“Point of Human Origins” – Cavernas e fósseis em Pinnacle Point



Como falei em outro post sobre a Garden Route, este caminho nos levou até a linda cidade de Plettenberg Bay. Seguindo em direção a costa sudeste chegamos até Mossel Bay, no Cabo Ocidental, com paisagens costeiras espetaculares onde descobrimos a origem da humanidade no Point of Human Origins.

Esse foi sem dúvida um dos lugares mais incríveis que visitei durante minha viagem na África do Sul. Talvez pela minha paixão pela arqueologia, talvez por ter encontrado um fóssil no chão, talvez por viver de forma tão intensa essa experiência incrível de volta ao tempo.

+ Leia todos os posts da África do Sul
+ Encontre Hotéis na África do Sul com até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem (obrigatório na África)
+ Alugue um carro na África do Sul sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na África do Sul
+ Dica de roteiro de 10 dias pela África do Sul

Tinham horas que eu fechava os olhos e facilmente conseguia imaginar famílias da idade da pedra vivendo ali nas cavernas, usando pedras afiadas como instrumentos de caça, aprendendo a usar o fogo, se protegendo de tempestades e animais gigantescos.

Vejam o que estou falando neste vídeo que fiz por lá:

Tour no “Point of Human Origins”

Pesquisas de DNA mostraram que todos os humanos vivos hoje descendem de uma pequena população que viveu entre 150.000 e 200.000 anos atrás. Um grupo de arqueologistas de Mossel Bay conseguiu provar que algumas dessas pessoas viveram lá a mais de 164.000 anos atrás. Em Pinnacle Point estão evidências de comportamento do homem moderno, em plena Garden Route.

As cavernas de Pinnacle Point foram declaradas Patrimônio Provincial, e está a um passo de receber o título de Patrimônio da Humanidade. São mais de 10 cavernas em toda a encosta do Pinnacle Point, margeando os belíssimos campos de golfe do resort.

O passeio é dividido em duas partes: uma aula interativa introdutória (em inglês) e uma visita de campo para conhecer algumas das cavernas do complexo arqueológico. A palestra é bem legal e dá pra entender como tudo aquilo se formou.

Estar no ponto de origem do homem foi algo mágico. Eu parecia ter virado criança, com os olhos brilhando, ouvindo atentamente o guia, procurando sinais no chão e nas paredes a todo instante. E finalmente encontrei! Ainda está tudo lá! Preservado por uma equipe de arqueólogos patrocinados pelo Pinnacle Point (um grande resort de luxo e campos de golf em plena encosta onde estão as cavernas).

Almoço com vista para os Golfinhos Surfistas

O almoço pode ser servido como um extra no passeio. O que eu recomendo muito. Antes ou depois. Você escolhe de acordo com a hora do passeio que fizer a reserva. A vista do restaurante é incrível. Assim que chegamos havia um enorme grupo de golfinhos “surfando” as ondas na baía. Fiz vários vídeos e fotos deste momento.

Além disso, gostaria muito de voltar algum dia para ficar hospedado no resort e jogar algumas partidas de golf. Os campos de golfe são premiados e receberam 5 estrelas de diversos especialistas no assunto.

Se você é um apaixonado por arqueologia assim como eu, vai se apaixonar por este passeio. Saí de lá emocionado com tudo que eu vi. O tour com almoço tem aproximadamente 4hs, mas minha vontade era passar o dia todo por lá percorrendo cada cantinho das cavernas de Pinnacle Point.

LEIA MAIS SOBRE A ÁFRICA DO SUL

+ Leia todos os posts da África do Sul
+ Encontre Hotéis na África do Sul com até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem (obrigatório na África)
+ Alugue um carro na África do Sul sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Compre passeios e ingressos de atrações na África do Sul
+ Dica de roteiro de 10 dias pela África do Sul

* A viagem para a África do Sul é a convite do South African Tourism para fazer parte da campanha #MeetSouthAfrica que é apoiada e gerenciada pelo iAmbassador. O Trilhas e Aventuras mantém total controle editorial de todo conteúdo publicado neste site.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (6)

  • Boa tarde, Mauricio! Fiquei interessada no passeio. O guia que os acompanhou era de alguma agência em específico com a qual pudesse ver o orçamento?Agradeço desde já!

  • Oi Mauricio! Amei este roteiro.Estou programando ir em Outubro.Adorei este roteiro! Este é bom período para ir? Grata Eliete.

    • Oi Eliete, é um ótimo período sim. Pode ir sem medo que você vai adorar. Depois nos conte como foi sua viagem. Bjão :D