Chile. Enquanto alguns grupos mais rebeldes utilizam da violência para ter seus direitos, essa comunidade preferiu apostar no turismo. Assim, para uma comunidade que sobrevivia apenas com a agricultura, começaram a trabalhar o Turismo de Experiência há 15 anos, e pouco a pouco vão conquistando seu espaço.

Refeição Mapuche do Lago Budi
Refeição Mapuche do Lago Budi

Após um delicioso almoço Mapuche, saímos para um passeio de carro de boi até uma outra comunidade onde aprendemos um pouco mais sobre a medicina Mapuche e sobre sua espiritualidade. Assim como os nossos índios, o povo Mapuche está intimamente ligado aos quatro elementos, a natureza, e ao espírito da Mãe Terra. Uma curiosidade sobre eles, é que durante o Inverno acontece a mudança de ano, onde as comunidades se encontram para comemorar, com festas, trocas de conhecimento, reforçam assim os laços familiares e de amizade.

Horta de plantas medicinais do povo Mapuche
Horta de plantas medicinais do povo Mapuche

Passamos a tarde em contato com a natureza, aprendendo o poder das plantas e ervas medicinais, ouvindo as histórias mapuches dentro das Rukas (construções de palha, tipo ocas), e compartilhando nossos sentimentos totalmente imersos na cultura do povo.

No fim do dia, para comemorar nossa passagem por lá, participamos também de uma partida de Palíl, uma espécie de hóquei, só que sem patins, sem gelo e sem pancadaria. O jogo é na grama mesmo, com bolinhas de pedra enroladas em tecido. Depois de muitas risadas, tombos e gols, finalizamos esse dia de experiências com mais um jantar na Ruka Mapuche antes de voltar para Temuco.

Partida de Palíl, uma de espécie de "hóquei"
Partida de Palíl, uma de espécie de “hóquei”

Para quem se interessar em ficar alguns dias na comunidade Lewfu Budi, eles construíram pequenas casas de alvenaria junto as Rukas de palha com alguma infraestrutura para os turistas que desejarem passar alguns dias vivendo de perto a cultura e interagindo com seu povo. Em nossa passagem por lá conversamos com algumas turistas russas que estavam passando uns dias com eles e estavam adorando.

Que tal esse pôr-do-sol da Rota Mapuche no Lago Budi?
Que tal esse pôr-do-sol da Rota Mapuche no Lago Budi?

Quanto custa? – Esse passeio com tudo incluído (experiências, almoço e jantar) tem o custo de 33 mil pesos chilenos, cerca de $60 dólares no câmbio atual. Vale muito a pena.

Veja também: O que fazer em Temuco

LEIA MAIS SOBRE O CHILE

+ Leia todos os posts do Chile
+ Encontre Hotéis no Chile até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no Chile sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no Chile

* Viajamos para o Chile a convite do Turismo Chile em parceria com empresários de turismo da região. E como sempre, as dicas e opiniões expressas aqui são totalmente baseadas em nossas experiências.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *