Guia de Morretes: o que fazer, onde ficar e onde comer

Dicas de Morretes - O que fazer, onde ficar e onde comer



Morretes é uma pequenina e charmosa cidade localizada entre a serra e o litoral do Paraná, repleta de história e casarões preservados, atividades de ecoturismo em rios, trilhas e cachoeiras, e bons restaurantes. Reuni aqui dicas de o que fazer em Morretes, pousadas onde ficar e restaurantes onde comer o Barreado, o mais famoso prato típico da região.

Inserida na Mata Atlântica, Morretes conta com uma natureza privilegiada em um dos trechos mais preservados da região, aos pés da Serra da Graciosa, área reconhecida pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural Mundial por sua beleza natural e rica diversidade biológica.

Pesquise uma pousada em Morretes

Alugue um carro em Curitiba

A simpática Morretes atrai turistas e curitibanos para curtir um fim de semana relaxante em contato com a natureza, muitos atraídos pela variedade de bons restaurantes, paisagens naturais e praticantes de ecoturismo.

A principais atrações estão próximas do centrinho, sendo possível conhecer com uma simples caminhada a beira do Rio Nhundiaquara e suas pontes de ferro, igrejas e casarões históricos bem preservados.

O que fazer em Morretes

Centro Histórico

Fundada em 1733, Morretes mantém viva e bem preservadas os casarões coloniais e ruas típicas portuguesas. Caminhar sem direção é a certeza de encontrar relíquias do nosso passado. Comece seu tour principalmente ao redor do rio Nhundiaquara. Alguns dos casarões podem ser visitados, outros se transformaram em restaurantes, museus, lojas e espaços culturais.

Estrada de Ferro Morretes x Curitiba (Serra Verde Express)

Este roteiro reúne um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo, com a experiência de viajar no único trem de luxo do Brasil — eleito pelo The Wall Street Journal como um dos 3 passeios de luxo mais interessantes do mundo! —, e duas das principais cidades históricas do sul do país, tudo com os cuidados de um guia e a bordo dos carros (vagões) mais luxuosos da composição.

Descemos no vagão de luxo da Serra Verde Express, degustamos um saboroso espumante e tomamos um delicioso café da manhã enquanto apreciávamos as maravilhas da Serra do Mar. Pontes de ferro, penhascos, cachoeiras, vilarejos, rios caudalosos, aves e muitas outras belezas surgiam diante dos nossos olhos a cada instante.

Ekôa Park – Parque de Aventuras, Arte e Natureza

A mais nova atração de Morretes é um misto de parque de experiências, conhecimento e entretenimento com diversas atividades de aventura, dentre elas o tão desejado voo de balão no Ekôa Park. Localizado na maior faixa contínua da Mata Atlântica, logo aos pés da Serra da Graciosa, o parque encanta pela total integração com a natureza.

Além de 3 trilhas interpretativas, o Ekôa Park possui o Morro da Aventura, que oferece atrações com mais adrenalina: arvorismo, tirolesa e bolha humana. Desafios nas alturas em meio à floresta te aguardam no arvorismo e no fim está a tirolesa, com aproximadamente 160 metros de comprimento, passando por cima do lago principal. É nesse mesmo lago que você pode entrar em uma enorme bolha humana cheia de ar e se divertir sem limites.

Ekôa Park - Parque de aventuras em Morretesmore

Estrada da Graciosa

A estrada da Graciosa é um trecho sinuoso que liga Curitiba a Antonina e passa por uma área da Serra do Mar bem preservada de Mata Atlântica. O trecho é muito bonito, com vários mirantes e áreas com quiosques para lanche e descanso.

Se tiver tempo, vale a pena parar nos mirantes para apreciar a vista, comer um pastel e comprar uns doces de banana para levar pra casa.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto

A Igreja Matriz de Morretes possui uma história bastante peculiar e interessante. No início, a cidade possuía apenas uma capela e a população carecia de uma igreja que marcasse a presença da fé católica. Quase 100 anos depois da sua fundação, a igreja atual teve sua construção iniciada em 1812, em um dos pontos mais elevados da cidade, e finalmente inaugurada em 1850.

Foi batizada como Igreja Nossa Senhora do Porto, pois durante uma procissão em 1849, a imagem de Nossa Senhora do Porto, Padroeira da Vila de Morretes, caiu do andor, fazendo-se em pedaços. No mesmo ano, foi encomendada uma imagem vinda da Bahia, esculpida em madeira, com revestimento de gesso.

Cachaçaria Porto Morretes

Fundada em setembro de 2004, o projeto da produção da Cachaçaria Porto Morretes sempre foi ambicioso: produzir uma cachaça de alto padrão, seguindo o processo tradicional, mas utilizando-se de alta tecnologia e qualidade. Atualmente, a maior parte da cachaça que se produz anualmente é exportada para os Estados Unidos.

São 4 bebidas nobres: a cachaça premium, envelhecida em barris de carvalho; a cachaça prata, ideal para caipirinha e outros drinques; a aguardente composta com banana, produto típico da região litorânea do Paraná e a cachaça Tradição, um blend exclusivo de 5 barris com uma média aproximada de 7 anos de envelhecimento. As vendas são feitas em lojas especializadas em bebidas, em delicatessens, hotéis e restaurantes, além de lojas localizadas em pontos turísticos.

Cervejaria Porto de Cima

A produção dessa cerveja tem início na brisa morna do Oceano Atlântico, que traz as chuvas que banham a Floresta Atlântica. Cada gota carrega o perfume da mata. Essa água, intocada e pura, penetra o solo para ser filtrada pelas raízes de árvores centenárias da Serra da Graciosa. Água que, por fim, emerge das nascentes ocultas e protegidas da reserva particular da Cervejaria Artesanal Porto de Cima.

Essa água é coletada e transformada em uma cerveja exclusiva, que combina algumas das fragrâncias características do litoral paranaense, com maltes e lúpulos importados e de alta qualidade. Algumas das principais cervejas da Porto de Cima são a Pica-Pau Amber, Maracujá Kölsch, Crazy Belgian, João de Barro, Surucuá e Bafo de Sapo, além da Bem-te-vi, Borrachudo Bock, Bock Carnaval, Dos tucanos, Pôr do Sol, Alma de Gato, Teiu e a exclusiva Gralha Azul.

Compotas, conservas e geleias Rosana

Moradora de Morretes, a agricultora Rosana Cagni começou a fazer conservas para o consumo da família. O sucesso foi tanto que, em 2005, ela industrializou o processo. Hoje, são mais de 40 tipos de compotas e conservas à base de pepino, chuchu, quiabo, cebola, banana, gengibre, maracujá, mamão e berinjela, entre outros.

Durante nossa visita degustamos uma grande variedade de conservas que ela produz. Minha vontade foi sair de lá com a mochila cheia de potes, mas a dieta me manteve na linha. As geleias principalmente! Todas deliciosas.

Onde comer em Morretes

Restaurante Bistrô da Vila

O Bistrô da Vila foi inaugurado em 2016, situado nos jardins do Instituto Mirtillo Trombini no centro de Morretes. O restaurante possui um clima caseiro e rústico, em um espaço que inspira charme e tranquilidade. As mesas ficam aos pés de uma grande amoreira e da pequena cozinha são preparados pratos de frutos do mar e o tradicional barreado.

Além das refeições, as sobremesas ganham um destaque especial, todas preparadas pela proprietária, Marilia Lima. Os horários de funcionamento são de quarta-feira à domingo, das 10h às 19h. Aos finais de semana conta com a apresentação de músicos locais com o melhor do MPB. Sem dúvidas um dos melhores restaurantes em Morretes para um jantar especial.

Restaurante Villa Morretes

Além de ser uma opção ecológica de restaurante na histórica cidade paranaense, o Villa Morretes é uma experiência gastronômica completa, com sabores inesquecíveis e em um espaço único, localizado na área mais agradável da cidade. O ambiente aconchegante do restaurante traz ainda mais prazer e tranquilidade à sua refeição.

Foi lá onde comemos o famoso Barreado, prato típico originário de Morretes e símbolo da fartura, festa e alegria. O verdadeiro e tradicional prato paranaense é servido em um antigo fogão a lenha com panelas de barro, garantindo todo seu sabor e originalidade. Uma das melhores opções onde comer em Morretes.

Barreado, típica gastronomia de Morretes

Onde ficar em Morretes

Ficamos hospedados na Pousada Hakuna Matata, localizada na simpática e histórica cidade de Morretes. A pousada é um pouco afastada do centrinho (5 min de carro), completamente envolvida pela presença exuberante da natureza. O café da manhã está incluso na diária e oferece um fabuloso banquete para começar bem o dia.

Com chalés rústicos e um grande espaço verde aconchegante, imerso em uma atmosfera de paz e liberdade, a Pousada Hakuna Matata em Morretes conta com uma graciosa trilha até o Rio Nhundiaquara, que pode ser feita com uma caminhada tranquila e de fácil acesso.

Uma das muitas piscinas da Pousada Hakuna Matata em Morretes

Além da grande área verde, o espaço externo da pousada é surpreendente. Tem piscinas cobertas e externas, com águas frias ou aquecidas, além de jacuzzis com hidromassagem. Além disso possui quadras esportivas para a prática de tênis, beach-tênis, vôlei, futebol, mesa de bilhar, ping-pong, e do clássico pebolim.

Adorei a paz do lugar! Mas existem também outras opções bacanas de pousadas próximas ao centro de Morretes. Assim nem precisa de carro pra nada. A cidade é bem plana e fácil de andar sem se perder. Voltarei mais vezes para fazer outras coisas que fiquei devendo.

*Essa viagem foi a convite, mas as opiniões são baseadas exclusivamente em nossas experiências.



Essa dica foi útil para você? Por favor, então deixe um comentário e compartilhe também nas suas redes sociais. Este blog é feito com muita dedicação e seu apoio/participação realmente nos ajudará a mantê-lo no ar.



TOP 7 DICAS PARA ECONOMIZAR NAS VIAGENS

  • SEGURO VIAGEM - Não faça a besteira de viajar sem um Seguro de Viagem. Na Europa é obrigatório! Faça uma cotação online para ver o quanto é barato viajar tranquilo. Pague no cartão de crédito em até 12x ou com desconto no boleto bancário. Use nosso cupom: VIAGENS5 para um desconto extra de 5%.

  • HOSPEDAGEM - Somos parceiros do Booking.com que garante os melhores preços de hospedagem em qualquer lugar no mundo! Você reserva antecipado, pode cancelar e alterar quando quiser. Faça a sua reserva através do nosso link.

  • INGRESSOS PARA ATRAÇÕES E PASSEIOS - Reserve on-line suas excursões, atrações e atividades turísticas em todo o mundo no Get Your Guide. Ganhe tempo e esqueça as filas! Reserva on-line, rápida, fácil e em Português! É só comprar, imprimir e apresentar na atração. São mais de 34 mil atividades turísticas com os preços mais baixos garantido!

  • CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com seu Chip Internacional 4G funcionando. Tenha conexão em mais de 140 países para usar o Whatsapp, redes sociais e GPS. Já usamos o chip da EasySIM4u em diversos países e aprovamos.

  • GANHE 130 REAIS! - O Airbnb é a melhor maneira de alugar casas e apartamentos em locais únicos, com preços para todos os bolsos. Ganhe R$130 de desconto na sua primeira reserva acima de R$250. Aproveite!

  • ALUGUEL DE CARRO - Faça aqui sua cotação online entre as melhores locadoras no Brasil e no mundo. A RentCars é nossa parceira e oferece os melhores preços, em reais e sem IOF, com total segurança.

  • NOSSAS EXPEDIÇÕES - Participe das viagens que estamos organizando com nossos leitores! São roteiros exclusivos com o melhor dos destinos e hospedagens selecionadas. Junte-se aos nossos grupos VIPs e vamos viajar juntos.

LEIA TAMBÉM

Mauricio Oliveira :Turista. Viajante. Social Media Marketing. Jornalista. Fotógrafo. Webdesigner. Videomaker. Blogueiro. Empreendedor. CEO do Trilhas e Aventuras e criador de inovadoras ações de marketing de turismo, o BlogTur e o VIPBloggers. Ama o que faz no seu trabalho e nas horas vagas também gosta de viajar. Siga no Twitter e no Instagram, curta no Facebook, assista no Youtube e circule Mauricio Oliveira no Google Plus.