Rota dos Vulcões e Lagos entre Villarrica e Pucón

Continuando nossa viagem pelo Chile, depois de nos banhar nas termas de Malalcahuello e percorrer a Rota Mapuche no Lago Budi, seguimos para a rota dos vulcões e lagos de Villarrica e Pucón. Fiquei encantado com a quantidade de passeios turísticos que se pode realizar nessa região, principalmente se você é um amante das atrações ao ar livre como nós.

Mas as cidades atraem todos os públicos, desde os que buscam os cassinos para tentar a sorte em jogos, aos que buscam os prazeres da boa mesa em restaurantes típicos e exóticos, e até mesmo os circuitos termais e aventureiros pra trilhar dentro dos parques nacionais e chegar ao topo dos vulcões.

+ Leia todos os posts do Chile
+ Encontre Hotéis no Chile até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no Chile sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no Chile

Nelas se mistura a herança cosmopolita dos colonos alemães que chegaram ao Chile no século XIX, com as tradições da etnia mapuche. É possível notar isso na arquitetura de toda a cidade harmonizando com os deliciosos pratos servidos nos restaurantes.

Lago Villarrica - Na rota dos vulcões e lagos de Villarrica e Pucón
Lago Villarrica – Na rota dos vulcões e lagos de Villarrica e Pucón

Villarrica: o que fazer, onde comer e onde ficar

Em nossa passagem por Villarrica, almoçamos no Restaurante Mesa del Mar, que é todo decorado para você se sentir dentro de um barco, e os pratos principais, claro, são frutos do mar. Vale cada centavo, e os valores dos pratos são bem aceitáveis.

Visitamos também o Parque Nacional Villarrica, no setor Rucapillan (“A casa do espírito”, em mapundungún), que faz parte do circuito Araucania Lacustre. A última erupção do vulcão foi em 3 de março de 2015, e caminhamos por uma trilha onde a lava percorreu e caíram muitas pedras vulcânicas. Foi uma experiência bem diferente e marcante. A área possui bastantes fontes termais naturais e águas com poderes medicinais para cura de reumatismo e outras doenças.

Parque Nacional Villarrica

Atualmente, Villarrica é o centro turístico mais importante da região. Tem maravilhosos balneários lacustres nas margens dos lagos Villarrica, Calafquén e Caburgua, um espetacular centro de esqui e hotel nas ladeiras do vulcão Villarrica.

Galeria de Fotos de Villarrica

Pucón: o que fazer, onde comer e onde ficar

Localizada nas margens do Lago Villarrica, Pucón é uma das maiores atrações turísticas dessa região. Ela possui vida própria, e tem seus fãs. As águas termais, hotéis de luxo, restaurantes requintados, cassinos de nível internacional, feiras de artesanato mapuche, museus e a possibilidade de realizar excursões nos maravilhosos arredores e praticar esportes náuticos atraem muitos turistas.

Em Pucón é possível ver o reflexo do majestoso Vulcão Villarrica no lago de mesmo nome, onde são realizados grande parte dos esportes aquáticos, entre eles o caiaque, a pesca esportiva e o esqui na água. Além disso, várias embarcações turísticas visitam suas águas verdes e profundas.

Reflexo do vulcão no Lago Caburgua

Descobrimos que a melhor época para visitar Pucón é na primavera e verão, quando se tem mais opções de atividades aquáticas e de natureza. Porém o inverno é a época mais procurada pra quem quer aprender a esquiar ou já é praticante do esporte. Aliás, esta é uma das mais baratas opções dentre os centros de esqui na América do Sul.

Caminhar nas margens do Lago Caburgua pode ser um programa bastante romântico. E pertinho dali está a entrada para a trilha até o Circuito de Cachoeiras Ojos del Caburgua, que é um lugar incrível. Nós fomos mesmo com o tempo meio chuvoso e achamos lindo. Fiquei imaginando como deve ser com sol. As águas são cristalinas!

Leia sobre as Cachoeiras Ojos del Caburgua

Sequência de Cachoeiras de Ojos del Caburgua

A noite saímos pra jantar no Restaurante Sabores do Chile, e como estava bem frio sentamos perto da lareira e pedimos um bom vinho nacional para celebrar. A especialidade da casa é a parrilla (ou churrasco, pra nós), e foi essa a nossa opção. Carne no ponto, bem temperada e acompanhamentos deliciosos nos fizeram felizes.

Quer uma dica de hotel em Pucón? Nós ficamos no Pucón Green Park Hotel que é bem simples, mas muito legal. O melhor foi acordar cedinho, olhar pela janela e ver o Vulcão Villarrica soltando fumaça e fogo pela cratera. Que tal?

Pucón Green Park Hotel
Vulcão Villarrica em atividade

No dia seguinte, antes de irmos embora ainda fizemos um rápido tour em Pucón para conhecer a praia de areia preta nas margens do Lago Villarrica. Fizemos um lanche na Panaderia Oasis, que é famosa por suas empanadas e pães fresquinhos. Uma delícia.

Galeria de Fotos de Pucón

Ficamos apaixonados por essas duas cidades e queremos muito voltar para ficar mais tempo. Nossa passagem por lá foi muito rápida. Acho que a Rota dos Vulcões e Lagos de Villarrica e Pucón merece mais tempo para ser explorada por aventureiros como nós! Vamos adorar retornar em breve para fazer as trilhas e praticar os esportes nos lagos.

LEIA MAIS SOBRE O CHILE

+ Leia todos os posts do Chile
+ Encontre Hotéis no Chile até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no Chile sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no Chile

* Viajamos para o Chile a convite do Turismo Chile em parceria com empresários de turismo da região. E como sempre, as dicas e opiniões expressas aqui são totalmente baseadas em nossas experiências.