Passeio até Tatajuba, Duna do Funil e Lagoa da Torta de Off-Road com a 4por4 Adventure

O contraste das cores das areias e o céu azul em Tatajuba



Pela segunda vez faço esse passeio até Tatajuba e pareceu que o tempo não passou por lá. A não ser pelas dunas que é notável o movimento que fazem com a força dos ventos. A Velha Tatajuba se foi, e a Nova Tatajuba continua sofrendo com as areias que avançam sobre as casas. Coisas de Jericoacoara.

O manguezal de Camocim continua sumindo aos poucos. Triste de ver que nada é feito para cuidar do berço de centenas de animais que dependem desse habitat para sobreviver. Enquanto isso, novas barraquinhas surgiram no local vendendo água de coco e artesanato. É uma parada obrigatória para os turistas que por ali passam. E tem até redes entre as árvores do mangue para as pessoas descansarem.

Redes e lojinhas em Mangue Seco

O roteiro pelas dunas fixas e móveis é espetacular. As fixas parecem um terreno lunar, e as móveis são igualmente inacreditáveis. Chegamos enfim na parada obrigatória para ouvir as histórias da Velha Tatajuba com a Dona Delmira. Essa sim parece q não muda nunca. Sempre arrumadinha, perfumada e maquiada. Um amor de pessoa e sempre muito simpática com todos.

De lá já é possível ver nosso próximo destino. Duas das maiores dunas do Ceará, a Duna do Funil e a Duna Encantada, que lembra um navio vista de longe. Mas o melhor estava por vir quando descemos por sua enorme encosta de Land Rover. Um misto de agonia, emoção e adrenalina. Tem coisas que só o pessoal da 4por4 Adventure faz! Os caras são top!

Duna do Funil – Descemos a maior duna do Ceará de Land Rover

Mas o melhor desse passeio estava por vir, a Lagoa da Torta, famosa por levar o Ceará para o mundo com as fotos das redes coloridas dentro da água. Quem não gostaria de relaxar deitado numa rede, tomando uma gelada, com a água refrescando seu corpo? Em determinadas épocas, este também é um excelente ponto de ventos fortes para a prática do Kite em Jericoacoara. Você também pode andar de tirolesa, caiaque, pedalinho ou Stand Up Paddle. E recomendo muito almoçar por lá. Peça um peixe grelhado e uma porção de camarões e seja feliz.

Vídeos e fotos do Passeio a Tatajuba

Artesanato de conchas escamas de peixes
Vale a pena relaxar nas redes da Lagoa da Torta
Ai, ai... amo camarão cozido!
Ótimos restaurantes na Lagoa da Torta
Coruja buraqueira que posou para minha lente
Voltando pra casa após um dia de trabalho
Dunas fixas em petrificação na Tatajuba
O contraste das cores das areias e o céu azul em Tatajuba
Vai tirar uma foto do com burrinho?
Igreja em Nova Tatajuba
Atravessando com a Land Rover para Camocim
Sandboard ou "Ski-bunda"? Você decide na hora de descer a duna

Na volta para a vila de Jericoacoara, uma grata surpresa. O vento estava tão forte que havia dezenas de praticantes de Kite Surf bem em frente a Duna do Pôr-do-sol. Esse é um dos melhores points para a prática do esporte. Anote aí essa dica.

Kite em frente a Duna do Pôr-do-sol em Jericoacoara
Kitesurf em Jericoacoara

VEJA TAMBÉM

Esse passeio até Tatajuba é um dos mais completos e imperdíveis de Jericoacoara. É praticamente um passeio obrigatório para quem está por lá. É possível fazer de bugue ou de Land Rover. Já fiz os dois e posso garantir que ambos são muito bons, porém com suas diferenças (principalmente de conforto e preço).

Sempre recomendo esse passeio para os meus amigos que voltam radiantes com tudo que viram. Quando forem reservar seus passeios com a 4por4 Adventure peçam para ser com o Bruno Caminha, o cara é fera! Vai por mim.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (5)

  • Olá, adorei conhecer o teu blog =) Pretendo fazer esse roteiro com amigos e estou pesquisando. Qual foi o valor pago pelo passeio de 4x4?

    • Oi Késia, a 4por4 é nossa parceira, mas pode entrar em contato com eles que te passam um valor bem legal e justo. Bjs

  • olá,
    eu gostaria de fazer esta rota em 10 dias. a dúvida é: tenho que fechar com uma agência? ou dá pra fazer de forma independente... contratando cada passeio em cada lugar?

    • Oi Luciana, sempre fiz com agências. Algumas locais e outras q fazem trechos casados. Você tem q ver de acordo com seu roteiro para tentar otimizar o máximo possível. Com certeza você vai adorar essa viagem. ;)