Rota das Emoções: Jeri, Delta e Lençóis

Rota das Emoções - Jeri, Delta e Lençóis



A Rota das Emoções é considerada uma das melhores e mais bem estruturadas atrações turísticas do Brasil. É emoção em dose tripla! Com direito a muita aventura, praia, cultura e ecoturismo. O roteiro envolve paraísos naturais em 3 estados, como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

As opções de passeios na Rota das Emoções são perfeitas para quem busca uma dose de aventura misturada a sensação de estar imerso na natureza. É puro ecoturismo! E é isso o que mais amamos em conhecer esse roteiro que já estava em nossa lista há tempos. E acredite, o nome não é propaganda enganosa, pois as emoções da rota estão presentes a todo instante.

No roteiro você passará por diversas cidades, tais como Jericoacoara, Parnaíba, o município de Teresina, capital do estado brasileiro do Piauí, o Delta do Parnaíba, Tutóia, Caburé, Atins e Mandacaru, Barreirinhas, Rio Novo ou Paulino Neves, Pequenos Lençóis, Rio Preguiças, Farol de Mandacaru e Vassouras, lagoas Azul e Bonita, Grandes Lençóis, e finalmente São Luís.

Veja no Mapa da Rota das Emoções abaixo:

Mapa da Rota das Emoções (clique para ampliar)

O roteiro pode ser feito de diversas formas, seja de bugue, jipe, jardineira, bicicleta, cavalo, moto e até de barco. Mas o melhor mesmo é estar dentro de um poderoso 4×4 enfrentando dunas e atravessando rios, no melhor estilo offroad. Esta é uma viagem que você guardará para sempre na memória.

Os 3 principais destinos da Rota das Emoções

Jericoacoara – Ou simplesmente Jeri, é um local mágico que já tivemos o privilégio de visitar 3 vezes. A pequena vila encanta pelas belezas naturais e rusticidade, combinadas com a cordialidade dos seus moradores e a diversidade de atividades que podem ser realizadas. Jericoacoara é um dos nossos destinos favoritos no Brasil. Para quem curte a prática de esportes náuticos como o surf, kitesurf e o windsurf, é o destino perfeito.

Principais atrações de Jeri

Jericoacoara – Rota das Emoções

Delta de Parnaíba – Um mix intenso de natureza composta de manguezais, lagoas naturais, dunas e animais. Tudo ao mesmo tempo, te rodeando. Uma curiosidade que deixa este destino ainda mais especial, é que o Delta do Parnaíba é o único delta em mar aberto das Américas. Esteja pronto para se emocionar ao assistir uma revoada de guarás, pássaro vermelho típico da região, de dentro do mar durante um pôr-do-sol cercado por dunas e manguezais. Difícil de descrever.

Principais atrações do Delta

Delta do Parnaíba – Rota das Emoções

Lençóis Maranhenses – Imperdível! Os Lençóis são um espetáculo à parte, com dunas e lagoas que parece não ter fim. Contrastes de areia branquinha com o céu azul, onde é possível ver o movimento das nuvens por cima das dunas. Encante-se com as lagoas cristalinas de águas doce, e aproveite para se refrescar entre uma e outra. Existem diversas formas de visitar os Lençóis, podendo ser com “simples” passeios de quadriciclos, de barco, de 4×4 e até mesmo com pequenos aviões, em voos panorâmicos.

Principais atrações dos Lençóis

Lençóis Maranhenses – Rota das Emoções

Por onde começar/terminar a viagem

Para se organizar é fácil. A porta de entrada pode ser a cidade de Fortaleza, no Ceará, que conta com o Aeroporto Internacional Pinto Martins. De lá, você já pode começar a viver a Rota das Emoções por Jeri. A porta de saída seria então a cidade de São Luís, no Maranhão, pelo Aeroporto Internacional Marechal Cunha Machado.

Não tem regra! Mas se você preferir também pode começar o roteiro por São Luís e retornar a sua cidade pelo aeroporto de Fortaleza. Fica a seu critério, mas recomendamos começar pelo Ceará e finalizar no Maranhão. Mas se eu puder te dar uma dica, te afirmo que eu achei os Lençóis a cereja do bolo da Rota das Emoções!

* Viajamos para a Rota das Emoções a convite do Sebrae em parceria com empresários de turismo das 3 regiões: Ceará, Piauí e Maranhão. E como sempre, as dicas e opiniões expressas aqui são totalmente baseadas em nossas experiências.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (8)

    • Tem trechos de estrada asfaltada e outros de terra. Para ir em alguns lugares específicos será preciso deixar o carro e contratar alguma agência para levar vocês. Mas sim, é possível. ;)

  • bom dia,
    queria saber mais o menos o custo desse roteiro e tambem uma dicas sobre as agencias melhores pra contatar.
    isso porque nos vimos da italia (somos 4 pessoas) e o certo seria chegar em fortaleza com tudo jà marcado pra nao gastar tempo.
    mais uma duvida..utilizzar buggy nao faz mal ao meioambioente das dunas?
    muito obrigada por sua atençao.
    Paola

    • Oi Paola, nós não costumamos falar em valores pois eles sempre mudam e deixariam os posts desatualizados.
      Sugiro entrar em contato com a empresa 4por4 Adventure para fazer a cotação desse tour. Abs

  • Gostaria de saber calendário, preço queria ir com meu 4X4 e uma frontier Attak 2015 com 15.000 Km Manual de 6M.

  • Quero fazer a rota mas pelo que pude entender é feita de maneira "avulsa " sem nenhuma agencia . a minha unica preocupação ou duvida seriam os trajetos entre as cidades ... alugar um carro , contratar um 4x4 ?Teria alguma indicação ? Existe alguma época do ano mais indicada para poder aproveitar melhor os passeios e praias ?

    • Oi Patrícia, existem váaaaaarias agências que fazem a Rota das Emoções. Algumas saem de Fortaleza ou São Luís. Mas você também pode contratar em Jeri ou Barreirinhas. Dê uma lida nos posts que fizemos que tem tudo explicadinho. ;)