Mirantes e Pontos Turísticos na Rota do Sol, de Natal a Pipa



Durante a roadtrip entre Natal e Pipa tivemos a chance de parar em diversos pontos turísticos da região, a bordo do Novo EcoSport. A Ford nos convidou para conhecer o novo carro e preparou um roteiro bem bacana no Rio Grande do Norte para que pudéssemos ver na prática tudo o que ele tem a oferecer.

Tem dois caminhos para ir de Natal a Pipa, um pela BR-101 e outro pelo litoral, curtindo o visual das praias e os belos mirantes que surgem pelo caminho. Adivinha qual fizemos? Esse caminho é conhecido como a Rota do Sol.

Atrações Imperdíveis da Rota do Sol

A Barreira do Inferno

No caminho para Pirangi, a primeira parada foi no Centro de Lançamentos de Foguetes da Barreira do Inferno, que é um dos pontos turísticos mais próximos da capital. É como se fosse o Cabo Canaveral do Brasil. É lá que são lançados os foguetes e sondas brasileiras. A base é muito simples e foi construída pelos americanos em 1965, mas vale uma rápida visita se você estiver passando pela frente.

A área interna da Barreira do Inferno só pode ser visitada com prévio agendamento. Mas acredito que uma breve parada no museu aeroespacial já vai garantir várias fotos legais ao lado de foguetes e sondas, além de uma antena tríplice em espiral. Tem até um avião Xavante na frente da construção que fica ao lado da estrada. Não tem como errar!

A Barreira do Inferno fica muito próxima de Natal e vale uma rápida visita para fotos

O Maior Cajueiro do Mundo

Também conhecido como Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo é uma árvore gigante localizada na Praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim. A apenas 12km no litoral sul de Natal, a árvore impressiona os turistas com seu tamanho.

Ele cobre uma área de 8500 m² e só não é maior porque é constantemente podado. Ele produz cerca de 80 mil cajus por ano. Ou seja, não faltam suco e castanha em nenhum lugar. Os mais velhos contam que o cajueiro foi plantado em 1888 por um simples pescador que morreu, aos 93 anos, sob as sombras da sua árvore.

O fenômeno é explicado por causa de duas anomalias genéticas. Primeiro, ao invés dos galhos crescerem para cima, eles crescem para os lados. E ao tocar o solo eles criam raízes e passam a crescer como se fosse uma nova árvore. Uma curiosidade que poucos sabem é que ele na verdade são dois cajueiros. O maior é o mais famoso e cobre aproximadamente 95% da área que pode ser vista de um mirante. O menor, só os nativos sabem onde fica.

O Maior Cajueiro do Mundo produz cerca de 80 mil cajus por ano. Haja suco e castanha!

O Mirante dos Golfinhos

Continuando a viagem, um dos pontos que poucas pessoas param na Rota do Sol é o Mirante dos Golfinhos. Tem até uma placa escrita e uma estátua enorme de um golfinho bem na frente. Acho que as pessoas passam desatentas e acabam não parando. Mas posso garantir que vale a visita.

Assim que paramos o carro e fomos ao mirante (são menos de 10 passos da estrada) os golfinhos já começaram a aparecer. A vista é incrível e posso garantir que não irão se arrepender de ficarem uns 10 minutinhos contemplando a paisagem.

O Mirante dos Golfinhos possui uma vista incrível, mas é preciso ter sorte para ver os famosos golfinhos

Estação Parary

Um excelente lugar para dar um pit-stop e recarregar as baterias. O bar e restaurante Estação Parary fica em uma antiga estação de trem, bem ao lado dos trilhos. O forte deles são as cachaças artesanais (que eu não sou fã) e os pastéis de todos os tipos (que eu amo).

A área do restaurante é toda arborizada e é uma delícia sentar nas sombras das árvores ao lado dos trilhos do trem. E se você der sorte ainda encontrará um sanfoneiro animado recitando versos e cantigas regionais. Muito legal!

Estação Parary – O bar e restaurante fica em uma antiga estação de trem, bem ao lado dos trilhos

Mirante da Lagoa de Guaraíras (Tibau do Sul)

Sentido Goiabinha, já em Tibau do Sul, encontra-se a Lagoa de Guaraíras. O mirante fica na beira da estrada, logo após o pórtico de sapê que também funciona como um Centro de Informações ao Turista que viaja pela Rota do Sol. Esse é um dos pontos mais altos de Tibau do Sul e possui uma das melhores vistas para o pôr-do-sol. #FICADICA

Em Tibau do Sul, possui uma das melhores vistas para o pôr-do-sol – Mirante da Lagoa de Guarairas – RN

Mirante da Praia de Cacimbinha (Pipa)

Continuando a viagem, sentido Pipa, um dos mais incríveis mirantes da região salta aos olhos logo após uma curva acentuada. Aqui as imponentes falésias disputam a atenção com as enormes dunas. Tudo isso a beira da estrada. O cenário mais que perfeito para perder (ou ganhar) um tempinho tirando muitas fotos.

O Mirante da Praia de Cacimbinha é um dos pontos turísticos mais procurados por quem está hospedado tanto em Tibau do Sul quanto em Pipa. Ele fica bem no meio dos dois e é um dos mais bonitos de toda a Rota do Sol. Ah, as dunas são um dos pontos de parada dos passeios que saem de Pipa. Adivinham por quê? É nelas que as pessoas praticam o famoso ski-bunda e os mais experientes fazem manobras radicais no sandboard.

Falésias e dunas brigam pela atenção da paisagem – Mirante da Praia de Cacimbinha – RN

O Novo EcoSport

Viajar nesta estrada a bordo do Novo EcoSport foi uma experiência realmente gostosa. Existem algumas ladeiras e por ser no fim de semana havia muito movimento na Rota do Sol. Um dos aparatos tecnológicos mais bacanas dele é o assistente de ajuda para rampas. O SYNC é outra coisa bem legal. Basta conectar o celular via Bluetooth e pronto. Todos os comandos podem ser dados através do carro.

A direção elétrica extremamente leve foi um dos pontos fortes na minha humilde opinião. Achei bastante confortável para dirigir. As longas viagens se tornarão muito mais confortáveis e certamente eu conseguiria atravessar o Brasil de ponta a ponta com facilidade. Quem topa esse desafio? Vamos?

* Maurício Oliveira viajou a convite da Ford do Brasil para conhecer o Novo Ford EcoSport em Natal – RN.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: @http://twitter.com/aventureiros Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.

Ver Comentários (2)

  • Perfeito. Natal, praias, sol, lua, camarão... minha paixão. Natal e região é tudo isso que você relata.
    Parabéns e obrigadoooo