Review do Nokia Lumia 710 – De Viajante para Viajante



Meus modelos de celular em maioria das vezes foram Nokia. Comecei no 2280, depois 6101 e meu último foi o 5530 Xpress Music – minha paixão – e todos com baterias ótimas e marcantes pelo estilo, pela navegação. E agora testo o Nokia Lumia 710, um Windows Phone rápido com processador 1,4 GHz. Por 20 dias o Lumia me agradou bastante. Ele tem esse mesmo processador e memória de 512 Mb de RAM que o Lumia 800, mas, no lugar da AMOLED, a tela é de LCD, 8Gb de memória e câmera de 5 Mp. E não há câmera frontal no Nokia Lumia 710 como no 900, não permitindo, assim, vídeochamadas.

Fisicamente é um aprelho leve e com design bonito. Me incomodaram os botões físicos na parte inferior da tela que são botão “voltar”, o central para aplicativos e o outro de “busca”. Já na parte superior do telefone temos a tecla Power que, além do dever de ligar e desligá-lo, é a única que desbloqueia o aparelho: não é o botão com ícone da Windows, como minha intuição me guiou inicialmente. Depois disso você finaliza o desbloqueio deslizando a tela para cima. Na lateral direita, o botão dedicado à câmera e, na parte superior, os de volume: todos facilmente acessíveis para aqueles que utilizam aparelho celular com uma das mãos.

Nokia Lumia 710

Sobre a bateria do Nokia Lumia 710, achei normal para um smartfone que vive conectado à internet 3G e tela LCD que, no caso, durava em torno de 30 horas com uso moderado, acessando email e redes sociais. No caso de uso extremo, recomendo andar com carregador, pois a duração da mesma cai drasticamente.

A primeira impressão agradou, pois diferente dos botões ditos acima, a navegação do sistema Windows é assustadoramente intuitiva. Fez com que eu me adaptasse em questões de horas nas configurações do aparelho com design muito limpo e bonito. Pelo Windows Marketplace baixei alguns aplicativos para redes sociais, como Facebook, e uma para viagens, como o Trip Advisor, que mostra opções de restaurantes, hotéis e outros interesses compatilhados entre os usuários. Mas uma das coisas que não acostumei, foi com o formato do Facebook e Twitter para o sistema, pois achei que faltaram maiores opções como: compartilhar ou curtir, encaminhar mensagens ou tweets. Mas o mesmo design aplica-se a todos os formatos das redes no aparelho.

Um ponto interessante no sistema foi a de reunir contas em um único perfil: num clique sobre a minha foto importada do Windows Live Messenger tem notificações das contas associadas ao perfil, como meu Facebook e Twitter, e que me ajudou muito a me conectar e me atualizar com maior rapidez. Há também as interações através do Messenger e o Chat do Facebook que, numa tecla, podem ser agrupados mantendo uma “central de chats”. E funcionam, independentemente, em um mesmo espaço: achei isso realmente incrível no Nokia Lumia 710, já que não é preciso ficar com dois programas abertos com chats. Além de ser trabalhoso ficar mudando de programa e respondendo mensagens.

Nokia Lumia 710

As fotos são boas para uma câmera de 5 Mp, inclusive, as fotos noturnas sem flash. Para registro rápido é formidável, já que tem tecla dedicada para a função e com opção de tirar fotos apenas tocando na tela. E, em apenas 2 toques, compartilhei fotos nas redes sociais. Para vídeos, a câmera também é satisfatória, com qualidade HD em 720 dpi e 30 fps.

Um ponto negativo: não servir como Diver USB. Só tem como gerenciar arquivos de músicas, fotos e vídeos através do Zune, software da Windows. E isso foi ruim, pois no meu trabalho, como exemplo, não pude instalá-lo e quando queria passar arquivos do celular para computador eu utilizei meu outro celular, um Samsumg Galaxy Note, como ponte – do PC para o Note via USB e depois para o Nokia Lumia 710 via Bluetooth.

Já sobre o player de músicas e vídeos é satisfatório, intuitivo e fácil de criar playlists. Mas, como dito antes, não há conectividade direta entre o aparelho e o computador, pois isso é feita apenas pelo Zune. Interessante também no Nokia Lumia 710 é a presença do Microsoft Office com Word, Excell e Powerpoint. Nele, você pode criar, editar e compartilhar arquivos de forma rápida e bem prática, o que me ajudou muito em meu trabalho, por exemplo, com os textos em Word.

Uma notável qualidade do aparelho é sua ergonomia, pois em relação ao tamanho de tela versus telefone e o jeito de segurá-lo é muito confortável. Aliás, gostei muito da textura de borracha na tampa traseira pois, além de ajudar a segurar melhor o aparelho, também passa uma sensação de segurança. E ainda não parece frágil como se fosse quebrar na primeira tentativa de retirada, como as demais tampas.

Galeria de Fotos

Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710
Nokia Lumia 710

A melhor notícia foi dada no início de Julho: uma ótima atualização para toda a linha Lumia que trará, entre os melhores recursos, servir como hotspot tendo um roteador Wi-Fi para compartilhar internet.

No final, é um aparelho com ótimo custo-benefício e recomendo para aqueles que gostam da Nokia e pretendem ter um aparelho com ótimo processador e preço acessível.

Há o canal da Nokia e o vídeo do Nokia Lumia 710 e interação usuário e telefone.

height=350

Para mais vídeos no canal da Nokia sobre o Lumia 710, clique no link: http://www.youtube.com/user/nokia/videos?query=710

[box type=”note”]Recebemos este aparelho da Nokia do Brasil para avaliarmos sua performance durante nossas viagens. O review foi escrito por Rodrigo Fonseca, designer que gosta muito de música eletrônica, tecnologia e viagens.[/box]



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook e assista no Youtube.