Passeio de barco em Paraty no feriadão

Passeio de barco em Paraty no feriadão

Paraty é um destino que eu amo de paixão. Sempre que posso, dou uma escapada da Cidade Maravilhosa e desço o litoral para aproveitar um pouco da magia dessa cidade histórica há pouco mais de 3hs da capital. Mas acredite, eu ainda não havia feito nenhum passeio de barco em Paraty.

Aproveitei que estávamos hospedados em Angra dos Reis, no Golden Tulip Porto Bali, a convite da Unidas Aluguel de Carros, e convidei os amigos para irmos passar um dia em Paraty. De Angra pra lá não dá nem 1h de carro. E a estrada é excelente. Achei que poderia estar com muito movimento devido o feriado de 7 de Setembro, mas estava bem tranquila de dirigir.

Com os amigos no Passeio de Barco em Paraty
Com os amigos no Passeio de Barco em Paraty

O Passeio de Barco em Paraty

Convidei o Rodrigo (um dos meus amigos) para falar um pouco sobre o que ele achou do passeio de barco em Paraty. Vejam seus comentários abaixo, as dicas são ótimas!

“Em Paraty há vários passeios disponíveis aos turistas e dentre eles são os de escunas e pequenos barcos saindo do caís no Centro Histórico. Geralmente os passeios tem o horário de saída entre 10:30h e 11h da manhã e costumam durar até às 17h passando sempre por 4 pontos turísticos ao custo de R$ 40,00. Alguns trabalham com um roteiro pré-definido e o interessante é caminhar pelos barcos perguntando quais serão as paradas. Geralmente uma para mergulho, outra para praia, outra para almoço e uma última para mergulho (ou outra praia), e, como são muitos pontos turísticos e muitos barcos fica difícil repetir o roteiro. Fique bem atento a essas paradas e quais serão elas.

Uma das praias que paramos durante o passeio de barco em Paraty
Uma das praias que paramos durante o passeio de barco em Paraty

Dica importante: prefira os barcos de tamanho médio e fique atento para a lotação, pois as escunas maiores costumam lotar e tornar seu passeio um verdadeiro incômodo. A refeição é opcional, paga-se separadamente do valor do passeio e é servida a bordo em uma das paradas. Custam 25 reais por prato. As bebidas, sejam sucos ou alcoólicas, são pagas a parte e cada pessoa tem uma comanda para isso. No caso do barco que passeamos tivemos frutas (banana e laranja) a disposição todo o tempo.

O passeio foi no barco Moana e ofereceram um serviço justo e de acordo com o valor. Foi 1 hora percorrendo as ilhas e praias de Paraty como a ilha do Amyr Klink e a praia particular de uma das casas da família Marinho. A primeira parada foi a Ilha da Pescaria de águas cristalinas onde é permitido mergulhar e ver muitos peixes. A segunda parada foi a Praia Vermelha com direito a bote até a areia (para quem quisesse levar roupas, dinheiro e câmera fotográfica). A terceira foi em outra ilha onde foi servido o almoço a bordo e a última parada em uma enseada protegida pelo IBAMA pela quantidade de tartarugas no local. Cada parada durou 40 minutos e foram suficientes para mergulho e muitas fotos”.

Uma das muitas tartarugas que vimos durante o passeio
Uma das muitas tartarugas que vimos durante o passeio

Minhas dicas extras para quem quiser economizar é levar água e lanches na bolsa. Os barcos não proíbem, e você tem mais tempo para se divertir no mar (ao invés de ficar almoçando no barco).

Galeria de Fotos

O que fazer depois?

Como o passeio de barco em Paraty termina cedo e ainda queríamos dar uma volta pela cidade, tivemos a ideia de tomar um banho de água doce no banheiro próximo ao cáis. Voltamos andando até o carro que estava estacionado logo na entrada do centro histórico e colocamos roupas secas que havíamos levado já com essa intenção.

Paraty tem diversas opções de passeios. Por exemplo, o próprio Centro Histórico de Paraty é impossível percorrer em um dia. São muitos detalhes, muitas ruas para percorrer calmamente, muitos cenários para fotos. E ele tem outro clima a noite, quando os bares abrem e as luzes se acendem. Tenho outra matéria chamada: Vale apena “se perder” no Centro Histórico de Paraty, recomendo a leitura. Vejam também algumas fotos extras que fiz em outra viagem.

A vida noturna de Paraty é bastante agitada, mas como estávamos cansados do passeio de barco e nosso hotel era em Angra dos Reis, resolvemos pegar a estrada para não correr nenhum risco a noite.

* Maurício Oliveira viajou com os amigos a convite da Unidas – Aluguel de Carros.


Inscreva-se nas Expedições

Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.

TOP 3 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • RESERVE PASSEIOS - A Civitatis possui diversos passeios e experiências no Brasil e no mundo com preços em reais em uma plataforma segura e confiável. Faça uma pesquisa e surpreenda-se!

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

3 comments

Que legais as dicas!! estive recentemente em Angra e Paraty, realmente vale a pena…recomendo!!!
peguei uns dias de chuvinha q fizeram a viagem ainda mais legal! quero deixar aqui uma dica para colaborar com os turistas: http://www.paratyonline.com/ pode achar muita informaçao atualizada sobre Angra, Mangaratiba, Paraty e regiao… vamos divulgar estes belos destinos do Brasil!! um abraco ! Pablo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *