Onde ficar na Riviera Maya – Cancun, Tulum ou Playa del Carmen?

Cancun



Não é uma pergunta fácil de responder e vou tentar não complicar muito na resposta. Para decidir onde ficar na Riviera Maya você tem que saber exatamente o que você quer e quanto está disposto a gastar. Alguns atrativos estão mais próximos de Cancun, e outros de Playa del Carmen e Tulum.

Os tempos de deslocamentos devem ser levados em conta, pois apesar das boas condições das estradas, algumas atrações ficam a pelos menos 2hs de carro. Leve em consideração alugar um carro em Cancun se isso for possível, fica ainda mais fácil de conhecer a Riviera Maya.

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

Vamos nos situar primeiro onde ficam as atrações na Riviera Maya? Ilhas, parques, zona hoteleira, zonas arqueológicas, cenotes, etc. Estão todos no mapa abaixo. Dê uma olhada antes de continuar lendo. Dica: clique nos balões em vermelho para ver as descrições dos lugares.

Porque ficar em Cancun

Cancun possui cerca de 22 quilômetros de praias de areia fina e águas cristalinas, divididos entre a lagoa e o mar, com ruínas, vegetação nativa, parques, shoppings, baladas, bares, espetáculos, ótima infraestrutura e a principal zona hoteleira da região. Tudo isso faz de Cancun um dos destinos turísticos mais visitados do México.

Onde ficar – Os hotéis, pousadas e albergues estão na região central da cidade. Mas se você procura conforto e exclusividade, os resorts da zona hoteleira de Cancun são incríveis. A grande maioria funciona como all inclusive e são todos de frente pro mar perfeito do Caribe.

Atrações próximasIsla Mujeres, Shoppings para compras, Xoximilco, zona portuária, centro histórico e as famosas praias de Cancun.

Isla Mujeres

Porque ficar em Playa del Carmen

Playa del Carmen é a maior e mais cosmopolita cidade de toda a Riviera Maya. Encontra-se em constante crescimento populacional e oferece ao visitante hotéis de diversas categorias, lojas, restaurantes, bares e discotecas ao longo da sua Quinta Avenida, reservada exclusivamente para peões. Conta ainda com a zona hoteleira denominada Playacar, onde se encontram os hotéis de categoria mais elevada, zonas comerciais, zonas residenciais e campo de golfe.

Onde ficar – Também tem duas opções de região. Próximo da Quinta Avenida estão as pousadas mais baratas. Mas basta ir para a zona hoteleira para encontrar os melhores hotéis e resorts em Playa del Carmen, com sistema all inclusive e pé na areia.

Atrações próximasXcaret, Xplor, Xenotes (Puerto Morelos), praias, Cenote Azul, Cenote Cristalino, Cenote Kantun Chi e Cozumel.

Xcaret

Porque ficar em Tulum

Tulum é uma zona arqueológica de beleza imponente, elevando-se sobre as águas em tons de azul-turquesa do mar do Caribe. Foi uma antiga cidade maia amuralhada e usada como porto comercial. A região conta com uma variada oferta a nível hoteleiro, desde opções mais baratas a grandes hotéis.

Onde ficar – O setor hoteleiro de Tulum tem melhorado a cada ano, mas a cidade é onde se concentra um maior número de mochileiros devido os bons preços. Mas não se engane, pois existem ótimos hotéis em Tulum. A zona costeira é bastante disputada e a cidade possui uma das praias mais lindas do mundo, segundo o TripAdvisor.

Atrações próximasXel-há, Cobá, Zona Arqueológica de Tulum, Cenote dos Ojos, Puerto Aventuras e Akumal.

Tulum

Sugestão de Roteiro de Viagem

  1. Chegar no aeroporto e descer pra Tulum ou Playa del Carmen
  2. Conhecer os atrativos dessa região (parques, cenotes e Cozumel)
  3. Subir pra Cancun e conhecer o restante das atrações (praias e Isla Mujeres)

E Chichen Itzá? A zona arqueológica e pirâmides ficam bem na região central da península e, portanto, a distância é praticamente a mesma de qualquer uma das 3 cidades. O tour dura 1 dia inteiro e normalmente inclui 1 cenote no roteiro.

Leia também:

Xcaret, Xel-Há e Xplor: Qual o melhor parque em Cancun e Riviera Maya?

Saiba mais sobre a Riviera Maya

Para entender melhor, a Riviera Maya é uma região de península no México banhada pelo Mar do Caribe, localizada no estado de Quintana Roo. Junto com Cancun, a Riviera Maya é um dos principais produtos turísticos do México e se estende ao longo do litoral por 130 km, desde Puerto Morelos até Punta Allen. Mais um detalhe: Cancun não faz parte da Riviera Maya.

Agora que você já sabe tudo sobre ela, fica fácil escolher onde ficar na Riviera Maya. Sendo Cancun, Playa del Carmen ou Tulum, é só se organizar que é possível fazer tudo. E como é tudo longe, eu aconselho alugar um carro em Cancun para ter mais liberdade. É bem barato por lá.

LEIA MAIS SOBRE O MÉXICO

+ Leia todos os posts do México
+ Encontre Hotéis no México até 80% OFF
+ Contrate um Seguro Viagem e vá tranquilo
+ Alugue um carro no México sem taxas extras
+ Compre um chip internacional e tenha internet 4G no celular
+ Reserve passeios e ingressos de atrações no México

* Maurício Oliveira viajou ao México a convite da GoPro e teve o apoio de diversas empresas. Todas as opiniões aqui publicadas são baseadas em nossas experiências e não tiveram nenhuma influência dos patrocinadores.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (8)

  • ola Maurício , em seu vídeo apresentado , quais são estes lugares da filmagem inclusive onde há um esqueleto de dinosauro ?
    Gostei e quero exatamente isso! Monica

    • Mônica, os lugares são os parques: Xcaret, Xplor e Xel-Há. O parque onde tem a réplica do esqueleto de T-rex é o Xplor, com várias tirolesas iradas! ;)

  • Adorei o video, estou me programando para ir ano que vem a Cancun e ficar hospedada em playa, para fazer o video você usou qual camera? A GoPro? Qual? ela filma bem e tira boas fotos em baixo da agua?

    • Brigadão Lia! Que bom que gostou. Sinto que esse post vai ajudar muita gente a decidir onde ficar em Cancun e na Riviera Maya. Bjs ;)

  • Adorei, Maurício! Cancún ja tava na minha lista pra conhecer, mas não das outras opções... a vontade agora é conhecer tudo mesmo!

    • Aquela região toda ali é muito bonita. Não dá pra ficar em um lugar apenas. Que bom que gostou da matéria. Dê uma olhada na próxima tb, pra te ajudar a decidir quais parques visitar. Bjs ;)