As piscinas naturais de Bainema e a melhor volta a ilha do Morro de São Paulo



Eu já tinha feito o passeio de volta a ilha no Morro de São Paulo, mas este é novidade. Se você está a procura de algo mais exclusivo, sem pessoas espantando os peixes e lanchas com música alta, este é o passeio que estava procurando. A Caitá Tur, que foi nossa parceira na #SUPTripBahia, nos levou para dar a volta a ilha e conhecer as piscinas naturais de Bainema.

O passeio é feito de lancha e a saída é da Terceira Praia, obedecendo ao horário da maré junto com todos os outros barcos e lanchas. Saímos do Morro de São Paulo por volta das 9:30 da manhã rumo a Bainema. O trajeto até lá leva em torno de 40 minutos a 1 hora.

Passamos rapidamente pelas piscinas naturais de Boipeba e Moreré para pegar uma encomenda com outro marinheiro e já estavam lotadas, com diversas embarcações, som alto e tudo aquilo que não desejamos em um passeio para relaxar em meio a natureza. Visto isso, eu já desejava chegar logo nas piscinas naturais de Bainema.

Piscinas naturais de Bainema… isso é Brasil!

Mergulho nas piscinas naturais de Bainema

Foi o tempo de pegarmos a encomenda e em mais 10 minutos já estávamos no paraíso. Sim, as piscinas naturais de Bainema é um cantinho muito exclusivo na Ilha de Tinharé. Para vocês terem uma ideia, enquanto as outras piscinas naturais tinham mais de 20 lanchas, em Bainema só havia a nossa.

A lancha para numa área mais funda, mas que ainda assim da pra ficar de pé. A partir daí é só se jogar na água e aproveitar. Adentrando na piscina, ela vai ficando cada vez mais rasa até o ponto de encostar a barriga na areia. Adorei a diversidade de peixes, principalmente no primeiro “corredor” para entrar na piscina e nos blocos de corais espalhados. Não precisa se preocupar com o tempo. Na hora de ir embora o pessoal da lancha faz sinal e pronto. Sem buzinas ou gritarias.

Era preciso continuar o passeio. Então voltamos pra lancha e fomos até a Praia de Bainema. A partir daí se tem duas opções: fazer uma caminhada ecológica até a Praia de Moreré ou ir direto de lancha até ela. Óbvio que escolhi a primeira opção e vou contar os motivos agora mesmo.

Águas rasas, mornas e cristalinas nas piscinas naturais de Bainema

Caminhada Ecológica de Bainema a Moreré

A caminhada pela Praia de Bainema é quase que obrigatória. Em todo o mundo existem menos de 10 coqueiros com duas copas catalogados, e UM deles está lá! Ou seja, é imperdível! O único problema dessa caminhada é o sol que castiga um pouco. Mas nada que um bom protetor, um boné e uma camisa nas costas não resolvam.

Passada a caminhada na praia, todo o restante é feito entre manguezais e áreas com coqueiros. Passamos também pela Trilha dos Guaiamus (também chamado guaiamum, goiamum, goiamu, fumbamba e caranguejo-mulato-da-terra) e por diversas pousadas charmosas na Praia de Moreré até chegarmos finalmente no restaurante onde seria servido nosso almoço.

O restante do grupo que escolheu ir direto pro restaurante estava entediado. Eu ainda insisti pra todos fazerem a caminhada, mas alguns não quiseram. A Praia de Moreré é linda. A vila é pura tranquilidade. E quem ficou no restaurante não viu nada disso. Uma pena.

Vale a pena fazer a caminhada para ver o coqueiro com duas copas na Praia de Bainema

Algumas fotos da Praia de Moreré

Coqueiro caído em frente ao restaurante que almoçamos na Praia de Moreré

A continuação da volta a Ilha de Tinharé

Deste ponto em diante o passeio é o igual aos outros. Adentramos o Rio do Inferno, na boca de Boipeba e fizemos uma parada na Cabana da Tânia para degustação de ostras frescas. A “cabana” é um restaurante flutuante no meio do rio que servem diversas iguarias locais, tais como a lambreta, sururu, caranguejo e ostras, cruas ou grelhadas.

Continuando o passeio, a próxima parada foi em Cairu para fazer a visita ao convento. Porém ninguém do grupo quis ir. Como eu já havia feito esse passeio, ainda tentei convencê-los de que valia a pena, mas foram irredutíveis.

Na volta para o Morro de São Paulo ainda pegamos o pôr-do-sol no Rio do Inferno. Nem preciso dizer que foi um espetáculo né? As fotos não me deixam mentir. Chegamos na ponte do Morro por volta das 17:30.

Degustação de ostras frescas na Cabana da Tânia que fica no meio do Rio do Inferno
Pôr-do-sol no Rio do Inferno durante o passeio da volta a ilha

Considerações finais

  1. Todos os passeios de volta a ilha são de dia inteiro. Tenha isso em mente na hora de montar seu roteiro.
  2. Leve uma pequena bolsa ou mochila com água, lanche (frutas), protetor, boné e canga ou toalha.
  3. Permita-se conhecer o novo. Faça a caminhada ecológica. Visite o convento mais antigo do Brasil na parada em Cairu. São passeios imperdíveis.
  4. Leve seu próprio equipamento de mergulho: óculos, snorkel e pé-de-pato.
  5. Divirta-se muito!

* A #SUPTripBahia é um projeto do Trilhas e Aventuras, e nesta viagem contou com o apoio da Hidden Pousadas, Brazzos, Kayland, Sony Xperia, Rota Tropical e Carro Aluguel.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (7)

  • Que lugar lindo. Ainda tem muita coisa a ser explorada na ilha. Esse passeio nao é muito conhecido ainda pelo visto.

    • Oi Cleide, a Caitá Tur fica na Terceira Praia, no fim da passarela de madeira. Eles estão sem telefones no momento. Mas é fácil encontrá-los. Assim que eu tiver o novo telefone deles eu postarei aqui na matéria. ;)

  • Que lindas essas piscinas de Bainema! Queria ter sabido que elas existiam quando fui a Morro de São Paulo em 2012. rs Realmente bem melhor fazer passeios diferentes dos que todo mundo faz. Já estão na lista pra quando eu voltar lá! :)

    • Thaís, essas piscinas são um achado. Apenas os moradores locais frequentavam. É um dos passeios mais exclusivos que tem por lá. Por ser mais distante, poucas agências comercializam. Mas eu garanto, vale MUITO a pena! ;)

  • Bom dia!
    Será que esse passeio ainda está mais exclusivo? Pretendo ir a Morro em Março de 2017 e quero algo assim...
    Obrigada!

    • Acredito que sim Tatiana. Esse passeio é pouco divulgado (graças a Deus). Hehehe.