Praia do Secreto, paraíso (quase) escondido em Grumari – RJ



Paraíso escondido em meio a paredões rochosos e o mar, a Praia do Secreto foi descoberta neste último ano e já não é mais novidade pra ninguém. São apenas 12 metros de rara beleza e fragilidade que estão esquecendo de preservar. Este post não é pra ensinar como chegar na Praia do Secreto, e sim um desabafo sobre o que está acontecendo por lá.

A Praia do Secreto é na verdade uma piscina natural, pois não possui uma faixa de areia. A variação da maré é muito pequena e em certas partes a profundidade não cobre o pé. No cantinho direito tem até uma área que não dá pé, mas é menor do que você imagina.

São 12 metros de extensão por 5 largura. Você consegue imaginar 50 pessoas neste local em dia de semana? Já fica cheio. Agora multiplique isso por 10 nos fins de semana. Fica lotada. Impraticável curtir a Praia do Secreto desse jeito.

Agora eu pergunto: como alguém consegue ficar em uma praia assim socada de gente? Eu não gosto. Prefiro ir para a Prainha, Abricó ou Grumari, as praias selvagens do Rio, que mesmo com os limites de horário durante o verão são tranquilas (em número de pessoas, e não de carros). Ou até mesmo a Praia da Barra ou do Recreio. Não tem como ficar na Praia do Secreto por muito tempo com essas condições, no máximo, passar lá e tomar um banho rápido.

Impossível ficar o dia todo. Aliás, é possível para alguns, pois tem gente até levando barraca de sol e isopor com bebidas e comidas para passar o dia por lá. Já vejo o dia que terão barraquinhas nas pedras com vendedores disputando espaço.

Panorâmica da Praia do Secreto – Parece grande, mas é muito pequena

Tem certeza que você quer saber como chegar na Praia do Secreto?

Ok, vamos lá! Depois não diga que eu não avisei. O acesso é por uma trilha na Avenida Estado da Guanabara (jogue no Google Maps), logo depois da Praia da Macumba, na Estrada do Pontal.

Em apenas cinco minutos você pode chegar lá descendo um paredão rochoso de 15 metros de altura, ou atravessando uma faixa de mar entre pedras e ondas revoltas. O paredão é tão íngreme que sinceramente não sei se vale o esforço pra descobrir como chegar na Praia do Secreto. Já vi várias pessoas desistindo.

Paredão pra chegar na Praia do Secreto

Talvez se a descida fosse de rapel seria mais emocionante. Mas a pedra é tão quente, que é impossível ficar nela por muito tempo. A localização exata é difícil de explicar com palavras. É mais fácil pedir pra alguém que já foi te levar lá também.

Ela fica entre a Macumba e a Prainha. Não passa ônibus no local (graças a Deus) e portanto só é acessada de carro ou bike, ou por moradores da região.

Perrengue? Sim. Vale o esforço? Não sei. Se tiver vazia, sim. Se tiver cheia, não.

Indo durante a semana é mais fácil de encontrá-la “menos cheia”. Mas nos fins de semana, acredite, será só stress pra chegar lá. Primeiro que não tem onde estacionar, segundo que vai estar lotada com certeza, e terceiro que você vai se irritar com o que verá. O passeio de ir a praia no fim de semana para relaxar pode facilmente virar um programa de índio.

E a preservação da Praia do Secreto? Onde fica?

Não fica. Não existe nenhum tipo de controle. Vi latinhas, garrafas d’água, bitucas de cigarro, sacos de salgadinhos, e outras coisas largadas pelas pedras. “Basta uma rajada de vento para cair na água”, pensei. E meu pensamento virou realidade logo em seguida. Vi até um dono de cachorro fingindo que não viu seu amiguinho fazendo cocô na única parte de areia disponível durante a maré baixa. “Ahhhh, a maré leva”, foi a desculpa que ouvi.

Fiquei pensando muito se eu escrevia esse post ou não. Já vi muitos sites e blogs indicando como chegar na Praia do Secreto, e o Globo, G1, UOL, Terra e muitos outros já tiveram esse trabalho. O que eu não vi foi ninguém falando em proteção, preservação, cuidados com o ambiente natural, etc.

Eu confesso que estava louco para conhecer a Praia do Secreto de tantas fotos lindas que vi nas redes sociais. Mas depois que estive lá e vi com meus próprios olhos acabou um pouco o encanto. Não que a praia seja feia. Pelo contrário, é linda de cair o queixo, mas pelos inúmeros motivos que já listei durante essa matéria.

Deixo um pedido a vocês que chegaram até aqui. Podem ir lá conferir a Praia do Secreto de pertinho. Ela merece ser visitada, mas pensem nas próximas gerações. Pensem também em divulgar da forma correta, conscientizando as pessoas a cuidarem desse bem natural. Pelo que percebi, é um local muito frágil, e se continuar sendo explorado do jeito que está, não vai durar por muito tempo.

Vejam também:

Day Tour nas Praias Selvagens do Rio

As Praias + lindas do Rio: Prainha e Grumari

Abricó: Praia de Nudismo no RJ

Será uma grande pena perder esse pequeno paraíso escondido. Se você concorda com esse texto, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. Os verdadeiros amantes da Praia do Secreto agradecem. Vamos agir!

E deixem também seus comentários abaixo.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (36)

  • O cara q fez o texto queria a praia só pra ele, se escondendo atras de uma conversa fiada de preservação, essa gente é egoísta, tem q incentivar a população a ir mesmo e cuidar da praia.

    • Oi Erick, de que forma você faria esse incentivo da população para cuidar da Praia do Secreto? Dê sugestões. Adoramos críticas, principalmente as construtivas. ;)

  • Desculpa, mas essa praia nao foi "descoberta" em 2014. Para quem mora aqui na ZO, Recreio e Barra, ja conheciamos essa praia ha muitos anos. Agora com essa divulgação por blogs, sites e imprensa que todos souberam que ela existia. Antes sim era um paraiso, so quem morava por aqui conhecia, agora ficou impraticavel.

    • É triste ver no que ela tá se tornando. Realmente as pessoas não tem o menor cuidado com a natureza.

  • Fui há pouco tempo e achei uma delícia a piscina natural. De fato as pessoas precisam preservar. É importante levar a sério o conceito de EDUCAR. A educação é a solução para muitas falhas na sociedade. Enfim, a Praia do Secreto é um ponto interessante a ser visitado no Rio. :-)

    • Disse tudo! Falta educação nas pessoas que visitam aquele pequeno e frágil paraíso. Espero que dê tempo das pessoas perceberem isso e pararem para cuidar.

  • Infelizmente dá até vontade de nem conhecer. Gostei da matérias, das fotos. As pessoas precisam entender a importância de preservar mas parece que é a mesma coisa que falar com uma porta... Da matéria só não gostei do seu comentário sobre não ter ônibus haha. É um preconceito contra esse pobre aventureiro que vos fala haha
    Abraços

    • Hhahaha... mas tem opção... vc pode ir de ônibus BRT até o Shopping Recreio e de lá pegar um mototaxi ou taxi até a praia (ou ir a pé, é meio longe, mas dá, hehehe). Abração.

  • Creio que se entupirmos o 1746 de queixas e sugestões, acionar o MP etc... Todos que verdadeiramente amamos o Rio, conseguiremos acabar com essa sacanagem toda!

  • Nasci no Recreio dos Bandeirantes há 60 anos, depois sai e retornei há 30 anos, imagina como ela era, mas somente tive conhecimento que essa linda praia existe ano passado, através de um primo nascido no Recreio e susfista.
    Ainda não fui conhecê-la, mas irei esse ano.
    Esse meu primo e outros colegas estão indignados com essa frequência na praia, pois como você relatou, estão sujando a praia toda e invadiram o espaço.
    Ela foi descoberta através de sites, sacanagem.
    Descobriram o paraízo dos moradores antigos do Recreio, mas não estão preservando.
    Visitem, mas cuidem também, se não vai acabar.

    • É o que eu prezo! Se eu puder conscientizar as pessoas a visitarem, mas cuidarem do local, é isso que vou tentar fazer sempre! O ambiente alí é muito frágil e precisa de cuidados para permanecer bonito. Uma pena estarem usando de forma descontrolada. Triste. Abs

  • ADOREI VER AS FOTOS,CURTO MTO...POREM SE FOR P CONHECER,PREFIRO MEIO DE SEMANA.
    SERA QUE VAI ESTAR LOTADA FIM DE ANO?? HEHEHE...:D
    EM FIM, QUERO CONHECER ASSIM MESMO!
    FIQUEI COM MEDO DO PAREDÃO QUE TEM QUE DESCER!! :D
    INFELIZMENTE AS PESSOAS NÃO SABEM PRESERVAR O QUE É DE GRAÇA.

  • Nao ha limite de pessoas e/ou carros nas demais praias citadas por você. Informação equivocada. Nas selvagens não há qualquer impedimento ou controle de entrada. Talvez por isso a Praia do Perigoso esteja igual à Copacabana nos fds de verão: lotada e imunda. A do Meio segue o mesmo caminho. Erosão e degradação ambientais em franco (e assustador) crescimento.

    • Oi Luciana, durante o verão TEM SIM limite de entrada de carros para o acesso a Grumari! Abs

  • Moro em frente, e acho uma puta de uma sacanagem esse monte de gente sem nenhuma conciência estar em um lugar tão democrático, aproveitando desta "democracia" para acabar com um dos poucos cartões postais naturais e preservados que temos no RJ.

    • Pois é Hercules. Antes era muito mais tranquilo e limpo. Já vi até pessoas levando cachorro. E pior, os vi mijando e cagando na água! E lógico que seus donos não fizeram nada. Ouvi: "ahhh, o mar limpa". Triste né?

      • Infelizmente também vi o mesmo, para que levar cachorro a praia?! Triste que a maioria das pessoas são tão mal educadas e porcas. Deveria ter uma fiscalização, guardas municipais para proibir as pessoas de fazer tais coisas, e colocar um limite de pessoas por dia. Quem dera as pessoas tivessem bom senso.

  • Concordamos em numero e grau!

    inclusive falamos desse assunto essa semana no insta. estamos muito indignadas com a FALTA DE RESPEITO pela natureza!