Viagem ao Ceará – Canoa Quebrada, Fortaleza e Jericoacoara (2011)

Ceará - Brasil



Havíamos acabado de voltar da viagem a Bonito e Pantanal e um novo destino caiu em nosso colo, como um grande presente. O Ceará sempre me encantou com sua cultura, gastronomia, praias e falésias. E como bom baiano, sou simplesmente apaixonado por praia! Sem falar das diversas opções de esportes que podem ser praticados por lá.

Montamos um roteiro de 12 dias e desvendamos Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara, três destinos bastante procurados por pessoas do mundo inteiro. Aproveitamos o sol, as praias, fizemos off-road, passeios de jangadas e barco, andamos de bugre e quadriciclo, mergulhamos no mar, rio e lagoas cristalinas, e muito mais. E o pôr-do-sol?!?! Ah, o pôr-do-sol no nordeste tem um gostinho todo especial e curtimos esse momento todos os dias.

Mas não pensem que os poderosos Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu ficam pra trás não. São belezas completamente diferentes. Mas vamos ao que interessa logo. Conheçam o Ceará!!!

Redes na Lagoa da Torta, em Jericoacoara – CE

Abaixo segue um roteiro dia-a-dia que montamos como Diário de Bordo para facilitar a sua leitura:

INTRODUÇÃO

Fortaleza, Canoa Quebrada e Jericoacoara, aí vamos nós! (O roteiro inicial)

Preview da viagem ao Ceará: Canoa Quebrada, Fortaleza e Jericoacoara (em vídeo)

ROTEIRO DIA-A-DIA

1º Dia (Fortaleza x Canoa Quebrada) – Do Rio de Janeiro a Canoa Quebrada

2º Dia (Canoa Quebrada) – Passeio de Jardineira pelas Dunas e Barco no Rio Jaguaribe + fotos + vídeo 1 + vídeo 2

3º Dia (Canoa Quebrada) – Passeio de Bugue até Ponta Grossa + fotos + vídeo 1 + vídeo 2

4º Dia (Canoa Quebrada x Fortaleza) – Off-Road de Canoa Quebrada para Fortaleza com a 4por4 Adventure + fotos + vídeo

5º Dia (Fortaleza) – Diversão no Beach Park e Pôr-do-sol no Passeio de Escuna + fotos + vídeo 1 + vídeo 2

6º Dia (Fortaleza x Jericoacoara) – Off-Road de Fortaleza para Jericoacoara com a 4por4 Adventure + fotos + vídeo

7º Dia (Jericoacoara) – Caminhada até a Pedra Furada e volta pelo Serrote + fotos

8º Dia (Jericoacoara) – Passeio de Bugue até Tatajuba com a Agência Jeri Dunas + fotos + vídeo 1 + vídeo 2

9º Dia (Jericoacoara) – Passeio de quadriciclo para as Dunas, Lagoas e Pedra Furada com a Agência Trilha do Jerico + fotos + vídeo 1 + vídeo 2

10º Dia (Jericoacoara) – Conhecendo melhor a vila de Jericoacoara + fotos

11º Dia (Jericoacoara x Fortaleza) – De Jericoacoara para Fortaleza com a JC Turismo + fotos

12º Dia (Fortaleza) – A Praia do Futuro e a volta pra casa

AGÊNCIAS E PARCEIROS

Agência Canoa Viagens – Canoa Quebrada, CE

Agência 4por4 Adventure – Fortaleza, CE

Beach Park – Fortaleza, CE

Escuna Pérola Negra – Fortaleza, CE

Agência Jeri Dunas – Jericoacoara, CE

Agência Trilha do Jerico – Jericoacoara, CE

HOTEIS E POUSADAS

Hotel Long Beach – Canoa Quebrada, CE

Pousada Residenza Canoa – Canoa Quebrada, CE

Pousada Veleiro – Fortaleza, CE

Pousada Vento de Jeri – Jericoacoara, CE

Pousada Jeribá – Jericoacoara, CE

My Blue Hotel (Mosquito Blue) – Jericoacoara, CE

RESTAURANTES

Restaurante Cabana – Canoa Quebrada, CE

Restaurante Peixada do Meio – Fortaleza, CE

Restaurante Leonardo Da Vinci – Jericoacoara, CE

Restaurante Pimenta Verde – Jericoacoara, CE

Restaurante Tamarindo – Jericoacoara, CE

Restaurante Chocolate – Jericoacoara, CE

VÍDEOS DA VIAGEM

Abaixo está nossa “playlist” com todos os vídeos gerados durante a viagem a Canoa Quebrada, Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará, em Junho de 2011. Assistam, comentem, curtam, compartilhem com os amigos e ajudem a divulgar ainda mais este belíssimo destino.

Ficaremos felizes com seus comentários e teremos o maior prazer em respondê-los. Portanto deixem suas dúvidas, sugestões e dicas em nossas postagens. Nós visitamos o máximo que podemos, mas são vocês quem nos dão as melhores dicas. Obrigado por sua visita e volte sempre para ver nossas próximas aventuras.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 6 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 179 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$179 de desconto na sua primeira reserva. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira: Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook e assista no Youtube.

Ver Comentários (37)

  • Oi Mauricio, realmente a tua impressão de Jeri foi bem diferente da minha :) Mas eu fiquei pouco tempo e tinha conhecido Barra Grande no Piaui que achei bem melhor. Um dia vou voltar pra rever meus conceitos.

  • Ceará é um lugar mais que maravilhoso!
    Fiz um tour em alguns lugares, que concerteza inclui Canoa Quebrada e Jericoacoara.
    Vou voltar lá esse ano, aproveitar o pacote de viagem que garanto com a Inteligweb.
    abs!

  • Olá. Achei muito bacana esse seu trabalho de divulgar e logicamente ajudar sobre os vários destinos que podemos desfrutar. Pretendo ir para Jeri e minha dúvida é se realmente é um paraíso com falam? Vi que você já foi para Porto de Galinhas. É mais bonito? Por que fotos de internet mostram qualquer praia como o Tahiti e pelas suas fotos as aguas de Jeri não são "azuis" como mostram as fotos do sites...E possui praia com ondas? Obrigado e parabéns pelo site.

    • Pedro, Jeri é um lugar fenomenal. Não vá apenas a procura das lagoas de águas azuis, pois elas não estão presentes em qq época do ano. Alias, é mais fácil você encontrá-las nos Lençóis Maranhenses. Jeri tem um clima mais pacato, de cidadezinha de interior, mas com agitos noturnos tambem. Os passeios que fiz foram incríveis e em nenhum momento deixaram nada a desejar. Sim, Jeri tb possui praia com ondas, mas as mais procuradas são as de mar tranquilos para a prática do kite e windsurf.
      Assista tb aos nossos vídeos para ter uma noção maior do que é Jeri.
      E qualquer dúvida, é so falar. ;)

  • Boa noite Maurício, acho que voce podera me ajudar muito. Moro em uberlandia-mg e queria muito ir para o nordeste na minha lua de mel programada para os dias 29/05/12 a 05/06/12. Porém não sei para onde ir no nordeste devido ao período das chuvas. Voce pode me sugerir lugares com menores probabilidades de chuvas nesta epoca do ano no nordeste??? Obrigada!

  • Parabéns Mauricio! Seu roteiro foi tão inspirador que irei fazê-lo em minhas próximas férias, em agosto/2012. Se você puder tirar uma dúvida. Após às 16h30 tem algum outro ônibus para Canoa Quebrada? Grato.

    • Oi Eduardo, que bom que gostou do nosso roteiro.
      Quanto ao onibus, nao sei dizer. Tem q olhar no site da empresa para ver os horários, mas é capaz de ter sim.
      Abs

  • Ola mauricio como ficarei cerca de 15 dias Você teria mais algum lugar a acrescentar ou mesmo que você passou e que valeria ficar mais alguns dias? obrigada

    • Oi Deise, eu ficaria mais 1 dia em Canoa para poder curtir com calma a cidade. O centrinho é muito gostoso e não da mais vontade de sair de lá. O mesmo eu diria para Jericoacoara. Por mim eu ficaria mais uns 2 ou 3 dias em Jeri. Mesmo se fosse pra não fazer nada. Em Fortaleza tem outras opções que eu nao vi, e adoraria ter feito. Tem o Y-Park que é um programa de dia inteiro, tem o zoológico que falam q é legal tb.

      Mas você pode "gastar" alguns dias também passeando pelo interior do estado que é rico em opções. As serras de Guaramiranga, Ubajara e Maranguape tem rios e cachoeiras de tirar o fôlego. Além do friozinho gostoso (típico das serras) em pleno Ceará! É opção que não acaba mais, e você vrá que 15 dias ainda é pouco, hehehe ;D

  • Gente.... é muito dificil organizar um roteiro.. rsrsr a gente vai vendo os videos.. e ai quer acrescentar mais um dia..outro dia .. e mais outro rsrsrrs Nossa ! de 6 dias meu roteiro ja virou 10!

    1.chegada em Fortaleza e ida direto pra jeri..
    2, 3 e 4 em jeri curtindo os passeios, as lagoas e tal..
    5 dia volta pelas praias de jeri a fortaleza

    o entreve! ir direto pra canoa ou pernoitar em fortaleza?

    6 dia em canoa
    7 volta de canoa a fortaleza pelas praias ( Morro Branco, Fontes )
    8 dia Beach Parque
    9 dia em Croc Beach ( praia do futuro)
    10 volta a SP
    ufa!
    será que eu aguento???? rsrsrsrs

    PS: pensei em pernoitar em canoa pra curtir a BrodWay e tbm por ter cça pequena ( 2 anos)

    O que acham??? Exagerei??? rsrsrsr

    • Oi Paula, o seu roteiro está tão corrido quanto o nosso, mas tenho certeza que irá adorar. Se necessário, dá pra adaptar alguma coisa por causa da criancinha. A noite na Broadway é bem legal e vale a pena pernoitar em Canoa. ;)

  • Oi, Maurício. Minha viagem vai ser em fevereiro e eu só tenho 6 dias.Pretendo aproveitar ao máximo da seguinte forma:

    Dia 19 Chego ao aeroporto 13h30. Passeio de escuna e conhecer mercados populares. Hospedagem: Maredomus Hotel

    Dia 20 Beach Park

    Dia 21 - Jeri Pela 4x4 Adventure na Land Rover pelas praias

    Dia 22 - não farei o passeio de quadriciclo que vc fez (Dunas, Lagoas e Pedra Furada) porque não dirijo. Mandei email para a Trilha do Jerico e Agência Jeri para sobre os passeios. Minha dúvida é se dá pra fazer de buggy em um dia esses lugares. Hospedagem: Pousada Windjeri.

    Dia 23 - Passeio de Bugue até Tatajuba, ver o pôr-do-sol na Duna do Pôr-do-sol. Ir para Fortaleza de Toyota pelo asfalto. Hospedagem: ainda não sabemos

    Dia 24 - sair bem cedo para Canoa Quebrada. Iremos alugar um carro. Lá queremos fazer o passeio de buggy que você até Ponta Grossa. Hospedagem: Long Beach porque amei o estilo do hotel e quero passar a noite lá, além de conhecer o agito da Broadway:)

    Dia 25 - Voltar para Fortaleza (um casal de amigos vai viajar conosco, mas chegam no dia 19 às 23h. Por isso, voltaremos pra Fortaleza para que eles possam conhecer um pouco a cidade e as praias. Pretendemos rodar de carro. Ficaremos no Ocean Tower Flat em Meireles só para deixar as malas e tomar um banho para irmos para o aeroporto, pois nosso voo é às 04h16 do dia 26.

    Infelizmente, teremos que voltar de Jeri para Fortaleza só para dormir e depois ir pra Canoa no dia seguinte. Voltar novamente para Fortaleza para poder ver algo também pela cidade.

    O que vc acha sobre os passeios? Pelo que li do seu roteiro, escolhi os mais importantes...

    Obrigada pela ajuda e atenção!

    Bjs

    Aline

    • Oi Aline,

      Eu gostei muito do roteiro que você fez. Selecionou os passeios mais famosos mesmo. Vai conseguir aproveitar bastante.
      Fez uma ótima escolha contratando o transfer da 4X4 Adventure. O serviço deles é impecável. Vocês vão adorar.

      Sobre o dia 22, dá tempo de fazer tudo isso em um dia sim. Mas você tem q começar o dia cedo. Eu acho que nao precisa saber dirigir carro para andar de quadriciclo. É super fácil de pegar o jeito. No começo você vai devagar, mas depois ganha confiança e aposto que irá se divertir bastante.

      Tente ver a tábua de marés para saber qual o horário do passeio para Ponta Grossa, em Canoa. Talvez o passeio seja pela manhã e nâo dê para vocês fazerem. Eu acho muito pouco tempo ficar 1 dia apenas em Canoa. O lugar é uma delícia, e vocês vão amar o Hotel Long Beach. Vai por mim, hhehehe.

      Qualquer dúvida é só postar aqui. ;)
      Bjs

  • Valeu, Maurício! Acabamos trocando alguns dias pois o beach Park não abre nem 21 nem 22, mas mantive os passeios. Queria saber de vc duas coisas:

    - É tranquilo a estrada para Canoa Quebrada? Pra lá, vamos alugar carro. Ah, resolvemos passar duas noites :))

    - Os passeios Lagoa Azul + Pedra Furada e Tatajuba a 4x4 cobrou o mesmo que a Jeri Dunas. Qual vc me indicaria? Sei que a 4x4 terceiriza o serviço...

    • Aline, a estrada para Canoa Quebrada é bem tranquila. Basta ir seguindo as placas para Aracati, ou ir baseado pelo GPS.
      Utilizei os serviços das duas empresas e gostei muito. Qualquer uma que você escolher será atendida.
      Tenho certeza que será uma grande viagem.

  • Ai, Maurício...acredita que depois que falei com vc no Facebooh, há três dias, a Nati da 4x4 ainda não me respondeu? Pior que agora tem mais um casal e desistimos de alugar carro pra Canoa e queremos transfer dela =(

    Além disso, fiz o depósito pra Jeri Dunas, já tem mais de 72h e eles não respondem. Fico chateada pq acho que o cliente tem que ter uma prioridade quando manda mais de uma e-mail solicitando a mesma coisa :(

    Jeri Dunas tenho o comprovante e lá me viro, agora a 4x4 vou acabar desistindo se ela nao responder até metade da semana. tem mais de uma semana que tento falar com ela e nada =(

    • Oi Aline, lá agora é altíssima temporada e acredito que eles não estejam conseguindo dar conta dos emails. Tem horas que é preciso usar o telefone e falar diretamente com a pessoa. O email é legal para deixar tudo registrado, mas é importante ligar e falar com eles para confirmar. Vou tentar falar com eles por email e pedir pra dar uma atenção a vocês. Espero que dê tudo certo. Bjs

Posts Relacionados